Melhor país para uma experiência internacional

Bom dia turma.

Trabalhar fora do Brasil está nos meus planos à décadas. Sempre tive vontade de trabalhar principalmente nos países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e também em alguns países específicos na Europa como Alemanha e Holanda.
Procurando nos sites internacionais de emprego, vi que em todos eles existe muita oferta para o mercado de TI, mas opiniões pessoais também são de grande valor, por isso vim aqui para saber se algum dos colegas tem mais informações sobre o mercado de TI nesses países. E também outras informações tipo, qual deles teria o visto menos difícil para o trabalhador estrangeiro.
Como alguém aqui vai saber disso? Bem, geralmente por experiência de trabalho fora do país ou conhecendo alguém que trabalha ou já trabalhou fora.
Para finalizar, tirando os destinos triviais como EUA e Canadá (Que por sinal é modinha agora), qual outros países vocês escolheriam para uma experiência internacional?

Cara, estou na Alemanha há um tempo trabalhando. Trabalho em uma multinacional alemã no Brasil e fui deslocado pra cá por três meses pra trabalhar em uns projetos.

Como experiência de trabalho e de vida, recomendo a Alemanha pra todos. É um país incrível, com custo de vida barato se você ganha em Euro, lugares incríveis pra turismo e povo educado (com algumas exceções, tipo o motorista do ônibus em Munique que peguei ontem a noite :stuck_out_tongue: ).

Sem falar que eles estão de portas abertas ao povo brasileiro. A parceria pra transferência de conhecimento e tecnologia entre os países é muito forte.

Não sei de outros países da União Européia e Zona do Euro, mas aqui é muito fácil de conseguir visto de trabalho e permanência. A população é idosa e empregos pra gente capacitada estão sobrando. A maioria dos jovens aqui trabalha em lojas ou em caixa de supermercado. O governo te ajuda com algum dinheiro quando você tem filhos, porque a população está diminuindo e existe uma certa resistência à vinda de Turcos e imigrantes de outros países do Leste.

Enfim, recomendo a Alemanha pra você por ser o país com o qual tive essa experiência. Mas com certeza os Países Baixos, Dinamarca, Suécia e afins compartilham da mesma situação e facilitam muito a entrada de estrangeiros da América e Ásia principalmente.

Não acredito que tenha um “melhor” país para tanto, mas vou citar alguns exemplos dos quais tenho algum conhecimento:

Alemanha
Como o Ruttman disse, Alemanha é muito aberta a imigração, muita empresa tá aberta a sponsorship, principalmente quando se tem nível de especialização e experiência na área. Berlin de uns tempos pra cá ganhou a fama de “vale do silício europeu” e o custo de vida é baixo comparado com outras capitais e grandes cidades europeias. No site http://berlinstartupjobs.com/ você encontra várias vagas de empresas por lá, conheço muita gente que tem ido pra lá trabalhar e não se arrependem (apesar do frio lascado). Inclusive aqui mesmo no GUJ tem alguns que já moram lá por algum tempo.

Eu particularmente não gosto muito de frio, mas como experiência de vida e carreira, vale muito a pena o investimento. Se você pretende emigrar pra lá, precisa primeiro certificar de que teu diploma tem a equivalência que eles exigem. Um diploma de bacharelado deveria ser suficiente, e deve também traduzi-lo para inglês e/ou alemão para conseguir o visto. Uma coisa interessante é que a Alemanha tem um visto específico pra você ficar lá por um tempo a procura de um job. Não lembro o nome deste visto mas vale a pena tentar, e na embaixada da tua cidade eles te dão toda a informação e documentos necessários.

Inglaterra
Muito díficil conseguir o visto pois o mercado de TI, principalmente pra devs em Londres tem muita oferta. Nem toda empresa está disposta a fazer sponsorship, e você estará concorrendo com muitos programadores ingleses que, diga-se de passagem, são bons. Não custa tentar, muito brasileiro consegue ir pra lá trabalhar na área. Também seria bom ter um certificado de proficiência em inglês, pois para o UK visa esse é um dos critérios.

