Pessoal, cheguei na parte de preparar relatórios para impressão no sistema que estou desenvolvendo. Trivialmente tenho varias informacoes no banco, e preciso obte-las, e preperar os relatorios para impressão. Gostaria de algumas dicas de qual a melhor maneira de fazer isso, mas somente na parte de impressao, nas partes de obtençao de informacoes e preparacao ta tudo tranquilo. Pelo que andei olhando, pode-se montar uma jtable e usar os metodos print dela, essa é a melhor forma? Gostaria de uma força… Obrigado!
Melhor maneira para se preparar um relatório para impressão
7 Respostas
E ai pessoal, ninhuma dica?
Eu uso o JasperReports com o iReport pra fazer a modelagem do relatório… bem prático e simples de usar. Da uma pesquisada q tem bastante informação a respeito.
Olá amigo, valeu pela ajuda!
Pelo que percebi dando uma olhada superficial, é algo que compensa aprender e dar uma aprofundada, pois através deles vc pode montar relatórios de vários tipos, pra desktop ou web, e como estou desenvolvendo uma aplicacao desktop e vou começar a me aprofundar em desenvolvimento web, parece ser muito interessante pra min…
O JasperReports com o iReport são realmente a melhor opção para relatórios complexos.Mas quando eu precisava de algo mais simples, eu usava uma API chamada ImpressaoVisual que imprimia os dados direto de um JPanel com perfeição. o site é esse( http://sourceforge.net/projects/jvp ), mas não sei pq o autor retirou o conteúdo das pastas Deixo aqui minha reclamação para algo que era simples e eficiente. 
Só pra completar, o iReport+Jasper num é a única opção atualmente. O próprio Birt da fundação Eclipse, está muito bem. Agora possui muitas coisas que só via no JasperReports. Vale a pena dar uma olhada.
Estou com uma tremenda dúvida entre estudar o jasperReport com o Ireport ou montar os relatórios em uma jtable e imprimi-la. Apesar que para usar aquele método print() da jtable, tem que tentar traduzir aquela tela de escolha de opçoes, pois ela é ingles. E tbm tem q dar um jeito de colocar o número da pag. Ou entao terei que fazer um método para imprimir essa jtable, que não deve ser muito fácil…
Me parece q estudar o jasper e o ireport compensa mais, pois terei bem mais opçoes de relatórios e me pouparia um trabalho futuro, que é o de gerar um arquivo da jtable que eu criar, caso o usuário queira enviar esse arquivo… E com o jasper, eu já posso criar esse arquivo.
Entao, pelo q percebi, se eu quiser algo mais rápido porem limitado e até deselegante (se eu nao conseguir traduzir a tela), uso a jtable. E se eu quiser algo melhor porem um pouco mais demorado pra estudar, estudo e uso o jasper. Peço umas dicas dos colegas mais experientes, pois estou começando a trabalhar com relatórios agora. Desde já agradeço.
Vc pode usar essa table q vc tem pronta já imprimir o relatório pelo jasper com ela. É só montar o modelo e usá-la como datasource.