Então eu ando à procura da pólvora, a melhor distribuição de Linux para as minhas necessidades… Sei que a melhor é sempre relativo e tal, mas eu sei mais ou menos o que quero, só não sei o nome… :dontgetit:
Pouca RAM (500mb), bastante disco, necessidades normais (migração de WXP para linux) onde se inclui ferramentas de office, downloads (jdownloader, utorrents, btnext) muitas horas ligadas, e programação (utilizo entre o eclipse e o netbeans).
Ao nível da experiência em linux já tive instalado o ubuntu, neste momento até tenho aqui numa máquina virtual e tal, tentei outras mas tinha sempre problemas de compatibilidades com placas gráficas e por aí fora. E isso é o meu grande problema, os computadores (1 desktop e 1 portátil) não terem compatibilidades para as várias componentes (placas gráficas, som, wirless, e por aí fora). Resumindo tenho relativamente pouca experiência mas sei no que me estou a meter (e conto com a vossa ajuda para resolver problemas) e não queria ter problemas de compatibilidades (as máquinas já são fracas não convém desperdiçar recursos quando eles são tão curtos :cheesygrin:)
No quesito velocidade se saiu bem quando testei, na época eu tinha um Celerom 3.2GHz e 512Mb de Ram, mas realmente pra saber qual a melhor distribuição só testando mesmo. Ultimamente tenho usado o Ubuntu e não me arrependo no quesito velocidade. Programo só em Java então em Linux uso o Eclipse.
Cara você é programador Java então o melhor Sistema nem é o linux e sim o Solaris da Sun.
Ai esta o link: http://br.sun.com/practice/software/solaris/
Cara, esse é o caminho feliz.
Pra melhorar a velocidade você pode usar com XFCE (Xubuntu). No caso perderia algumas facilidades que têm no Gnome que é o padrão do Ubuntu.
Sobre hardware, instalei num notebook CCE com 1 Gb de RAM. Basicamente precisei baixar pacotes com driver de video e som da internet e funcionou facilmente, sem grandes problemas.
Atualmente considero o Ubuntu uma das versões mais amigáveis pra quem está migrando do Windows.
Quanto ao tempo de arrancada nada se compara com Windows. Mas se você tiver muita coisa carregada o Linux acabará quase tão lento quanto o Windows para iniciar. (*)
Se quer um sistema mais leve, a alternativa do XUBUNTU deve ser considerada. Mas o conforto é bem menor.
(*) Não sei se isto é uma coisa importante mas sei que lentidão para carregar é um pé no saco. Em termos de rapidez ao iniciar nada se compara com o Mac Snow Leopard. É muito mais rápido do que qualquer Linux. O Windows só carrega mais ou menos rápido se tiver poucos programas instalados.
Para quem está começando com Linux o Ubuntu é uma boa opção, mas 500 M de RAM é muito pouco, muitas coisas ficaram sofríveis de serem feitas nessa máquina. Talvez uma versão de Linux para máquinas com menos processamento e pouca memória seja mais gratificante em desempenho, eu tenho um note com essa quantidade de memória rodando um Debian-etch só que o ambiente gráfico é o Blackbox, é um Window Manager bem espartano, é usável…rsrsrs.
Não sei se já conhece mas pode conseguir mais informações nesses lugares aqui: http://www.dicas-l.com.br/ http://xwinman.org/ http://www.forumdebian.com.br/
Eu recomendo o ubuntu, instalei a ultima versão 10.04 e ela esta otima alem de estar muito bonita também.
[quote=rafaelreinert]Cara você é programador Java então o melhor Sistema nem é o linux e sim o Solaris da Sun.
Ai esta o link: http://br.sun.com/practice/software/solaris/
Cara, esse é o caminho feliz.
[/quote]
Usar o OpenSolaris com 512mb de ram é meio inviavel, ja tentei uma vez em uma VM e ficou pessimo, muito lento.
É verdade Luca, fora o shutdown do Snow Leopard que é ainda mais absurdo, aqui comigo demora cerca de 3 segundos.
Muito obrigado pelas dicas! Eu de facto já tenho o ubuntu numa outra máquina e não desgosto, mas essa tem 4gb de ram e é recente, é um portátil que se pode considerar bom, não tinha como dar problemas, mas mesmo assim estava tentado a mudar para uma outra distribuição que me apresentasse maior velocidade, mas sendo assim vai mesmo o ubuntu então.
Eu até já investiguei por aí e pelo que li o Zen Walk é muito bom e mais leve que ubuntu, Slachware também, apesar de um pouco mais pesado que Zen Walk mas também mais leve e rápido que ubuntu, mas como tenho pouca experiência queria mesmo outras opiniões (até porque fiz download do ZenWalk e de uma versão do Slachware e não consegui instalar nenhuma…). Outra questão: ao nível da programação utilizo o eclipse mas se quiser migrar para outra linguagem qualquer não tenho problemas certo. E office? Eu sei que traz o open office, mas se querem passar alguma coisa para alguém fica complicado e tem mesmo que se usar o msoffice, dá para instalar no wine o office 2007 por exemplo (refiro o wine porque foi o que utilizei para instalar nesse tal portatil algumas aplicações da microsoft que não arranjava versão para linux).
Abraço e desde já muito muito muito obrigado a todos!
Eu uso Arch Linux, pra mim, a melhor distribuição. É meio chatinha (isso é relativo) na hora de instalar, mas depois de instalada é igual ou até mais fácil que o Ubuntu. E no geral, acho muito mais rápida que qualquer outra distribuição que possua sistema gerenciador de pacotes (Se você quiser velocidade acima de qualquer preço, principalmente tempo, use Gentoo).
Enfim, a comunidade do Arch Linux é boa, tem muita dúvida já respondida ai pelos fóruns, é tranquilo de instalar e considero uma baita distro GNU/Linux.
Com relação ao open office ou BrOffice, apenas de um “Salvar como…” Microsoft Word…, no caso de doc’s. Pronto acabou a seu problema de compatibilidade.
Estou usando a 9.10 ainda…
Até porque raramente utilizo a interface gráfica no ubuntu. Para entrar no fórum utilizo o lynx…
Tchauzin![/quote]
eu usava muito o lynx, mas já tem anos mesmo. Eu removi o meu seven para testar essa nova versão. Se não estiver bugada vou manter.
Por falar em lynx. O lince foi reduzido a uma população de 150 animais, praticamente a beira da extinção. O ubuntu tem um projeto de ajuda
Eu voto no ubuntu. o único ponto negativo é que eu nunca consigo atualizar ele quando muda de versão, sempre tenho que instalar tudo de novo. Deve ser algo na minha máquina, ou minha total incompetência. kkkkk :lol: