Melhor maneira de conectar ao bando usando JSP

7 respostas
programadormaia

Olá pessoal do GUJ!!!
Estou iniciando um projetinho bem simples em jee.
Eu estou estudando sozinho… e não gosto muito de me guiar por livros, pois eles na maioria das vezes colocam coisinhas muito simples, e não mostram soluções inteligentes.

O problema é:
Certamente a maioria das páginas JSP, terão que acessar ao banco e não quero repetir código em todas as minhas páginas. Código do tipo:

Gostaria de saber como as aplicações modernas estão fazendo essa conexão com o banco de dados dentro de uma página JSP.

Muito Obrigado!!!

7 Respostas

Tchello

maia, pesquise sobre o uma “técnica” chamada ConectionFactory(onde você pode usar até um DAO) e MVC, isso vai resolver esse seu problema de reescrever o mesmo código toda hora e já lhe ensina bons métodos de separação da camada de apresentação com a de negócios.
Recomendo a apostila da Caelum FJ-21, lá encontrará exatamente o que precisa.

Abraços!

Filipe_Chagas

A primeira coisa que elas andam fazendo é não ter nada de

<% ... Connection con = null;Statement st = null;ResultSet rs = null; ... %>
dentro de JSPs! :lol:

Acredito que você esteja estudando o básico de aplicações Web, certo? Acho interessante vc dar uma lida em HTTP e depois procurar entender um pouco de Servlets.
A apostila que o Tchello recomendou é excelente!

Agora se você não estiver afim de ler a apostila, meu principal conselho é: Retire esse scriptlet da sua JSP e passe a utilizar JSTL e servlets.
Quanto ao problema da repetição de código, ConectionFactory é uma boa opção.

De qualquer maneira, insisto na apostila recomendada, ela tem tudo isso que você está procurando e muitas outras informações importantes.

Abraço! :wink:

Filipe_Chagas

Editado: tópico errado…

devel.andrerocha

Bom, ja que esta realmente buscando soluções inteligentes…estuda essa combinação aqui

MVC Persistencia Evitando scriptlet nas paginas
Struts (ou VRaptor) + Hibernate + jstl