Melhor IDE para desenvolvimento gráfico?

Pessoal,

Para trabalhar com Java hoje, temos “n” IDE’s e plugins das mesmas.
Qual a melhor IDE ou plugin da IDE (como já utilizei a do Eclipse mas achei muito lento) para realizar um projeto grande (bem gráfico), com várias telas, botões, etc? Tipo a que você cria o JFrame e só arrasta os botões, label, textes, etc. e o código é gerado automático e você só ajusta manualmente? Sem ter de se preocupar em ficar setSize, setBounds, etc?

Att.
Paulo Roberto 8)

Olá

Estou usando para estudo o JFormDesigner, com Eval License. O código que ele gera é bom.

http://www.jformdesigner.com/

Abraço!

Bem IDE vai muito de gosto, particularmente prefiro eclipse, mas a IDE netBeans acredito que tenha os recursos que você deseje ja nativos nela.

netbeans é o mais maduro para aplicações gráficas!
Já com relação a edição do código que ele gera é meio complicado. Quando tenho a necessidade de editar eu abro com o bloco de notas e faço as alterações. Não é uma boa pratica e tbm é muito arriscado, um simples mal entendido pode desencadear alguma reação indesejada pelo netbeans…

[quote] Olá

Estou usando para estudo o JFormDesigner, com Eval License. O código que ele gera é bom.

http://www.jformdesigner.com/

Abraço![/quote]

Cara, ele é free? Eu simplesmente odeio o NetBeans por causa do código. Ele gera muito código lixo…

Abraço.

o kra falando q o eclipse é lento e tão falando pra ele usa o net beans… kkkkkkkk

pois é…ninguem gosta do codigo gerado peklo net beans…alem do fato de vc ter q cola esse codigo pro bloco de notas pra fazer alguma alterção no codigo… o problema idsso é que nao da pra passa essa alteração pro proprio netbeans pq ele nao dexa vc altera o codigo (ao menos eu nao vi tal opção), só se vc abri otra classe, cola do bloco de notas nela e ai perde a chance de altera as coisa pelo mouse denovo…

pra mim akele ambientezinho la é pra kem ta aprendendo e vendo os evento q tem, coisa assim, ou pra kem ta com pressa…

Então eu havia dito que o Eclipse era lento, quanto utilizei o plugin para desenvolvimento gráfico, mas ha uns 2 anos atrás, atualmente eu não voltei a testá-lo!
E quanto ao código que o Eclipse gera? Na época para mim era bom!

Então tirando NetBeans e o Eclipse para desenvolvimento gráfico não tem recurso?

Voltando a perguntar como já perguntaram, o JFormDesigner é free?

Valeu!
8)

Infelizmente a ferramenta citada acima não é free…

Alguém poderia me indicar qual é (são) o(s) melhor(es) plugin(s)
para trabalhar com Swing para Eclipse?

Certo, sei que o NetBeans deve ser bom pra isso, mas
estou usando Eclipse…

Alguém conhece algum plugin BOM pro Eclipse pra esse
propósito? E de preferência free…

Olha eu gosto do eclipse mas os plugin dele para interface grafica não bate o do netbeans acho que o nome é Matis ou algo assim

Não sou mt fã de IDE naum… uso apenas como consulta… tipo… olho a estrutura e desenvolvo do meu jeito…

utilizo o IDE do NetBeans para pegar os (modelos)

Volta e meia este topico se repete :stuck_out_tongue:
Essa discussão é longa…
É uma questão pessoal, cada pessoa tem afinidade ou facilidade para trabalhar com alguma IDE.

Cara blz?
Eu uso o TIBCO, ele e uma ferramenta bem legal!!
So que ele e usado so para web, pois ele roda diretamente no browser, evitando de toda vez ficar criando o codigo html!!
E o TIBCO usa javascript!!

Mais tipo entra la no site da uma olhada, talvez vc goste!!
http://www.tibco.com/devnet/gi/
Blz?
Espero ter ajudado!! :lol:
flw!!

Bom. uso mais o netbeans e gosto dele, mas tem uns problemas chatos que ja foram mencionados aqui. por exemplo, os componentes(botoes e etc…) sao criados como private e se eu quiser mudar so editando pelo bloco de notas(pode ser algo na configuração).

Tentei experimentar o eclipse, mas apos tentar por dois dias usar o plugin VE na versao mais recente do eclipse europa, eu desisti.

uma alternativa é o jdeveloper da oracle, faz um tempo que nao mexo nele. mas era bom para aplicações swing e era free, so parei de usa-lo por que o mesmo, pelo menos ha cerca de um ano, deixava a desejar nas aplicações web.

falow

Clique sobre o componente, vá na aba Code dos Properties do componente. Abra o atributo Variable Modifiers e mude o seu componente para private, public, protected e tudo o mais que desejar, e pára de abrir o fonte no bloco de notas que isso é feio! rs…

Bom, voltando a pergunta inicial do colega:

Na verdade não conheço ngn que goste da forma como o NetBeans gera seus códigos, porém, depois de testarmos várias coisas, chegamos a conclusão que se o assunto for facilidade pra trabalhar com parte gráfica (e foi essa sua pergunta: “Melhor IDE para desenvolvimento gráfico?”) então o Matisse no NetBeans é o que há de melhor!

Mas como vc msm disse, ngn gosta do fonte gerado por ele. Então, por aqui fazemos como se o NetBeans fosse nosso gerador gráfico. Usamos ele apenas pra desenvolver as telas, pra desenhar msm. Depois das telas prontas, só fazemos pelo NetBeans as chamadas dos listeners correspondentes de cada componente. Ai importamos o código pro Eclipse e lá desenvolvemos tudo que precisamos, toda a codificação é feita no Eclipse. Não mexemos nas classes de tela de forma alguma pelo Eclipse. Se precisar acertar qq bobeirinha na tela, mudamos no NetBeans e importamos pro Eclipse denovo.

Trabalhoso?! É… depende do ponto de vista. As vezes parece msm ser, mas pra nós é mais viável do que programar dentro do NetBeans (que não gostamos) e tb mais viável que aguentar o VE do Eclipse e sua lentidão absurda!

Bom, é uma sugestão.

Boa sorte! :wink:

senhores, alguem sabe que plugin eu baixo para programar visualmente no NetBeans? tipo delphi, com botões, combos e etc…
Grato desde já…

Como já falei no post acima, MATISSE é o nome… mas vc não precisa baixá-lo separado, ele vem junto com o NB.

Eu recomendo o NetBeans também (a versão 6.1 está muito boa e bem leve, mais leve q o eclipse cheio de plugins).

Quanto ao código gerado, basta conhecer bem a ferramenta que ela permite que você edite tudo o que precisa, sem precisar recorrer ao bloco de notas.

Concordo que o editor de texto do eclipse é 1000x melhor que o do netbeans, mas nas novas versões até que dá pra usar :slight_smile:

Mas, independente da ferramenta que escolha, é fundamental conhecê-la a fundo, para não ter que ficar se matando depois editando código no notepad :wink:

atualmente uso netbeans e por enquanto supri as necessidades

vlws pela dica renata nao sabia dessa nao

Thank’s