Utilizando Netbeans, eclipse… que são mais uteis pra desenvolver as telas ou no braço mesmo usando um programa que tenha praticamente só código?
Caso de Exemplo:
Quando comecei a aprender html… css… php… enfim… webdesign eu usava dreamweaver, mas esquecia muita coisa pq eu só “clicava” e adicionava na maior parte do tempo. Depois q mudei pra um editor de texto sem essas facilidades, melhorei muito mais. Só não sei se com java posso ter a mesma facilidade pois é trocentas vezes mais complexo até pra montar as telas.
Pq usando Netbeans ou Eclipse os programadores ficam meio q “preguiçosos”. Qual a opinião de vocês?
Eu na verdade não posso lhe ajudar muito com isso - acho que você aprende mais se você pegar bastante código já escrito e pronto e ler e tentar entender. É como se fosse aprender a escrever em português lendo os clássicos da literatura.
É preciso arranjar código bem-escrito; isso você pode pedir dicas aqui no fórum, porque mesmo alguns projetos open-source de grandes organizações (como alguns projetos do Projeto Apache) têm código horrivelmente mal escrito.
FilhoDoRei
A melhor maneira de se aprender java… é estudando java.
Quanto a IDE, se preocupa com isso agora não, faça seus programas no Notepad ou vi, que
voce nunca vai ficar preguiçoso!
Falowssssss
H
heliortf
to com um livro aqui BigJava, eh bomzinho só que nao tem nada sobre Jtable ¬¬
e obrigado pelas respostas, se tiverem dicas ou qqer coisa pra adicionar no meu aprendizado… podem postar =D
bbmany
Para quem está iniciando recomendo o Scitila e o EJE (seguindo essa ordem de preferência).
Para aprender java é estudar e desenvolver…
Como estudo é sempre bom pegar um código testá-lo, comentá-lo de acordo com seu entendimento.
E na prática nade melhor do que você imaginar um pequeno projeto simples e útil para você começar a desenvolver baseando-se nos vários tutoriais.
bzy
Se fosse apenas Java seria mais fácil, mas se parar para pensar você teria uma lista parecida com esta:
[color=darkblue]Aprender Lógica de programação
Aprender Programação Orientada a Objetos
Escolher em que vai programar:
JavaSE
Aprender Swing
JavaEE
Aprender Servlet, JSP(JavaServer Pages), EL(JSP Expression Language), JSPTL(JavaServer Pages Standard Tag Library)
JavaME[/color]
Fora Framework, IDE e por ai vai.
G
gzofera
amigo lembrando tbem que aki mesmo no forum na parte de artigos e tutoriais existem bons artigos para quem esta comecando vale a pena dar uma conferida