Me mudar para um cidade "ao redor" de São Paulo(capital)

Olá pessoal.Gostaria de uma ajuda.Estou pensando em me mudar do Rio de Janeiro e estava olhando umas cidades de médio porte “ao redor”(perto) da capital de SP .As que mais me despertaram interesse são: Campinas, Jundiaí, São José dos Campos e Taubaté.
Gostaria de relatos e dicas de quem já morou ou mora nessas cidades com relação a:

• Trânsito: da pra ir pros lugares de carro sem pegar engarrafamento pesado?
  • Qualidade de vida é boa?
  • Muita aglomeração de pessoas nos lugares?Filas pra fazer tudo?
  • Pouca poluição do ar: tenho asma então, poluição é horrível para mim.
  • Criminalidade: é muito perigoso?Tem muitos assaltos, invasões de casa e homicídios?
  • Custo de vida: da pra viver com aprox. 1000 reais por mês?
  • Empregos: há muitas vagas de estágio em uma(ou várias) dessas áreas?:
  • Front-end(html, css, javascript); Android; Java; PHP; MySql etc.

Opiniões sobre outras cidades(Santos, São Bernardo do Campo, Itaquequecetuba, Barueri etc) são bem-vindas também. :slight_smile:

Olá…posso falar sobre SJC e Taubaté

Trânsito: da pra ir pros lugares de carro sem pegar engarrafamento pesado?
SJC>o transito é bom durante todo o dia mas tem sim engarrafamento nos horários de pico em alguns pontos específicos da cidade, mas no geral para o porte de SJC até que ainda está bom. Transporte público aqui é lotado em horário de pico, mas pelo menos são 3 empresas que operam na cidade.
Tte>A cidade é antiga e conserva este estilo de ruas estreitas, além de secretários de transito vindos da era dos neandertais, então mesmo em horário que o transito deveria fluir, ainda assim é bastante ruim. Transporte publico? Nem pensar? Funciona mas demora demais e tem que melhorar muito!!!

Qualidade de vida é boa?
SJC>Muito melhor que Tte, vários shoppings de fácil acesso, parques, avenidas largas, bons restaurantes, academias, enfim, tem de tudo de uma cidade grande, mas numa escala bem menor e num ritmo mais tranquilo. Tem vários bares bons que conheço em SJC e Jacareí(cidade vizinha) a um preço razoável.
Tte>Unica coisa que posso dizer de bom de Tte no quesito qualidade de vida são alguns bons restaurantes que tem lá. Ah e tem muitas baladas também. Inclusive o pessoal de SJC desce tudo pra Tte pra ir nas baladas e bares. Não sei se são boas pq não gosto de balada. Os bares são bons, e caros!

Muita aglomeração de pessoas nos lugares?Filas pra fazer tudo?
Embora SJC seja maior e com a população também maior que Tte, acho que neste ponto as duas empatam. Tem fila? Tem, mas não se compara a SP e RJ.

Pouca poluição do ar: tenho asma então, poluição é horrível para mim.
SJC>Em teoria SJC deveria ser mais poluída, por ser maior, ter mais indústrias, etc, mas eu me sinto melhor aqui do que em Tte.
Tte>Acho que neste ponto Tte também perde porque não tem tantos parques quanto SJC, e o transito sendo mais lento, os carros ficam mais tempo parados. Também tenho alergia e quando vou pra Tte sinto a diferença.

Criminalidade: é muito perigoso?Tem muitos assaltos, invasões de casa e homicídios?
SJC>A cidade é perigosa sim, mas pelo menos vemos a PM circulando a todo momento. Nunca tive problemas por aqui, mas também não dá pra dormir no ponto, senão levam até sua cueca.
Tte>Ah neste ponto Tte está mais parecido com a Siria. Nem vou comentar.

Custo de vida: da pra viver com aprox. 1000 reais por mês?
SJC>Definitivamente não dá pra viver aqui com 1000 reais. Um aluguel numa kitnet não sai por menos de 500-600 reais. Se for mobiliada então sobe pra 700-850. Supermercado aqui é bem caro mas há alguns restaurante que com menos de 15 reais você come razoavelmente bem.
Tte>A cidade no geral é mais barata que SJC, mas também não acho que 1000 seja suficiente. Como o transporte público da cidade não é tão bom, você acaba também dependendo mais de carro.

Empregos: há muitas vagas de estágio em uma(ou várias) dessas áreas?: Front-end(html, css, javascript); Android; Java; PHP; MySql etc.
SJC>Aqui existem muito mais empresas de TI e grandes empresas que contratam profissionais de TI. Muitas empresas da área aeroespacial/militar que contratam e pagam razoavelmente bem. Não tenho muitos detalhes sobre quais tecnologias são mais utilizadas, mas sem dúvida aqui em SJC existem muito mais oportunidades que Tte.
Tte>Em Tte existem empresas de TI mas é um mercado mais fechado. Diria que existem dois tipos de profissionais de TI em Tte. Os que acabaram de se formar, fizeram um estagio e estão zarpando fora pra SJC/SP em busca de melhores oportunidades e os profissionais bem qualificados que retornam/chegam à cidade pra trabalhar em algo específico. Tem vagas sim de dev, mas vejo mais oportunidades nas indústrias e para trabalhar com infra/suporte de aplicações/sap e não tanto com dev. Um ponto bom de Tte são as universidades. E nisso acho que Tte saiu na frente com relação à SJC, embora SJC agora também tenha muitas oportunidades de estudo, inclusive uma universidade estadual, a Unifesp.

Conheço Campinas também, mas muito pouco então prefiro não opinar, mas se fosse pra escolher entre SJC e Campinas eu ficava com a primeira, sem dúvida.

Obs: sou de Tte mas moro em SJC há 6 anos

Obrigado pela sua contribuição.Já cortei Taubaté da lista.hahaha
As que mais me chamaram a atenção foram Campinas e SJC.Essas duas parecem ter o mesmo estilo de vida, mas SJC parece ter mais empregos na área se informática.