Melhor FrameWork utilizando AJAX

7 respostas
J

Fala Pessoal,

Sou novo aqui na comunidade e estou trabalhando com Java a 7 meses.
Estou para fazer um trabalho na faculdade e gostaria de aproveitar para estudar mais sobre frameworks.

Gostaria de fazer algo com struts e hibernate, mas não sei se seria a melhor escolha.
Apesar de o struts 1.1 estar sendo mto utilizado, gostaria de saber se vale investir e tentar fazer este projeto na facul com struts 2.

Estive pesquisando e os mais conhecidos creio que seja o struts, hibernate e spring (este ultimo não sei como funciona…se alguém puder me dar uma luz).

Outra dúvida é a seguinte. Posso utilizar Ajax com esses frameworks?

Vou utilizar o eclipse 3.2 para desenvolver

É isso aí…espero que possam me ajudar.

Abraços.

7 Respostas

plentz

Não invista tempo no Struts 1.x. Se tiver que ser struts, dê uma olhada na versão 2.x.

Mas se você quer algo mais prático (inclusive para fazer a parte do ajax), dê uma olhada no Vraptor.

J

Então…como se trata de um projeto de tcc, gostaria de algo que pudesse, digamos, “impressionar” a banca entende?

Alguma coisa mais “parruda”, tendo em vista que temos ainda quase 6 meses para desenvolver…eu ficaria responsável pela parte de arquitetura.

O struts da versão 2.x eu li algo aqui mesmo no fórum sobre o refactoring do WebWork, este tipo de framework aceita ajax ?

Conforme o modelo MVC na parte de controler estou pensando em utilizar o hibernate mesmo, o que acha ?

Já trabalho com uma arquitetura que foi criada baseada fortemente em struts.

Se pudesse me enviar alguma informação sobre spring ficaria agradecido tb…fiquei curioso sobre este framework.

Obrigado

plentz

japz:
Então…como se trata de um projeto de tcc, gostaria de algo que pudesse, digamos, “impressionar” a banca entende?
Alguma coisa mais “parruda”, tendo em vista que temos ainda quase 6 meses para desenvolver…eu ficaria responsável pela parte de arquitetura.

Quer impressionar? Então ao invés de fazer algo enorme, complicado e dificil de entender como a maioria dos projetos de TCC que já vi, que tal fazer algo simples e bem estruturado?

Sim.

Comece tentando entender a separação de camadas. Hibernate faz parte do model, não do controller.

Ótima hora pra mudar.

Acredite, você tem bastante coisa pra ver ainda, antes de começar a ver algo como Spring.

J

Legal !!

Estou tentando ler sempre que possível os tópicos aqui no fórum pra aprender mais sobre esses frameworks, mas como li, é impossível conhecer a fundo todos.

Valeu pelas dicas plentz, acho melhor mesmo no começo partir para algo não tão complicado, afim apenas de impressionar, pode ser algo que volte contra o trabalho no futuro.

Mas blz…vou ler mais algumas coisas aqui…conforme vou tendo dúvidas(acho que vou ter muitas, e o ano é longooo…) vou postando aqui.

Valeu !!

Grinvon

O struts 2 mudou algumas coisas, mas ainda há a terrível dependência de XML, isso é fato.

O ActionForm foi para o espaço, podendo usar um simples POJO, não temos mais o strus-config, mas temos o struts.xml ^^ o ActionServlet agora virou FilterDispatcher, ainda temos processo de validação dos campos via XML (Action-validation.xml).

Ou seja, sem dúvida ele é melhor que struts 1, porém chega a ser tão melhor assim a ponto de nenhum outro framework ser melhor do que ele?

Temos boas chamadas aqui, o menta e vraptor que são nacionais e bons frameworks (apesar que só experimente ainda o mentawai).

saoj

O Mentawai tem suporte a Ajax no server-side e agora tb no client-side com o ótimo framework javascript MentaAjax.

Veja esse feedback que foi publicado no site hoje mesmo:

Jair_Rillo_Junior

Grinvon:
O struts 2 mudou algumas coisas, mas ainda há a terrível dependência de XML, isso é fato.

O ActionForm foi para o espaço, podendo usar um simples POJO, não temos mais o strus-config, mas temos o struts.xml ^^ o ActionServlet agora virou FilterDispatcher, ainda temos processo de validação dos campos via XML (Action-validation.xml).

Ou seja, sem dúvida ele é melhor que struts 1, porém chega a ser tão melhor assim a ponto de nenhum outro framework ser melhor do que ele?

Temos boas chamadas aqui, o menta e vraptor que são nacionais e bons frameworks (apesar que só experimente ainda o mentawai).

Podemos utilizar annotations no struts 2 ao invés do struts.xml e das Action-validation.xml.

Sobre Ajax, não importa qual framework web você esteja utilizando, eu acho que o DWR é uma excelente escolha para se trabalhar com Ajax.

Se tiver tempo, acho que vale a pena dar um olhada sim nos projetos brazucas, como Mentawai e VRaptor. Agora se você quer algo mais na “moda”, ai eu acho que você deve dar um olhada no JSF.

Criado 9 de março de 2007
Ultima resposta 17 de out. de 2007
Respostas 7
Participantes 5