Tenho bons conhecimentos em JAVA para desktop, especialmente em fazer tudo “na mão”, embora tenha feito algumas coisas com Eclipse e NetBeans. Gostaria de saber, para desenvolver um programa desktop relativamente simples, com acesso à base de dados e cadastro/edição/alteração, qual a maneira mais produtiva de se fazer. Utilizando quais ferramentas ou quais plugins. Já usei o Window Builder do Eclipse e achei muito bacana. É ele a melhor alternativa? Estou aberto para novos aprendizados.
o window builder é uma excelente ferramenta gráfica, a do netbeans tbm é muito produtiva mas meio engessada, vc pode testar o javafx 2.0 com o scene builder e netbeans.
Caso não vá de fx2 eu aconselho o window builder
marceloxneves
Para o tipo de aplicação que você pretende desenvolver, tanto o Netbeans, como o Eclipse + Visual Builder atendem com sobras! Qualquer um que escolher estará bem servido. É mais uma questão de adaptação, mesmo. Se está em dúvida, você pode fazer um protótipo de tela com acesso ao BD que você irá utilizar em cada uma das opções, para saber a qual delas você mais se adapta.
Ataxexe
Se você for fazer algo mais sério (sério não necessariamente significa não ser simples), eu recomendo que use uma plataforma Rich Client. O Eclipse RCP é fantástico e tem o Netbeans Rich-Client Platform também (que eu ainda não testei, mas já vi bons comentários - inclusive de gente que já trocou o Eclipse RCP por ele). O Spring RCP que parece ter sido abandonado (o último release é de 2009).
sergiotaborda
Considere usar o framework Griffon. Ele é tipo um grails/rails para desktop usando groovy.
H
henrique_schmitt
Eu particularmente gosto mais do net beans para trabalhar com Swing.