Melhor forma de acessar o banco de dados

Fico me perguntando qual seria a maneira mais correta, mais rápida e melhor de se ter acesso ao banco de dados.

Seria por meio de JPA? Hibernate ou TopLink? Stored Procedures? DAO? JDBC?

Sou adepto da Oracle e gosto de usar PL/SQL.

Pergunto a melhor forma, e não a forma menos trabalhosa e mais simples. Mas aquela que tem um resultado melhor, com buscas mais rápidas e etc…

Qual a opinião de vocês?

Um professor meu, que inclusive é arquiteto, me falou que as consultar nativas de JPA sao mais rapidas, estou falando o que ouvi um arquiteto conceituado falar

código SQL nas classes java em um pacote DAO? Seria isso?

nao, seria a SQL da JPA no DAO mesmo, ao inves de SQL bruta

eu discordo do que o amigo pauloarlobo disse.
Ainda acredito que a forma mas rapida e utilizando SQL puro com JDBC.
Pois a utilização de algum fremawork ORM (Hibernate, EclipseLink, etc) pode demandar alguns segundos a mais em uma consulta normal.
Exemplo de quem usa Hibernate com os *.hbm.xml, até que o Hibernate termine de ler esses xml e comece uma consulta o um SQL via JDBC já foi no banco
consultou e trouxe o resultado.

JDBC x HIbernate

No caso o hibernate…

Boa madrugada, rsrsrsrs

Na faculdade fizemos dezenas de comparação e a resposta, quando consulta, era o Hibernate com grande superioridade no tempo de resposta!

Porém, todos os testes de inserção em banco apresentava um tempo muito maior na resposta.

Quero deixar bem claro, estou citando os acontecimentos que ocorreram unicamente lá, não testei nem mesmo em casa isso novamente, se falar besteira corrijam-me por favor, mas cada caso é um caso, você deve analisar cada tecnologia e encontrar a melhor. E acredito tbm que todos possuam suas vantagens e desvantagens.

consultas realmente grande e com várias tabelas na mesma query o Hibernate acusou superioridade, embora eu prefira o bom e velho JDBC!

espero ter ajudado irmaozinho!

diante de tantas pesquisas constatei que o JDBC é mais rápido do que usar uma JPA como Hibernate.

Agora vem outra pergunta:

JDBC ou Stored Procedures?