Melhor distribuição Linux

Então eu ando à procura da pólvora, a melhor distribuição de Linux para as minhas necessidades… Sei que a melhor é sempre relativo e tal, mas eu sei mais ou menos o que quero, só não sei o nome… :dontgetit:

Pouca RAM (500mb), bastante disco, necessidades normais (migração de WXP para linux) onde se inclui ferramentas de office, downloads (jdownloader, utorrents, btnext) muitas horas ligadas, e programação (utilizo entre o eclipse e o netbeans).

Ao nível da experiência em linux já tive instalado o ubuntu, neste momento até tenho aqui numa máquina virtual e tal, tentei outras mas tinha sempre problemas de compatibilidades com placas gráficas e por aí fora. E isso é o meu grande problema, os computadores (1 desktop e 1 portátil) não terem compatibilidades para as várias componentes (placas gráficas, som, wirless, e por aí fora). Resumindo tenho relativamente pouca experiência mas sei no que me estou a meter (e conto com a vossa ajuda para resolver problemas) e não queria ter problemas de compatibilidades (as máquinas já são fracas não convém desperdiçar recursos quando eles são tão curtos :cheesygrin:)

Muito obrigado pela ajuda.

Eu sugiro o Debian (pai do Ubuntu), tem grande compatibilidade com hardware assim como o próprio Ubuntu.

E a nível de velocidade como corre? É que dou mesmo muita importância à velocidade, tempo que demora a arrancar e tempo de resposta a abrir programas.

E já agora que programa utilizam para programar em Linux?

No quesito velocidade se saiu bem quando testei, na época eu tinha um Celerom 3.2GHz e 512Mb de Ram, mas realmente pra saber qual a melhor distribuição só testando mesmo. Ultimamente tenho usado o Ubuntu e não me arrependo no quesito velocidade. Programo só em Java então em Linux uso o Eclipse.

Cara você é programador Java então o melhor Sistema nem é o linux e sim o Solaris da Sun.
Ai esta o link: http://br.sun.com/practice/software/solaris/
Cara, esse é o caminho feliz.

Também voto no Ubuntu.

Pra melhorar a velocidade você pode usar com XFCE (Xubuntu). No caso perderia algumas facilidades que têm no Gnome que é o padrão do Ubuntu.

Sobre hardware, instalei num notebook CCE com 1 Gb de RAM. Basicamente precisei baixar pacotes com driver de video e som da internet e funcionou facilmente, sem grandes problemas.

Atualmente considero o Ubuntu uma das versões mais amigáveis pra quem está migrando do Windows.

Olá

Também voto no Ubuntu.

Quanto ao tempo de arrancada nada se compara com Windows. Mas se você tiver muita coisa carregada o Linux acabará quase tão lento quanto o Windows para iniciar. (*)

Se quer um sistema mais leve, a alternativa do XUBUNTU deve ser considerada. Mas o conforto é bem menor.

(*) Não sei se isto é uma coisa importante mas sei que lentidão para carregar é um pé no saco. Em termos de rapidez ao iniciar nada se compara com o Mac Snow Leopard. É muito mais rápido do que qualquer Linux. O Windows só carrega mais ou menos rápido se tiver poucos programas instalados.

[]s
Luca

Para quem está começando com Linux o Ubuntu é uma boa opção, mas 500 M de RAM é muito pouco, muitas coisas ficaram sofríveis de serem feitas nessa máquina. Talvez uma versão de Linux para máquinas com menos processamento e pouca memória seja mais gratificante em desempenho, eu tenho um note com essa quantidade de memória rodando um Debian-etch só que o ambiente gráfico é o Blackbox, é um Window Manager bem espartano, é usável…rsrsrs.
Não sei se já conhece mas pode conseguir mais informações nesses lugares aqui:
http://www.dicas-l.com.br/
http://xwinman.org/
http://www.forumdebian.com.br/

Abcs!

Eu recomendo o ubuntu, instalei a ultima versão 10.04 e ela esta otima alem de estar muito bonita também.