Portugal
Acredito que o visto seja mais fácil para conseguir, por causa da língua entre outros acordos entre os países. Porém devido a crise o mercado de TI em PT desaqueceu (embora voltou a aquecer nos últimos dois anos), mas ainda assim é muito tímido se comparar com Alemanha e Inglaterra, por exemplo. Custo de vida absurdamente baixo e clima muito parecido com Sudeste Brasileiro, o que torna a adaptação menos dolorosa de início. Muita gente passa por Portugal e daí um tempo vai pra outro país, pois a residência Portuguesa dá direito a ficar em outro país sem visto por até 90 dias.

Benelux (sem o Lux :P)
Tenho conhecidos que moram na Bélgica e Holanda. Eles são mais flexíveis para visto brasileiro doq os ingleses, mas não tão quanto Alemanha. A Booking, por exemplo, contrata estrangeiro a rodo, mas você precisa saber (ou estar disposto a aprender) Perl.

Bom, só posso dizer um pouco doq sei com relação a Europa. Não sei nada sobre EUA, Canadá e Austrália.

Gente, agradeço muito as informações. Experiências pessoais sempre são muito mais válidas do que informações vagas encontradas na internet.

Ruttmann,
Qual é a média do valor de aluguel de um AP de 1/4 ai?
Qual é a média salarial para dev?
Comprar imóvel próprio é muito difícil?
Idade seria um problema? estou chegando no 3.5 :slight_smile:
Também ouvi falar que a mordida do imposto de renda é bem grande, procede?

[quote=matheusssilva]Gente, agradeço muito as informações. Experiências pessoais sempre são muito mais válidas do que informações vagas encontradas na internet.

Ruttmann,
Qual é a média do valor de aluguel de um AP de 1/4 ai?
Qual é a média salarial para dev?
Comprar imóvel próprio é muito difícil?
Idade seria um problema? estou chegando no 3.5 :slight_smile:
Também ouvi falar que a mordida do imposto de renda é bem grande, procede?[/quote]

Olha, o valor pra alugar um apê varia bastante. Depende da cidade (por exemplo, Munique é bem cara, Berlin mediana, Stuttgart é mais barato). Mas acredito que por cerca de 400 euros você consegue algo muito bom!

Quanto a salários eu não sei te dizer. Continuo trabalhando pra filial brasileira, minha estadia é temporária aqui… :stuck_out_tongue:

Comprar imóvel próprio não é difícil não. Tem linhas de crédito interessantes aqui. O que custa bem caro é construir imóveis. A mão de obra é caríssima.

Idade jamais seria problema, afinal a maioria do povo já idoso. Um cara de 35 é um gurizinho aqui. uahauhauah

Não sei te dizer qual o percentual do imposto de renda. Mas pelo menos aqui vale a pena pagar imposto. Cidades limpas, variados meios de transporte baratos e eficientes, saneamento básico de primeira, as Autobahns que não tem pedágio (na Alemanha não existe pedágio em lugar algum)…

Alguém tem algo a dizer sobre o CANADÁ?

Canadá também é um bom destino profissional. Mas eu deixei a ideia de Canadá meio de lado. Motivo? O Canadá virou modinha, todo mundo quer ir pra lá hoje em dia, existem até empresas que ganham dinheiro as custas dessa grande procura que existe hoje, oferecendo supostas “consultorias” e “agenciamentos”.
Outra desvantagem disso é que por ter muita procura, acaba criando longas filas de espera por vistos.

Mas a vantagem é que o idioma lá é inglês, exceto a província do Quebec que a linguá oficial é o francês, mas em todo o resto do país o idioma é o inglês. Acredito que a maior barreira que a Alemanha tem em atrair mão de obra qualificada é a língua.

Ruttmann,
Vai voltar para o Brasil? Não curtiu muito o gelo? :slight_smile:

Canadá também é um bom destino profissional. Mas eu deixei a ideia de Canadá meio de lado. Motivo? O Canadá virou modinha, todo mundo quer ir pra lá hoje em dia, existem até empresas que ganham dinheiro as custas dessa grande procura que existe hoje, oferecendo supostas “consultorias” e “agenciamentos”.
Outra desvantagem disso é que por ter muita procura, acaba criando longas filas de espera por vistos.

Mas a vantagem é que o idioma lá é inglês, exceto a província do Quebec que a linguá oficial é o francês, mas em todo o resto do país o idioma é o inglês. Acredito que a maior barreira que a Alemanha tem em atrair mão de obra qualificada é a língua.
[/quote]

Show de bola. Curti sua opinião lek! Valeu então,
abs.

