Melhor forma de comuniação: JNDI ou WebService?

1 resposta
E

Bom Dia,
Estive fazendo uma pesquisa na internet sobre JNDI e sobre webService mas gostaria de ouvir a opiniao de pessoas que tem mais experiencia no assunto. Há algum tempo fiz uma implementação de um webService para a comunicação ente dois clientes. Em ambas as pontas os clientes são java, a diferenca seria o servidor de aplicação, onde em um cliente é Weblogic e no outro é websphere. O servico funcionou sem problemas e a comunicação acontece normalmente, porém após eu terminar a implementação eu comecei a ler sobre JNDI, JMS, e beans e fiquei imagino se nao poderia implementar a comunicação com esses dois clientes de outra forma.
Como nesse caso específico eu tenho 2 aplicações java se comunicando eu nao poderia usar uma conexao JNDI para instanciar um Objeto remoto? Ou ainda eu não poderia usar uma comunicação via fila e um Message Driven Bean ou algum outro tipo de bean? Eu gostaria de saber também qual tipo de comunicação que seria mais rapida e eficiente: Um WS que envia e recebe objetos( sendo que a parte de na qual envelopamos e desenvelopamos o XML fica transparente) ou um esquema no qual eu citei acima usando os objetos com uma fila ou instanciando uma classe remotamente( se isso for possível)?
Grato
erick

1 Resposta

Tchello

Cara, pra variar a resposta é um grande e chato depende.
Tem que ser analisado todo o contexto.
JNDI seria um meio de se implementar algumas opções disponíveis, não uma opção como um todo.

Dependendo do contexto optaria por WebServices ou JMS, que parece ser mais o caso.

Mas como disse, todo o contexto deve ser analisado.

Faça-se as seguintes perguntas:
Por que esses dois servidores de aplicação precisam se comunicar?
Que tipo de informações e com que freqüência eles trocam mensagens?
É exigido sincronismo direto?

Por ai vai, responda essas perguntas que saberemos identificar melhor o seu caso pra sugerirmos uma solução mais coerente a sua necessidade.

Abraços.

Criado 29 de março de 2010
Ultima resposta 29 de mar. de 2010
Respostas 1
Participantes 2