Estou desenvolvendo uma aplicação web onde usarei jsf + primefaces na view e jpa para persistencia. Porém gostaria de saber
qual seria a melhor alternativa para implementar a parte de controle e regras de negócio. EJB é uma boa ? Servlets puro ? Ou tem algo melhor e mais fácil de implementar?
Lembrando que não sei nada sobre EJB então terei que estudar a respeito antes de escrever qualquer linha de código.
Amigo EJB3.1 é mais fácil que roubar doce de criança
Considero que uma arquitetura bacana seria JSF2+Prime+EJB3.1_JPA.
E sobre regras de negócios ficar em Servlet, servlet é usado so para jsp coisa arcaica
A minha implementações são
Bean a View
Service Regras de negócios
DAO Camada de banco de dados
Entity Pojo
A
alissonvla
cara,
eu faria o seguinte:
view - primafaces
controller - ManagedBean JSF
Model - EJB + JPA (Hibernate)
em relação ao EJB, seria uma boa vc utilizar, pois vc deixa por conta do container, controlar transação, injecao persistencia e por ai vai.
e EJB não é dificil, alias é so uma anatoção.
t+
luistiagos
alissonvla:
cara,
eu faria o seguinte:
view - primafaces
controller - ManagedBean JSF
Model - EJB + JPA (Hibernate)
em relação ao EJB, seria uma boa vc utilizar, pois vc deixa por conta do container, controlar transação, injecao persistencia e por ai vai.
e EJB não é dificil, alias é so uma anatoção.
t+
Porem vc já parou pra pensar o peso de um EJB? Quantas classes ele vai carregar na memoria do servidor? quanto isto vai custar pro servidor? pra que matar uma formiga com um canhão? não seria meio inutil? controle de transação, injeção de persistencia? existem outras coisas mais leves que isto como o Spring por exemplo ou pode até fazer no braço mesmo… bem melhor de carregar o servidor com um monte de coisas não uteis para aquilo que realmente deseja…
A
alissonvla
cara,
um projeto pode começar pequeno e ficar gigantesco, em relação a EJB ou Spring, para mim da no mesmo usar um dos dois, pois eles fazem praticamente a mesma coisa, fica a gosto do fregues. So nao concordo com vc em relação a fazer tudo na mão, pois se ja existe recurso que fazem isso para mim, pq vou reiventar a roda, prefiro utilizar esse recurso e me concentrar somente na regra de negocio.
t+
luistiagos
alissonvla:
cara,
um projeto pode começar pequeno e ficar gigantesco, em relação a EJB ou Spring, para mim da no mesmo usar um dos dois, pois eles fazem praticamente a mesma coisa, fica a gosto do fregues. So nao concordo com vc em relação a fazer tudo na mão, pois se ja existe recurso que fazem isso para mim, pq vou reiventar a roda, prefiro utilizar esse recurso e me concentrar somente na regra de negocio.
t+
Não disse pra fazer tudo na mão… disse que EJB é desnecessário neste escopo, e que tem outras alternativas como Spring ou fazer na mão mesmo (em ultimo caso), e não é a mesma coisa que Spring não, pois carrega mais classes e é mais pesado que o mesmo, não importa se faz a mesma coisa… Quanto mais pesado e mais recurso carregue pior é para o servidor de aplicação.
hugo.hlcxcx
luistiagos:
alissonvla:
cara,
t+
Não disse pra fazer tudo na mão… disse que EJB é desnecessário neste escopo, e que tem outras alternativas como Spring ou fazer na mão mesmo (em ultimo caso), e não é a mesma coisa que Spring não, pois carrega mais classes e é mais pesado que o mesmo, não importa se faz a mesma coisa… Quanto mais pesado e mais recurso carregue pior é para o servidor de aplicação.
Spring então seria uma alternativa melhor ao invés de EJB ?
PS: Só esclarecendo, até hoje só trabalhei com Servlets, JSP e EL. Por isso a dúvida, ainda não tive a oportunidade de utilizar JSF nem EJB e muito menos Spring em um projeto real, por isso estou meio perdido nesse início.
eu não falaria que um é melhor que o outro, pois os dois são muito bom e forma de trabalho acaba sendo a mesma coisa, so mudando o nome das anotações.
segue umas apostilas bacanas, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java
t+
luistiagos
alissonvla:
cara,
eu não falaria que um é melhor que o outro, pois os dois são muito bom e forma de trabalho acaba sendo a mesma coisa, so mudando o nome das anotações.
t+
Os 2 são bons o problema é o peso deles o quanto de memoria cada um vai consumir no servidor…
A
alissonvla
luistiagos, vc já fez testes ver qual consume mais memoria, Spring ou EJB?
Valeu pelos links Guilherme, já baixei a apostila pra dar uma olhada nela. Porém, já li aqui no fórum que talvez não seja uma boa idéia usar um framework action-based (vraptor) junto com um component-based (JSF) num,a mesma aplicação. Isso procede ? Há alguma complicação extra nesse cenário ?
alissonvla:
cara,
t+
Cara realmente EJB não foi tão difícil iniciar como eu imaginava, já consegui fazer um crud simples usando o Jboss 7 + EJB 3.1 e JPA 2.0. Vou fazer mais alguns testes antes de iniciar o projeto real. Vou pegar as apostilas pra dar uma estudada tb.
Peguei aqui a documentação do Spring pra analisar, mas achei ele mais complicado para um início imediato, já que ele requer mais configurações. Ou estou enganado ?