Melhor maneira de conectar ao bando usando JSP

7 respostas
programadormaia

Olá pessoal do GUJ!!!
Estou iniciando um projetinho bem simples em jee.
Eu estou estudando sozinho… e não gosto muito de me guiar por livros, pois eles na maioria das vezes colocam coisinhas muito simples, e não mostram soluções inteligentes.

O problema é:
Certamente a maioria das páginas JSP, terão que acessar ao banco e não quero repetir código em todas as minhas páginas. Código do tipo:

Gostaria de saber como as aplicações modernas estão fazendo essa conexão com o banco de dados dentro de uma página JSP.

Muito Obrigado!!!

7 Respostas

Tchello

maia, pesquise sobre o uma “técnica” chamada ConectionFactory(onde você pode usar até um DAO) e MVC, isso vai resolver esse seu problema de reescrever o mesmo código toda hora e já lhe ensina bons métodos de separação da camada de apresentação com a de negócios.
Recomendo a apostila da Caelum FJ-21, lá encontrará exatamente o que precisa.

Abraços!

Filipe_Chagas

A primeira coisa que elas andam fazendo é não ter nada de

<% ... Connection con = null;Statement st = null;ResultSet rs = null; ... %>
dentro de JSPs! :lol:

Acredito que você esteja estudando o básico de aplicações Web, certo? Acho interessante vc dar uma lida em HTTP e depois procurar entender um pouco de Servlets.
A apostila que o Tchello recomendou é excelente!

Agora se você não estiver afim de ler a apostila, meu principal conselho é: Retire esse scriptlet da sua JSP e passe a utilizar JSTL e servlets.
Quanto ao problema da repetição de código, ConectionFactory é uma boa opção.

De qualquer maneira, insisto na apostila recomendada, ela tem tudo isso que você está procurando e muitas outras informações importantes.

Abraço! :wink:

Filipe_Chagas

Editado: tópico errado…

devel.andrerocha

Bom, ja que esta realmente buscando soluções inteligentes…estuda essa combinação aqui

MVC Persistencia Evitando scriptlet nas paginas
Struts (ou VRaptor) + Hibernate + jstl

Aqui tem uma otima apostila dos criadores do VRaptor

Segue ela que se vai ser feliz…

programadormaia

Vlw devel, frocchagas e Tchello!

Vou dar uma lida nessa apostila que vocês me recomendaram (Caelum FJ-21).
Realmente estou estudando ainda o básico, mais já quero desde já me acostumar a programar de uma forma eficiente e inteligente.
Essa ideia de evitar scriptlets nas paginas é uma boa, até porque facilita para o pessoal do designer, além de deixar os códigos mais limpos.

Se alguém tiver mais indicações de livros, apostilas e tutoriais em português que falam sobre isso, sobre alternativas inteligentes de evitar scriptlets nas paginas, porfavor postem aqui, pois creio que esse assunto seja de interesse de outras pessoas também!

Abs
Victor Maia

Adolpho_Alves

Cara da uma pesquisada em Servlets isso vai ajudar para vc implementar o MCV.

rdgms

Aew amigo tente utilizar o modelo MVC aonde a JSP seria so a view … mas aconcelhor voce utilizar uma framework MVC
como jsf , vraptor, struts…

Qualquer duvida poste ai!!!

Criado 20 de janeiro de 2009
Ultima resposta 21 de jan. de 2009
Respostas 7
Participantes 6