Melhor forma de utilizar Spring

Olá. Quero uma opinião do povo do GUJ. Comecei a pouco tempo estudar Spring, mas me veio umas dúvidas. Estou estudando a partir da documentação e a partir de alguns exemplos espalhados por aí. Fiz um exemplo aqui bem básico. Um DAO de Usuário com básico para um CRUD(salvar, alterar, remover e listar). Criei uma interface UsuarioDAO e uma implementação dessa interface(UsuarioJpaDAO). Essa classe, a UsuarioJpaDAO recebe pelo construtor o EntityManager. Está funcionando perfeitamente tudo, mas minha dúvida é em relação ao BeanFactory e a arquitetura que estou utilizando. Atualmente para criar uma instância do meu UsuarioDAO eu faço o seguinte:

(...)
BeanFactory factory = new ClassPathXmlApplicationContext("applicationContext.xml"); 

UsuarioDAO usuarioDao = factory.getBean(UsuarioDAO.class);
usuarioDao.pesquisarTodos(usuario);
(...)

Aí ele cria uma instância do UsuarioJpaDAO numa boa, está funcionando perfeitamente. Mas o problema é. Acho que ficar espalhando a linha “BeanFactory factory = new ClassPathXmlApplicationContext(“applicationContext.xml”);” por todo o código é tosco. Então pensei que posso criar uma Factory para ele e daí o código ficaria desta maneira por exemplo:

(...)
BeanFactory factory = MinhaFactory.getBeanFactory();
UsuarioDAO usuarioDao = factory.getBean(UsuarioDAO.class);
(...)

Porém. Aí me vem outro possível problema. Me falaram(não sei se a pessoa estava certa) que uma das vantagens em utilizar o Spring era me livrar do “DAOFactory”. Mas eu pensei que nesse caso eu poderia ter uma DAOFactory e reduzir o código ainda mais e não seria uma vantagem “me livrar dele”:

(...)
UsuarioDAO usuarioDao = DAOFactory.getUsuarioDAO();
(...)

Daí o DAOFactory ficaria algo como:

public class DAOFactory {
	private static BeanFactory factory = new ClassPathXmlApplicationContext("applicationContext.xml");

public static UsuarioDAO getUsuarioDAO() {
		return factory.getBean(UsuarioDAO.class);
	}
}