Medo de iniciante. Isso é normal?

Olá pessoal do guj!

Não sei exatamente se aqui é o local correto para isso, mas vamos lá.

Gostaria de ouvir opiniões dos mais experientes (ou não) sobre algo que venho sentindo ultimamente quanto a minha evolução de aprendizado, tando em java, como programação em geral. Acredito que possa haver outras pessoas com o mesmo problema.

Caras… por que eu tenho tanto medo de programar?? Parece ridiculo, mas eu tenho medo de construir um algoritmo…

Deixem eu tentar explicar 8)

Não posso dizer que sou iniciante no ESTUDO na area de programação… mas posso afirmar que sou iniciante na PRATICA da programação.

Vejamos. Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler sobre novas tecnologias, conceitos novos de programação, padrões de projetos… conhecer a função de um dado framework…saber pra que serve uma certa funcionalidade… maneiras “corretas” de resolver um problema de modelagem do sistema… essas coisas que só programadores costumam querer saber hehehe…

Eu cheguei no ponto de iniciante em que, se eu ler algum artigo, eu consigo entender a sua finalidade… mas no final eu não sei como por em pratica…

Tentem entender. Eu sei pra que serve dada funcionalidade/framework/padrão de pojeto, mas, tenho medo… acho que é isso sim, medo de por a “mão na massa”!!

Eu tento saber de antemão, como resolver todos os problemas que eu acredito que vou ter no desenvolvimento do sistema.

:arrow: Por eu ser iniciante voçês acham essa abordagem de estudo completamente errada?

:arrow: Eu não estou na contra-mão? Tipo, eu não deveria primeiramente me deparar com um problema pra depois correr atrás de uma solução?

Acho que o que acontece comigo é preocupante, visto que eu nunca de fato terminei um sistema (mesmo que minusculo com o que pretendo pro meu futuro) completo.

Conto com a ajuda e opinião de todos…

Muito obrigado pela atenção.

Att,

Felipe

Bom dia Felipe,

Sinceramente quando li seu post, me lembrei da época do ínicio de faculdade, onde a linguagem em C me deixava sem sono.
Uma breve opinião!
Sou igual você, em muitos pontos até.
Um deles, por exemplo:

• As vezes começo e não termino um sistema, mesmo que seja minusculo.

Mas acho normal, sinceramente :lol:
Acho que você não está errado, em saber de antemão os possíveis problemas que irá enfrentar. Quando comecei a programar, eu era (e sou) muito curioso. Procuro sobre melhores práticas, funcionalidades de frameworks e etc.

Você trabalha na área?
Pois foi isso que me faltava, para conseguir terminar um projeto, criar algoritmos e etc, por incrivel que pareça!
Era a tal “necessidade”…
Não estou dizendo, que com você vai ser igual
Mas medo, com certeza não é a palavra certa!
Força rapaz! Tenho certeza que você tem um grande conhecimento! (mesmo sem te conhecer)

Flw e boa sorte!

Primeiro vc deveria ter postado isso em (off-topic) não por nada mas é so mais um post inutil e ainda na categoria errada, agora imagina eu, que nao consigo mais ver o forum me agregando nada de valor, centenas de post como esse ou parecidos que nada tem a ver com java ou outro tipo de tecnologia, realmente nem sei o que dizer a vc, mas ao forum sim, vou abandonar o GUJ da pra contar nos dedos os posts que li essa semana que realmente me agregaram algo de valor. desculpe minha sinceridade, mas eu quando vim parar aqui procurava outro tipo de informação, abraços, mas meu tempo é precioso e o conhecimento não cai do céu, fui.

[quote=aix]

Primeiro vc deveria ter postado isso em (off-topic) não por nada mas é so mais um post inutil e ainda na categoria errada, agora imagina eu, que nao consigo mais ver o forum me agregando nada de valor, centenas de post como esse ou parecidos que nada tem a ver com java ou outro tipo de tecnologia, realmente nem sei o que dizer a vc, mas ao forum sim, vou abandonar o GUJ da pra contar nos dedos os posts que li essa semana que realmente me agregaram algo de valor. desculpe minha sinceridade, mas eu quando vim parar aqui procurava outro tipo de informação, abraços, mas meu tempo é precioso e o conhecimento não cai do céu, fui.[/quote]

É tão precioso o tempo, mas mesmo assim ainda sobram alguns minutos pra pensar e escrever besteira. Conselho: Pega uns minutos do seu tempo precioso e vai aprender acentuação e regras ortográficas (como usar ponto, ponto final, e letra maiúscula depois dos pontos), tá precisando.