[quote=matheusssilva]Ruttmann,
Vai voltar para o Brasil? Não curtiu muito o gelo? :)[/quote]

É, to voltando nesse sábado pro Brasil.

O gelo é legal pra caramba, mas chega uma hora que enche o saco. Sem falar de ter que ficar longe da família, amigos, namorada… :stuck_out_tongue:

Se bem que do jeito que nosso país se encontrar atualmente, dá mais vontade chamar a família e os amigos pra cá do que voltar…

Tenho uma curiosidade: seria possível trabalhar remoto nessas empresas, por exemplo, do Canadá, Alemanha, EUA etc? Como é visto essa modalidade nesses países? Vejo salários de 93 mil dolares e gostaria de saber se conseguiria trabalhar no Brasil e receber esses valores :slight_smile: Obrigado.

Já pensou, sô? hehehehe

93 mil anuais né??? 0.0

Acho difícil cara, provavelmente esses salários são para profissionais mais estratégicos e é bem difícil esses caras trabalharem de casa, do Brasil ainda… Não estou dizendo que não existe, mas que acho difícil.

Abs :wink:

93 mil anuais né??? 0.0

Acho difícil cara, provavelmente esses salários são para profissionais mais estratégicos e é bem difícil esses caras trabalharem de casa, do Brasil ainda… Não estou dizendo que não existe, mas que acho difícil.

Abs ;)[/quote] adriano_si, sim, esses valores são anuais.

93 mil anuais né??? 0.0

Abs ;)[/quote]

Até onde sei 100k anuais é um salário mediano para desenvolvedores nos EUA e na Austrália. Mas provavelmente essas vagas sejam para profissionais full e in loco.

Se for pra trabalhar remoto acho que só conseguindo um contrato ou outro como freelancer, assim como muitas empresas fazem em países asiáticos.

[quote=Júlio Murta]Até onde sei 100k anuais é um salário mediano para desenvolvedores nos EUA e na Austrália. Mas provavelmente essas vagas sejam para profissionais full e in loco.
Se for pra trabalhar remoto acho que só conseguindo um contrato ou outro como freelancer, assim como muitas empresas fazem em países asiáticos.[/quote]
Mas esses contratos freelancer são difíceis de conseguir? Alguém sabe? Maracujá está há um tempo no Canadá e deve saber sobre freelancer…

[quote=cha][quote=Júlio Murta]Até onde sei 100k anuais é um salário mediano para desenvolvedores nos EUA e na Austrália. Mas provavelmente essas vagas sejam para profissionais full e in loco.
Se for pra trabalhar remoto acho que só conseguindo um contrato ou outro como freelancer, assim como muitas empresas fazem em países asiáticos.[/quote]
Mas esses contratos freelancer são difíceis de conseguir? Alguém sabe? Maracujá está há um tempo no Canadá e deve saber sobre freelancer…[/quote]

Nunca fiz esse tipo de trabalho. Mas você pode encontrar algumas oportunidades aqui e aqui.

Se contrato temporario é a sua praia, aqui em Londres tu podes fazer uma boa de uma grana.

Diria que a média diaria é £450, bem como esse site mostra: http://www.itjobswatch.co.uk/contracts/uk/java.do
Trabalhando uns 20 dias por mes da £9000 e se nao me engano contractors pagam uns 25% de imposto.

Estando aqui nao é dificil de conseguir, obviamente depende da tua experiencia, tecnologia, é uma negociacao.
Agora conseguir trabalhar remotamente em outro país ja nao sei, diria que é dificil.

[quote=fabiofalci]Se contrato temporario é a sua praia, aqui em Londres tu podes fazer uma boa de uma grana.

Diria que a média diaria é £450, bem como esse site mostra: http://www.itjobswatch.co.uk/contracts/uk/java.do
Trabalhando uns 20 dias por mes da £9000 e se nao me engano contractors pagam uns 25% de imposto.

Estando aqui nao é dificil de conseguir, obviamente depende da tua experiencia, tecnologia, é uma negociacao.
Agora conseguir trabalhar remotamente em outro país ja nao sei, diria que é dificil.[/quote]

Como conseguiu um emprego aí? Qual o nível dos desenvolvedores da sua região?

Tenho passporte italiano entao me mandei pra ca e sai procurando.

Tem de tudo que nivel, igual ao Brasil.