Melhor forma de integrar bd?

Colegas,

Desenvolvi no netbeans toda a parte gráfica de um aplicativo para uma igreja, sou iniciante e estou tentando aprender, agora preciso criar o banco de dados e integrar a essa parte grafica do netbeans, quero saber qual a melhor forma de fazer isso,  qual bd usar, de forma eu começo a parti para essa proxima etapa.  Agradeço a atenção, pois dependo muito de voces aqui do forum. Abraços.

Cara, banco de dados depende muito do que você pretende fazer. Pelo que eu vejo não é nada muito complexo, que necessite de um banco de dados muito poderoso, eu recomendo usar MySQL. É bom, simples, e gratuito. E existem muitos tutoriais por aí que ensinam como usar Hibernate com MySQL.

Aliás, caso você não saiba, Hibernate é um framework de persistência que te auxilia (e facilita muito) a gerenciar as suas consultas no banco de dados, é só dar uma “Googleada” por ai sobre tutoriais Hibernate + MySQL que voce vai achar vários…

Dá uma olhada sobre padrões de projeto singleton. é uma forma de vc instanciar apenas uma vez
o objeto é bastante interessante. como nosso amigo ai disse dá uma ‘glogleada’.