Sou novo aqui na comunidade e estou trabalhando com Java a 7 meses.
Estou para fazer um trabalho na faculdade e gostaria de aproveitar para estudar mais sobre frameworks.
Gostaria de fazer algo com struts e hibernate, mas não sei se seria a melhor escolha.
Apesar de o struts 1.1 estar sendo mto utilizado, gostaria de saber se vale investir e tentar fazer este projeto na facul com struts 2.
Estive pesquisando e os mais conhecidos creio que seja o struts, hibernate e spring (este ultimo não sei como funciona…se alguém puder me dar uma luz).
Outra dúvida é a seguinte. Posso utilizar Ajax com esses frameworks?
Não invista tempo no Struts 1.x. Se tiver que ser struts, dê uma olhada na versão 2.x.
Mas se você quer algo mais prático (inclusive para fazer a parte do ajax), dê uma olhada no Vraptor.
J
japz
Então…como se trata de um projeto de tcc, gostaria de algo que pudesse, digamos, “impressionar” a banca entende?
Alguma coisa mais “parruda”, tendo em vista que temos ainda quase 6 meses para desenvolver…eu ficaria responsável pela parte de arquitetura.
O struts da versão 2.x eu li algo aqui mesmo no fórum sobre o refactoring do WebWork, este tipo de framework aceita ajax ?
Conforme o modelo MVC na parte de controler estou pensando em utilizar o hibernate mesmo, o que acha ?
Já trabalho com uma arquitetura que foi criada baseada fortemente em struts.
Se pudesse me enviar alguma informação sobre spring ficaria agradecido tb…fiquei curioso sobre este framework.
Obrigado
plentz
japz:
Então…como se trata de um projeto de tcc, gostaria de algo que pudesse, digamos, “impressionar” a banca entende?
Alguma coisa mais “parruda”, tendo em vista que temos ainda quase 6 meses para desenvolver…eu ficaria responsável pela parte de arquitetura.
Quer impressionar? Então ao invés de fazer algo enorme, complicado e dificil de entender como a maioria dos projetos de TCC que já vi, que tal fazer algo simples e bem estruturado?
Sim.
Comece tentando entender a separação de camadas. Hibernate faz parte do model, não do controller.
Ótima hora pra mudar.
Acredite, você tem bastante coisa pra ver ainda, antes de começar a ver algo como Spring.
J
japz
Legal !!
Estou tentando ler sempre que possível os tópicos aqui no fórum pra aprender mais sobre esses frameworks, mas como li, é impossível conhecer a fundo todos.
Valeu pelas dicas plentz, acho melhor mesmo no começo partir para algo não tão complicado, afim apenas de impressionar, pode ser algo que volte contra o trabalho no futuro.
Mas blz…vou ler mais algumas coisas aqui…conforme vou tendo dúvidas(acho que vou ter muitas, e o ano é longooo…) vou postando aqui.
Valeu !!
Grinvon
O struts 2 mudou algumas coisas, mas ainda há a terrível dependência de XML, isso é fato.
O ActionForm foi para o espaço, podendo usar um simples POJO, não temos mais o strus-config, mas temos o struts.xml ^^ o ActionServlet agora virou FilterDispatcher, ainda temos processo de validação dos campos via XML (Action-validation.xml).
Ou seja, sem dúvida ele é melhor que struts 1, porém chega a ser tão melhor assim a ponto de nenhum outro framework ser melhor do que ele?
Temos boas chamadas aqui, o menta e vraptor que são nacionais e bons frameworks (apesar que só experimente ainda o mentawai).
saoj
O Mentawai tem suporte a Ajax no server-side e agora tb no client-side com o ótimo framework javascript MentaAjax.
Veja esse feedback que foi publicado no site hoje mesmo:
Jair_Rillo_Junior
Grinvon:
O struts 2 mudou algumas coisas, mas ainda há a terrível dependência de XML, isso é fato.
O ActionForm foi para o espaço, podendo usar um simples POJO, não temos mais o strus-config, mas temos o struts.xml ^^ o ActionServlet agora virou FilterDispatcher, ainda temos processo de validação dos campos via XML (Action-validation.xml).
Ou seja, sem dúvida ele é melhor que struts 1, porém chega a ser tão melhor assim a ponto de nenhum outro framework ser melhor do que ele?
Temos boas chamadas aqui, o menta e vraptor que são nacionais e bons frameworks (apesar que só experimente ainda o mentawai).
Podemos utilizar annotations no struts 2 ao invés do struts.xml e das Action-validation.xml.
Sobre Ajax, não importa qual framework web você esteja utilizando, eu acho que o DWR é uma excelente escolha para se trabalhar com Ajax.
Se tiver tempo, acho que vale a pena dar um olhada sim nos projetos brazucas, como Mentawai e VRaptor. Agora se você quer algo mais na “moda”, ai eu acho que você deve dar um olhada no JSF.