aix

Cara sinceramente não concordo com essa sua opinião…

Sim eu posso ter postado realmente no lugar errado (alguem com poder pode mover para o lugar mais apropriado por favor?), mas isso não significa que meu post não tem sentido ou é inutil como vc diz… pode não ser util pra você, mas pra mim, uma das finalidades e definição de “FORUM” é um local pra troca de experiencias, bem como local para pedido de ajuda/idéia/sujestão para um dado problema. Ou eu tenho que rever meus conceitos… sei lá… cáumcáum…

skalinichenko

Obrigado pela atenção cara, me sinto aliviado que não é só comigo que acontece/aconteceu esse tipo de problema hehe…

Trabalho “quase” na area hehe… tipo eu não desenvolvo nada, mas eu dou/faço tipo manutenção para um sistema já pronto… mas não vejo o codigo fonte hehehe… pelo menos to metido na area :roll:

Atualmente cuso bacharel em ciencia da computaçã tbm… mas to no inicio… 2º/3º semestre… e estudamos java :roll: …

Então realmente se aprende a programar… programando?

Exato. Tem gente que fala pra você jogar sudoku que vai melhorar sua lógica de programação. Tem gente que fala pra jogar xadrez.
Mas eu digo:
Quer aprender a jogar sudoku? Aprenda jogando.
Quer aprender a jogar xadrez? Aprenda jogando.
Quer aprender a programar? Aprenda programando.

Uma coisa eu digo:

• Não é medo, e sim, preguiça ou dificudade de concentração.
    Por a caso vc já pegou o mais simples dos algoritmos e implementou (tipo o Hellow Word).

Cara, simplesmente ninnguém nasce sabendo, tudo é na prática. se vc nao sabe apertar um parafuso, aprende a rosquear, já é um primeiro passo.

Hoje em dia não é mais necessário reinventar a roda.
basta obter incansavelmente uma prática continua de exercícios, caso vc nao tenha prática.

Busque na internet estes exemplos e ponha em prática.
Dedique alguns minutos ou horas por dia para praticar e ganhar “a manha”.

É feito estudar para vestibular, vc estuda e pode nao passar de primeiro, mas sempre tem sua segunda, terceira e outras chances.

Fica meu recado.

[]'s

“A vida não é assim tão simples, mas também não é complicada.”

Cara isso é normal, agora coragem, pega alguns algoritmos simples e começa a fazer, ler é muito bom, porém em casa ou no tempo livre que tiver comece a fazer algumas coisas, pega exemplos de revista, e implementa, muda os exemplos para algo mais funcional, pense em algo q ajudaria você ou alguem de alguma forma.

abs

só aprende programando…

vc vai notar que: com o tempo novas implementações e novas tecnologias serão mais fáceis de ser entendidas e implementadas.

java é uma escada… comece pelo simples e vá subindo, eu não sou “o cara” no java mas eu me viro como posso

na facul eu tinha medo de fazer um JSP pq sempre dava pau… e eu nao sabia o pq… hoje em dia eu analiso os problemas e os contorno.

Medo do novo?!
É mais do que normal. É natural da espécie humana. Em seu livro “O Macaco Nu”, Desmond Morris define este medo como “neofobia”. Ocorre que o novo, enquanto desconhecido nos traz insegurança, em vez do conforto dos nossos velhos conhecimentos e idéias preconcebidas.
Morris afirma também que ainda assim o novo desperta nossa curiosidade (ao que chamamos “neofilia”) e que ambos os sentimentos podem coexistir (do que discorre o conflito interno). Acho que é isso que acontece com você.
O remédio?!
Estude o novo (leia-se Java) e ele vai se tornar aos poucos algo familiar! O desânimo inicial ao tentar programar é fruto, talvez, das inumeras frustrações que o estudante sofre até conseguir executar um algorítimo trivial. Mas não esmoreça! Respire fundo! Desvie sua atenção por uns dez minutos para uma outra coisa! Mas, acima de tudo, mantenha a calma…
Quanto a se adiantar aos problemas, isto vai te ajudar. Mas, não se chateie com o que vou dizer, verifique se isto não é um mecanismo subconsciente para adiar a hora de programar!
Com o tempo e a perseverança você chega lá! Ninguém nasce sabendo!
E, para aumentar ainda mais a utilidade deste post, procure ir postando aqui sua evolução no âmbito do desenvolvimento de software!
Shalom!

