Melhor maneira de se estudar

11 respostas
douglas_vidotto

Ola pessoal, tudo bem?

Gostaria de pedir uma opinião de vocês. Como vocês costumam estudar? Debulhando livros ou pegando exemplos de código na internet? No laboratório em que trabalho, muita gente aprende usando google mesmo. Mas oque voces acham melhor? Estudar por livros, ou google?

Valew!

11 Respostas

T

Eu sou muito tradicional (para não dizer “velho”) e prefiro livros em papel mesmo (nem no notebook consigo ler por longos períodos; já tentei isso e me dei muito mal em uma prova de certificação da Microsoft, que tive de repetir).

Mas isso vai de pessoa para pessoa. Tem gente que consegue ler apostilas no computador, usar o MSN, ouvir rock pesado e ainda por cima atender um cliente no balcão, tudo ao mesmo tempo.

dmandrak

Estudar programação?

Eu leio bastante antes e depois de já ter lido e relido um monte de vezes pra estar com o conceito bem fundamentado, ou eu uso trecho de códigos dos livros em pequenas aplicações um pouco diferentes dos tutoriais ou então procuro esses trechos na net.

Mas eu recomendo ler pelo menos um pouco antes, senão vai chegar um momento que pode lhe faltar um conceito e vc pode errar por ‘falta de conhecimento’ e não por incompetência propriamente dita.

blackfalcon

douglas_vidotto:
Ola pessoal, tudo bem?

Gostaria de pedir uma opinião de vocês. Como vocês costumam estudar? Debulhando livros ou pegando exemplos de código na internet? No laboratório em que trabalho, muita gente aprende usando google mesmo. Mas oque voces acham melhor? Estudar por livros, ou google?

Valew!

Acho que um completa o outro. Nada melhor que um livro para estudar pois foi escrito por pessoas realmente qualificados e antes de ser entregue para o publico foi revisado muitas vezes.

Agora, ninguem pode falar que aprende tudo de uma linguagem em miseras 1000 pags. O melhor é voce usar os dois, um livro como guia e o google para fazer pesquisar e aprender a parte…

Se for pra escolher o livro, acho que o mais facil de aprender é Java - Como programar 6ed

Caso voce nao tiver dinheiro pra comprar, ja vi em comunidades do orkut para download…

Abraços

Andre_Brito

Eu não sou velho e também preciso estudar dessa maneira. Se eu tenho 100 slides pra estudar, preciso deles impressos pra conseguir estudar.
Acho que assim é melhor. Até mesmo por causa da vista (por incrível que pareça, o monitor, por mais que seja LCD, me deixa “meio cego”).

Ao criador do tópico: tudo. Desde exemplos de código à dicas que eu consigo dos próprios coders. Além disso, é legal, enquanto ir lendo um livro, praticando a linguagem, tanto com coisas que você leu no livro até coisas novas que possam aparecer.

douglas_vidotto

Eu acho que me dou melhor com livros também. Mas muitas vezes o tempo fica curto para entregar as coisas, e muitas vezes fico perdido em como aprender aquilo rapidamente.

O blackFalcon recomendou o livro do Deitel. Eu comprei ele e to gostando muito. Li em alguns tópicos que muita gente recomenda aquele Use a Cabeça: Java. Eu dei uma olhada e parece ser bem interessante o modo como eles ensinam. Vocês recomendam algum? Acham que um consegue ensinar melhor? Ou não debulhar muito esses livros para aprender mais rapidamente?

dmandrak

Galera, não sei se o livro do qual vcs tão falando é esse pq eu só tenho ele em inglês mas esse aqui é fera.

Head First Java
Your Brain on Java - A Learner’s Guide

Kathy Sierra & Bert bates

Esse cara é tão bom que vc até ri estudando.

Não tô brincando não, pra mim é um BAITA livro, e olha que além de chato eu era nooooooooob em Java.

Podem acreditar :stuck_out_tongue:

Marcio_Duran

[size=24]Think different !!![/size]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0MwD-TZ6r9Y[/youtube]

dmandrak

douglas_vidotto:
Eu acho que me dou melhor com livros também. Mas muitas vezes o tempo fica curto para entregar as coisas, e muitas vezes fico perdido em como aprender aquilo rapidamente.

O blackFalcon recomendou o livro do Deitel. Eu comprei ele e to gostando muito. Li em alguns tópicos que muita gente recomenda aquele Use a Cabeça: Java. Eu dei uma olhada e parece ser bem interessante o modo como eles ensinam. Vocês recomendam algum? Acham que um consegue ensinar melhor? Ou não debulhar muito esses livros para aprender mais rapidamente?

AHUAUHAUAHUAH

Pela maravilhosa lógica matemática:

Se você diz que recomendaram “Use a Cabeça”, eu digo que recomendo o “Head First” e o Marcio Duran tem na foto dele o Head First com o título de use a Cabeça eu logicamente recomendo o USE A CABEÇA.

É muito bom!

douglas_vidotto

Hehehehe, valeu!! Eu achei o pdf do livro. É bom mesmo. Curti muito o ar meio anos 60 que deram nele.

LPJava

ahh! isso eh algo que cada tem o seu, procure descobrir qual a melhor forma que de estudar., isso vai levar um certo tempo nao muito mas vc descobre… eu mesmo sou da turma do thingol, nao curto ler no pc, nao ave maria eu acabo dormindo… e nao consigo, a luz do monitor acaba meus olhos… a unica coisa que leio na frente do pc é materias blog, sites de noticias. , mas para esutar prefiro o livro e uma luminaria daquelas bem flexiveis… agora o que nao deixo de mao é uma boa cadeira(eu uso uma poltrona de escritorio), se eu estiver sentando em um lugar desconfortavel eh dificil… tb!

Agora a respeito do material gosto de ler livros ja conceituados, material de internet uso apenas para complementar meus estudos mas nao como fonte principal, há muita coisa boa e muito lixo!

flw!

C

Diogo,

Você pode informar o link onde você encontrou o pdf do livro? Estou começando com Java e como o livro foi bem citado…

Criado 3 de outubro de 2008
Ultima resposta 3 de out. de 2008
Respostas 11
Participantes 8