Melhor arquitetura de servlets

5 respostas
felipedantas89

Bem gente, estou com uma duvida e queria saber como voces utilizam e qual forma voces recomendam.
Qual a melhor forma de se programar com servlets: utilizando um servlet geral para toda requisicao, usando um servlet para cada requisicao ou um servlet para um grupo de requisicoes.

Exemplo:
1 - Em uma aplicacao academica, eu devo utilizar um servlet para cadastro de aluno, outro para consulta, outro para cadastro de funcionario, outro para matricula…
2 - Um servlet que trata todas as requisicoes.
3 - Um servlet para cadastros, outro para pesquisas…

Lembrando sempre que os servlets sao apenas pontes para outras classes do controler (MVC) que tratam a requisicao.

Gostaria de escolher a melhor solucao para o problema avaliando o padrao do MVC, facilidade de uso e rapidez.

Obrigado.

5 Respostas

rogelgarcia

Se voce tem outras classes na aplicação que tratam as requisições… e se elas forem controllers… (se tá tratando requisicao, é bom que seja, caso contrario é uma falha de design)
Apenas um servlet que recebe todas as requisicoes é suficiente… ele recebe as requisicoes e redireciona para algum controler mais especifico…

Se voce está fazendo isso apenas para aprender ok… se estiver fazendo profissionalmente, recomendo usar um framework porque senao voce terá muito trabalho

felipedantas89

Primeiramente obrigado por sua resposta.
Que framework vc recomenda?

Eu ja programei usando JSF mas com a mudanca de chefe, eh possivel que ele peca pra que eu use Servlets e JSP, entao eu estou querendo dominar todas as areas.

viniciusfaleiro

Eu aconselho usar um framework front-controller tipo Struts… más se precisa mesmo… eu acho q vc pode usar um controller somente para esse direcionamento… Até pq vc pode pegar esse servlet u seria um controller frontal que passa a requisição para outros servlets tratarem…

rogelgarcia

Experimenta esse aqui… é muito tranquilo de aprender…

E voce vai fazer aplicacoes profissionais em minutos… tem videos explicativos e tal
http://www.nextframework.org

rogelgarcia

Se o seu novo chefe… quiser usar servlet e jsp…

Mostre para ele que isso é improdutivo… por que senao vai dar muuuito trabalho desenvolver…

Criado 12 de março de 2010
Ultima resposta 12 de mar. de 2010
Respostas 5
Participantes 3