[quote=aix]

Primeiro vc deveria ter postado isso em (off-topic) não por nada mas é so mais um post inutil e ainda na categoria errada, agora imagina eu, que nao consigo mais ver o forum me agregando nada de valor, centenas de post como esse ou parecidos que nada tem a ver com java ou outro tipo de tecnologia, realmente nem sei o que dizer a vc, mas ao forum sim, vou abandonar o GUJ da pra contar nos dedos os posts que li essa semana que realmente me agregaram algo de valor. desculpe minha sinceridade, mas eu quando vim parar aqui procurava outro tipo de informação, abraços, mas meu tempo é precioso e o conhecimento não cai do céu, fui.[/quote]

Cara, essa é uma das coisas mais ridículas que já vi aqui. Imagina se um louco desses vira Moderador?
Tá insatisfeito? Bye bye fiote! Vai tarde! Já que vai sair do GUJ entra em um fórum de Língua Portuguesa pra ver se você aprende a escrever! hauhuahuahuahuahua

Felipe, eu acho que no começo isso é normal mesmo. Se você está mais ou menos na área, te dou uma sugestão: entre de vez na área. Comece com estágios onde você realmente coloca a mão na massa, assim você vai pegando prática e confiança.

No mais, boa sorte e bons códigos!

Att.

Felipe,

Você lê, se interessa por tecnologia, sabe resolver os problemas de programação, mas tem ‘medo’ de colocar a mão na massa! Consegue analisar, modelar e solucionar um problema…

Caramba, você é um Analista de Sistemas! Tá escrito. =)

Hum… a primeira linguagem que você aprendeu foi Java? Eu sou da velha guarda, portanto Java não existia quando eu já era profissional, mas eu lhe digo: para perder esse medo, em vez de ficar perdendo horas no psicanalista dizendo “eu tenho medo de programar porque não sei nada*”, use alguma coisa mais simples e interativa.

• Se for assim eu teria mais medo ainda, porque quanto mais você aprende, mais você sabe que não sabe nada.

Eu aprendi a programar em uma daquelas calculadoras (TI-59 para ser mais exato), que só fazem contas e mais nada.
Depois parti para o Basic daqueles computadores bem antigos, que era também muito simples.
Aí na faculdade eu aprendi Pascal, que era naquela época algo muito simples também.
E nada de “orientação a objeto”, que aprendi bem depois.

Java não é bem uma linguagem simples nem é muito interativa; para alguma coisa funcionar direito você precisa de uma certidão de nascimento com três cópias autenticadas e quatro carimbos, o certificado de reservista, uma carta de recomendação do seu ex-chefe com firma reconhecida em um cartório da cidade onde você trabalhava, etc. Não é porque você aprendeu na escola que seria a linguagem mais adequada para se aprender a programar :stuck_out_tongue:

Aprenda alguma coisa que não precisa de algum framework gigantesco para funcionar, para perder esse medo.

Faça programinhas que fazem alguma conta simples, uma macro do Excel, ou coisas parecidas.

Por incrível que pareça, no seu caso você pode aprender até o Basic do Access, por exemplo, que ele é menos cheio de frescura que o Java.

(Como eu sou mais orientado a matemática, eu preferiria aprender Python, por exemplo, porque ele não tem muita frescura, é menos bagunçado que o Basic, e é mais fácil para brincar com fórmulas. Mas não sei o que você prefere, na verdade.)

Não precisa desenvolver um sistema completo - que eu saiba, em uma grande empresa você só faz um pedaço de um sistema, não um sistema completo de cabo a rabo. Nunca ouviu falar de “trabalho em equipe”?

Acho que você “perde o medo” rapidinho.

[quote=fabio_magri]Felipe,

Você lê, se interessa por tecnologia, sabe resolver os problemas de programação, mas tem ‘medo’ de colocar a mão na massa! Consegue analisar, modelar e solucionar um problema…

Caramba, você é um Analista de Sistemas! Tá escrito. =)

[/quote]

Boa, hehehhe.

@Diego Marinho

[quote]Não é medo, e sim, preguiça ou dificudade de concentração.
Por a caso vc já pegou o mais simples dos algoritmos e implementou (tipo o Hellow Word).[/quote]
Tá ai um problema que eu confesso ter. Se eu leio um artigo numa revista/site/livro, e eu “entendo pra que serve e como funciona”, ai eu penso que eu sei, mas na hora do “vamo vê”, eu paro e penso: por onde começar?

