Bom Dia,
Estive fazendo uma pesquisa na internet sobre JNDI e sobre webService mas gostaria de ouvir a opiniao de pessoas que tem mais experiencia no assunto. Há algum tempo fiz uma implementação de um webService para a comunicação ente dois clientes. Em ambas as pontas os clientes são java, a diferenca seria o servidor de aplicação, onde em um cliente é Weblogic e no outro é websphere. O servico funcionou sem problemas e a comunicação acontece normalmente, porém após eu terminar a implementação eu comecei a ler sobre JNDI, JMS, e beans e fiquei imagino se nao poderia implementar a comunicação com esses dois clientes de outra forma.
Como nesse caso específico eu tenho 2 aplicações java se comunicando eu nao poderia usar uma conexao JNDI para instanciar um Objeto remoto? Ou ainda eu não poderia usar uma comunicação via fila e um Message Driven Bean ou algum outro tipo de bean? Eu gostaria de saber também qual tipo de comunicação que seria mais rapida e eficiente: Um WS que envia e recebe objetos( sendo que a parte de na qual envelopamos e desenvelopamos o XML fica transparente) ou um esquema no qual eu citei acima usando os objetos com uma fila ou instanciando uma classe remotamente( se isso for possível)?
Grato
erick
Melhor forma de comuniação: JNDI ou WebService?
E
1 Resposta
Cara, pra variar a resposta é um grande e chato depende.
Tem que ser analisado todo o contexto.
JNDI seria um meio de se implementar algumas opções disponíveis, não uma opção como um todo.
Dependendo do contexto optaria por WebServices ou JMS, que parece ser mais o caso.
Mas como disse, todo o contexto deve ser analisado.
Faça-se as seguintes perguntas:
Por que esses dois servidores de aplicação precisam se comunicar?
Que tipo de informações e com que freqüência eles trocam mensagens?
É exigido sincronismo direto?
Por ai vai, responda essas perguntas que saberemos identificar melhor o seu caso pra sugerirmos uma solução mais coerente a sua necessidade.
Abraços.
Criado 29 de março de 2010
Ultima resposta 29 de mar. de 2010
Respostas 1
Participantes 2