Pelo amor de Deus, alguém me ajude a fazer um programa que entre com vários numeros inteiros e positivos e imprima a média aritmética dos numeros múltiplos de 3.
Existem vários tópicos falando sobre “operador mod”.
Olá Cinthya. Vou te AJUDAR.
Para se saber se um número é múltiplo de 3 use o operador ‘%’ (módulo).
int x = <número que você quer>;
if (x % 3 == 0) {
System.out.println("Múltiplo de 3");
} else {
System.out.println("Não é múltiplo de 3");
}
Para fazer a média aritimética é só dividir a soma total da lista pelo número de ítens da lista
int soma = <soma total dos números>;
System.out.println("Média: " + (soma / listaNumeros.length));
Espero ter ajudado. Até.
Saber se ele é múltiplo de 3 eu sei, não tô sabendo é somá-los nesta condição e depois dividir pela qnt deles(no caso a média).
Mas isso é fácil.
int soma = 0;
if (x % 3 == 0) {
//então é múltiplo
soma = soma + x;
}
Entendeu?! =]
Num deu certo não…
Posta ai o que você já fez até agora pra eu poder te ajudar melhor. =]
É isso que você quer???
import javax.swing.JOptionPane;
public class Mult3 {
public static void main(String[] args) {
int soma = 0,media = 0, x;
String n = "";
while ( !n.equals("-1"))
{
n = JOptionPane.showInputDialog( "Digite um número ou -1 para sair" );
x = Integer.parseInt(n);
if ( x % 3 == 0 )
{
soma = soma + x;
media++;
}
}
JOptionPane.showMessageDialog( null, "Media: " + (soma/media) );
}
}
Não é bem isso…os numeros digitados tem que ser inteiros e positivos, e só vai ser imprimido a média aritmética dos numeros múltiplos de 3.
Mas…valeu.Obg
Esses seus exercicios são de uma faculdade ??
se for, tem alguma coisa errada… ou a faculdade ta errado, de ficar passando pra vcs fazerem um monte de coisa procedural em java, sem passar os conceitos…
ou vc esta muito errada, não aprender os conceitos e ficar fazendo tudo procedural… dos 26 posts seus aqui no forum, todos foram pedindo ajuda, sem nem ao menos 1 start… nem se quer um… “Fiz assim, alguem sabe o que não esta certo ?? qual a maneira mais correta??” … nenhuma pergunta do genero, em todas vc passa o enunciado de uma questão, e alguem num aguenta e posta a rotina mastigada pra vc…
em todos antes de alguem vim aqui e escrever o programa todinho pra vc, tem um monte de post, com os passos necessario, e fica claro, que vc não ta nem tentando montar as coisas, caso contrario, não responderia com, “Não de certo…” …
o pior é que a unica pessoa prejudicada é vc …
…
Enfim… respondendo a sua pergunta…
para saber como contar as coisas… em programação existe um artificio que é um contador… um contador é um artificio quando agente não sabe o número de vezes que vamos entrar em um loop… para fazer um contador, agente inicia uma variável com
int count =0;
e a cada passagem dentro de um loop agente escreve
count++; //que quer dizer count = count + 1; … ou seja ele acrecenta em 1 o valor do count
com isso vc pode saber o número de inputs que vc tem…
para somar os valores, antes do loop vc pode fazer o seguinte…
int soma = 0;
e dentro do loop vc poem a seguinte rotina…
soma = soma + valorDigitado;
assim a cada passagem dentro do loop… ele vai somar o valor digitado ao conteudo da soma… conseguindo assim realizar sua soma…
para conseguir a média… basta fazer dividar a soma pelo número de inputs…int media = soma / count …
com isso vc tem a média… para saber c um número é multiplo por outro, basta verificar se a divisão deste número pelo outro tem resto…
o operador % encontra o resto de uma divisão assim
boolean isMultiploDe3 = (media%3 == 0); //caso o resto seja zero, então é multiplo de 3…
e assim vc resolve seu problema…
para conseguir inputs, eu não vou falar, pq em outros exericios anteriores que vc pediu ajuda, já te responderam como fazer ^^ e assim vc deve saber como proceder
…
Ps.: se vc só quer somar os números multiplos de 3… basta fazer um if (numeroDigitado%3 == 0) soma += numeroDigitado;
abraços e espero ter ajudado