Melhor maneira para conexao com banco de dados?

4 respostas
blackfalcon

Ola pessoal, estou iniciando agora em banco de dados com Java. Ja consegui fazer uma aplicação que insira os dados do banco de dados e que retorne de acordo com os botoes. Mas fiz isso utilizando o mysql connector/j.

Estava lendo, e parece que ja tem varios frameworks especificos para isso. Alguem poderia me explicar melhor como funciona? Qual eu devo utilizar? E, se possivel, colocar o link de algum material so para eu começar…

Abraços

4 Respostas

Guevara

O framework ORM mais usado é o Hibernate, entre no site dele e baixe-o, ao decompactar vc usará o hibernate3.jar dentro da /lib do seu projeto. Se vc usar VRaptor para desenvolver aplicações web, existem tutoriais para vc desenvolver usando Hibernate.

Baixe as apostilas FJ-21 e FJ-28, comece pela FJ-21.
Abraço!

blackfalcon

Mas esses frameworks sao tantos para web quanto desktop?

Ja baixei aqui a apostila da caelum, irei tomar um tempo para le-la.

Guevara

Sim, o Hibernate é para ser usado em aplicação desktop ou web, é uma camada a mais entre a sua aplicação e o banco.
Nas apostilas explica como vc pode utilizar.
Dependendo do tipo de estratégia de desenvomimento que vc adotar, vai precisar dos outros jar’s que estão dentro da pasta do Hibernate, estão na pasta “required” e “optional”.

blackfalcon

Entendi amigo, ja comecei ler aqui. Aproveitando o embalo das perguntas, o que é Design Pattern? Aqui na apostila fala que vou aprender sobre Design Pattern Factory. O que seria isso?

Abraços

Criado 9 de maio de 2010
Ultima resposta 9 de mai. de 2010
Respostas 4
Participantes 2