@fabio_magri

[quote]Você lê, se interessa por tecnologia, sabe resolver os problemas de programação, mas tem ‘medo’ de colocar a mão na massa! Consegue analisar, modelar e solucionar um problema…

Caramba, você é um Analista de Sistemas! Tá escrito. =) [/quote]
Cara, eu já parei pra pensar nisso também. Mas eu sinto que eu quero é MAIS do que isso, é me envolver com o código mesmo… entende? É uma vontade de qurer esar por dentro de tudo…

@thingol

Bom, não foi a primeira, mas é a que eu mais me enteresso em aprender. Pensando bem, eu não conheço nenhuma linguagem a fundo mesmo. Será que está ai o problema?

Ouvi sim, mas nunca coloquei em prática. Uma das razões é por eu conhecer muitos poucos programadores. Onde eu moro é um local “pequeno” e não tem muitas empresas onde se desenvolve softwares (no maximo umas 3 que eu conheço), e dos meu amigos mais próximos, só eu me enteresso por programação :slight_smile: , ou outros ficam jogando Ragnarok hauhauhau… A e tem um professor aqui que sempre me atende quando eu preciso.

Aos demais, muito obrigado pelo apoio!!!

Meu um conto neste tópico.

Mr. Malkav.Felipe,

1. O que vc disse que tem, todo mundo tem; sem exceção nenhuma. Tem marmanjo que tem medo de barata mas se for preciso encara um cachorro nervoso de mão limpa.

2. O desconhecido, não importa o que seja, causa o que chamamos de mêdo mas uma palavra que acho melhor neste caso é a palavra insegurança e como eu disse antes, essa meu amigo todo mundo tem.

Se todo mundo tem medo (insegurança) o que fazer para dar um jeito nisso (brasileirissimo)?

Analisando o que vc escreveu vou dizer o seguinte: Tá na hora de vc encarar a realidade mano, gênio e gente que não erra são coisas que não existem, mete a mão na massa; apenas os erros e acertos vão fazer vc perder o mêdo (aumentar o nível de segurança). Procure trabalho, atividades, etc… em locais onde haja pessoas interessadas em resultados positivos e na coletividade, que dê certo, que colaborem. Evite pessoas que estão interessadas em criticar e ver vc tombando pelas tabelas.

Essa é para todos: Como o desconhecido causa “mêdo” e nos faz evita-lo como forma de auto-preservação pode nos fazer cair na cilada de não “querer” aprender DE FATO coisas novas, arrumando desculpas cada vez mais incriveis como por exemplo: Estou velho demais para isto, ando muito cansado, estou sem tempo, depois que casei não consigo fazer mais nada e por ai vai…se vc procurar no fundo de sua conciência vc vai encontrar muita mais exemplos até melhores que estes pois somos (os seres humanos) mestres quando o assunto é uma boa desculpa. Logo, no mundo da informação o desconhecido não pode ser visto como ameaça e sim como um oportunidade (sempre torço para que seja uma boa oportunidade).

Desculpe pelo hap prolongado.

flws

É a reação humana natural, se algo lhe é desconhecido, a sua reação é primária é ter receio e medo.

[quote]Ultimamente to vendo que todo tópico sempre tem “um” que vem pra dar maior revira volta na parada e dizer umas coisas que outros se ofendem…(aix nesse tópico)

Não pode perder o FOCO do tópico. Quer expor suas opniões ou criticas cria um novo tópico mais não muda o rumo do atual.[/quote]

Sobre o Tópico: Cara Acho que isso seu é psicologico pq se você entende as paradas para botar em prática vc vai conseguir!! Só ter calma pô!
No lugar de Medo não seria Nervoso ou algo do tipo?

Abraço
Boa Sorte com os estudos.

[quote]Cara, essa é uma das coisas mais ridículas que já vi aqui. Imagina se um louco desses vira Moderador?
Tá insatisfeito? Bye bye fiote! Vai tarde! Já que vai sair do GUJ entra em um fórum de Língua Portuguesa pra ver se você aprende a escrever! hauhuahuahuahuahua [/quote]

Jurei pra min mesmo que não iria mais postar, pois meu portugues não é pra esse forum, abraços pra amizades que fiz aqui porque tem muita gente boa.
se eu virasse moderador vc é que nao postava aqui, não posso nem me expressar mais ?, nao quiz ofender o cara só to de saco cheio desse blogão que virou o guj, posso ter um portugues ruim sim, mas garanto que minha codificação ta muito acima da sua, adeus pessoal, moderador faz o favor de deletar minha conta, nao quero correr o risco de logar novamente.

juro, não tenho mais pasciência pra isso.