[quote=rafaelreinert]Cara você é programador Java então o melhor Sistema nem é o linux e sim o Solaris da Sun.
Ai esta o link: http://br.sun.com/practice/software/solaris/
Cara, esse é o caminho feliz.
[/quote]

Usar o OpenSolaris com 512mb de ram é meio inviavel, ja tentei uma vez em uma VM e ficou pessimo, muito lento.

É verdade Luca, fora o shutdown do Snow Leopard que é ainda mais absurdo, aqui comigo demora cerca de 3 segundos. :smiley:

Uso o Ubuntu sem problemas, o 10.04 tah show de bola

Muito obrigado pelas dicas! Eu de facto já tenho o ubuntu numa outra máquina e não desgosto, mas essa tem 4gb de ram e é recente, é um portátil que se pode considerar bom, não tinha como dar problemas, mas mesmo assim estava tentado a mudar para uma outra distribuição que me apresentasse maior velocidade, mas sendo assim vai mesmo o ubuntu então.

Eu até já investiguei por aí e pelo que li o Zen Walk é muito bom e mais leve que ubuntu, Slachware também, apesar de um pouco mais pesado que Zen Walk mas também mais leve e rápido que ubuntu, mas como tenho pouca experiência queria mesmo outras opiniões (até porque fiz download do ZenWalk e de uma versão do Slachware e não consegui instalar nenhuma…). Outra questão: ao nível da programação utilizo o eclipse mas se quiser migrar para outra linguagem qualquer não tenho problemas certo. E office? Eu sei que traz o open office, mas se querem passar alguma coisa para alguém fica complicado e tem mesmo que se usar o msoffice, dá para instalar no wine o office 2007 por exemplo (refiro o wine porque foi o que utilizei para instalar nesse tal portatil algumas aplicações da microsoft que não arranjava versão para linux).

Abraço e desde já muito muito muito obrigado a todos!

Brother,

Eu uso Arch Linux, pra mim, a melhor distribuição. É meio chatinha (isso é relativo) na hora de instalar, mas depois de instalada é igual ou até mais fácil que o Ubuntu. E no geral, acho muito mais rápida que qualquer outra distribuição que possua sistema gerenciador de pacotes (Se você quiser velocidade acima de qualquer preço, principalmente tempo, use Gentoo).

Enfim, a comunidade do Arch Linux é boa, tem muita dúvida já respondida ai pelos fóruns, é tranquilo de instalar e considero uma baita distro GNU/Linux.

Abraço!

Com relação ao open office ou BrOffice, apenas de um “Salvar como…” Microsoft Word…, no caso de doc’s. Pronto acabou a seu problema de compatibilidade.

Ubuntu com certeza!

É absolutamente mais rápido que meu windows além de ser super estável, de quebra, caso sinta saudades você pode instalar o thema do windows.

Eu recomendaria tirar o escorpião do bolso e fazer um upgrade para 2 GB de RAM.

Vai ter ajudar bem mais que qualquer escolha de distro.

Oi,

Buntinhu!

Tchauzin!

voto no ubuntu também. Por causa da simplicidade de uso. E a versão nova ficou dez mesmo.

Oi,

Estou usando a 9.10 ainda…
Até porque raramente utilizo a interface gráfica no ubuntu. Para entrar no fórum utilizo o lynx…

Tchauzin!

Oi,

Estou usando a 9.10 ainda…
Até porque raramente utilizo a interface gráfica no ubuntu. Para entrar no fórum utilizo o lynx…

Tchauzin![/quote]

eu usava muito o lynx, mas já tem anos mesmo. Eu removi o meu seven para testar essa nova versão. Se não estiver bugada vou manter.
Por falar em lynx. O lince foi reduzido a uma população de 150 animais, praticamente a beira da extinção. O ubuntu tem um projeto de ajuda

http://www.ubuntu.com/getubuntu/music-store-lynx

lynx? huahuahua agora eu fui surpreendido… :-o

Eu voto no ubuntu. o único ponto negativo é que eu nunca consigo atualizar ele quando muda de versão, sempre tenho que instalar tudo de novo. Deve ser algo na minha máquina, ou minha total incompetência. kkkkk :lol: