Mecanismos de buscas indexam informações (post's, páginas web) salvos em banco de dados? ou necessariamente devem ser salvas em páginas estáticas?

Boa Noite,

Eu gostaria de armazenar páginas HTML de um web-site em um banco de dados MYSQL, por ser mais fácil de manter pelas suas consultas e tudo mais. Mas, também gostaria que estas páginas fossem acessíveis pelos mecanismos de buscas dos navegadores (Google, Yahoo etc.), isso é possível?

Não sei se ficou claro a minha dúvida, mas como que eles conseguiriam acessar estas páginas para indexa-las na web se necessariamente não teria uma página fixa (estática) e sim, um carregamento dinâmico de uma query com base em algum link gerado dinamicamente? (este link seria estático)

Pelo que eu pesquisei, um dos quesitos para que estes bot’s adentrem para indexar um site é através de links, neste caso que eu citei, funcionaria? ou se tornaria uma ambiguidade pelo fato de não ter uma página estática?

Utilizar banco de dados para armazenar arquivos HTML (parte do conteúdo deles, ex: post) é algo desaconselhável neste aspecto?

Eu estou utilizando o Spring MVC. java.

Aprofundando um pouco mais mas levando como exemplo este forum, certamente seus conteúdos são salvos em um banco de dados, e não a criação de páginas estaticas, mas como que os mecânismos de busca indexariam estas páginas se elas não existiriam? (elas são carregadas com base em dados no banco de dados.)

É difícil dizer se todos os mecanismos de busca são capazes de indexar conteúdo dinâmico, mas ao menos o Google é capaz sim. Se uma página dinâmica pode ser navegada diretamente (ex: uma página de produto num e-commerce), o Google provavelmente é capaz de indexar.

Há, inclusive, otimizações que podem ser feitas nessas páginas para facilitar a indexação. Veja https://searchengineland.com/google-publishes-documentation-on-dynamic-rendering-for-crawling-indexing-javascript-webpages-306171 .

Abraço.

Mas será que então valeria mais a pena optar pelas páginas estáticas ? achei interessante, mas o problema é que parece que ainda não tem muita garantia que estes indexadores mapeariam, fico me perguntando como que Blog’s, foruns etc. fariam nesse quesito e como que eles conseguiriam administrar tudo sem os benefícios de um banco de dados

SEO não é minha especialidade, então vou ficar devendo uma resposta mais precisa. Mas acho que você não perde muito entre uma página estática ou dinâmica, desde que ela seja bem referenciada e otimizada (bom tempo de carga), que acredito seja mais importante na indexação do que o tipo de página.

Abraço.