http://www.toptal.com/[/quote] Leandro, valeu pela dica. Obrigado.
Tenho passporte italiano entao me mandei pra ca e sai procurando.
Tem de tudo que nivel, igual ao Brasil.[/quote]
Sério mesmo? Até aqueles que não sabem nada de programação e embromam o chefe/cliente?
Igualzito!
Quais países oferecem asilo para brasileiros?
Ruttmann,
Você está vindo por vontade própria? A empresa lhe permitiria ficar se você quisesse?
[quote=matheusssilva]Ruttmann,
Você está vindo por vontade própria? A empresa lhe permitiria ficar se você quisesse?[/quote]
A empresa que trabalho está passando por uma fase de reestruturação. Logo, todos os trabalhos que não envolvem design e desenvolvimento de sistemas, devem ser levados para o offshore.
Nesse caso, passei esse período na Alemanha pra trazer serviços para o polo da empresa no Brasil.
Mas olha, com um pouco mais de estudo e os contatos certos lá dentro, conseguiria tranquilamente me mudar pra lá.
Leia o que o Maracuja diz nessa thread:
http://www.guj.com.br/java/278220-morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena
*Nessa thread eu tambem falo sobre como sao as coisas aqui na NZ
Um salario de 100k anuais e’ mais que mediano, pelo menos aqui na NZ e Australia; vale lembrar que o valor e’ anual e antes de taxas.
http://www.payscale.com/research/AU/Job=Software_Developer/Salary
[quote=Ruttmann][quote=matheusssilva]Ruttmann,
Você está vindo por vontade própria? A empresa lhe permitiria ficar se você quisesse?[/quote]
A empresa que trabalho está passando por uma fase de reestruturação. Logo, todos os trabalhos que não envolvem design e desenvolvimento de sistemas, devem ser levados para o offshore.
Nesse caso, passei esse período na Alemanha pra trazer serviços para o polo da empresa no Brasil.
Mas olha, com um pouco mais de estudo e os contatos certos lá dentro, conseguiria tranquilamente me mudar pra lá. :)[/quote]
Ruttmann, a que tipo de estudo você se refere?
IMHO, se vc esta basendo sua escolha por um bom pais para ter sua experiencia internacional em ser “modinha” ou nao vc esta extremamente equivocado. Sua escolha deveria ser baseada em melhores oportunidades, qualidade de vida e outras coisas importantes. Provavelmente se o Canadá virou “modinha” provavelmente foi pelos melhores motivos, como por exemplo.
1 - Excelente qualidade e vida, as principais cidades canadenses (Toronto, Montreal, Vancouver e Montreal) sempre figuram entre as melhores cidades do mundo para se viver, todas geralmente estao no TOP 15 de qualquer ranking.
Toronto escolhida a melhor cidade do mundo para se viver pela the economist em 2015
Melhores cidades para se viver Wikipédia
2 - Excelente receptividade de imigrantes, ja que em lugares como Toronto 49% das pessoas nasceram no exterior. Vc nao se sente um imigrante aqui.
3 - Mtas e boas oportunidades de trabalho.
4 - Facilidade de se imigrar legalmente.
E a lista cresce.
Na verdade se vc for imigrar legalmente o tempo de processo e similar na maiora dos países. (Canada, Australia, NZ e etc). Inclusive um novo processo de imigração foi criado este ano, o express entry, que promete agilidade na concessão do visto.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/express/express-entry.asp
Tenho alguns amigos que trabalham remoto para empresas americanas, porem, trabalham por contratos (equivalente ao PJ brasileiro) e ganham cerca de 70.000 por ano. E eles tem que ficar no brasil, pois nao ganham visto ou tem permissão para trabalhar nos EUA.
Um salario bom (não excelente) se vc trabalha no Canada giram em torno de 100.000 por ano como “CLT” e 140.000 por ano como “PJ”. Vc não vai achar emprego que pague isso no Brasil, nem em SP, talvez muito dificilmente uma ou outra mosca branca deve ganhar salários assim no Brasil, mas diria que a media e bem abaixo disso. Nos EUA segundo se diz e tenho observado se paga entre 10% e 15% a mais, logo devo saber melhor, pois estou pensando em me mudar de Toronto para algum lugar nos EUA!
Se vc for full time (equivalente ao CLT) 100.000 e um bom salario, no Canada ou nos EUA. A mediana deve ficar entre 75.000 e 85.000. Claro, geralmente vc tem outros benefícios (grandes emrpesas) e acaba ganhando pelo menos 10% a mais do que isso, com bonus anuais, planos de compra de acoes de empresas com “company match” e planos de previdência privada com “company match”. Se vc contar isso tudo… ai sim 100.000 poder ser a media para um senior por exemplo.
Vlw!
[/quote]
Maracujá, eu não questionei tais pontos, longe disso, a excelente qualidade de vida Canadense é inegável. O Canadá é sim um excelente país para se viver, eu jamais questionei tal coisa.
Quando eu me refiro a desvantagem por ser “modinha” é pelo fato de ser alvo de muita gente em busca de imigração. Isso causa uma grande procura e consequentemente, uma fila maior, maior tempo de espera, mais exigências, lei da oferta e demanda.
Eu sempre vejo a propaganda feita pelo governo canadense sobre a necessidade de mão de obra estrangeira. Mas essa necessidade forma um contraste com a grande burocracia que é o processo canadense. Quem precisa simplifica, e não dificulta.
Por exemplo, para uma empresa canadense contratar um estrangeiro que ainda não tenha visto, ela passa por um processo extremamente desgastante e custoso para a empresa, por isso hoje pouquíssimas são as que se dispõe a ser sponsor.
O processo Express Entry já fez três chamados e até hoje só fiquei sabendo de apenas dois brasileiros, a maioria é indiano e chinês.
Eu particularmente achei o Express Entry uma desvantagem, pois coloca todas as áreas em patamar de igualdade, você acaba concorrendo com pessoas de todas as áreas, mesmo se sua área tem mais demanda.
O Canadá por exemplo não tem um visto de procura de trabalho como a Alemanha tem, onde você pode ficar por 6 meses no país procurando trabalho, caso você encontre, você junta toda a papelada e dar entrada no visto de trabalho, e segundo informações, o processo é bem agilizado mas tem exigências, por exemplo, esse visto só é concedido para pessoas com formação superior.
Alemanha tem dificuldades de atrair mão de obra qualificada de fora por vários motivos, dentre eles o idioma que acho realmente ser o maior obstáculo, você pode falar inglês no trabalho, mas sua vida no dia a dia em sociedade é em alemão.
Eu não vejo toda essa “moda” de imigração em outros países, todos tem mas o Canadá é o destino mais procurado hoje em dia. Nas redes sociais são grupos e mais grupos com milhares de pessoas que estão na fila do processo.
Mas em fim, eu prefiro fugir das grandes filas, estou investindo muito em qualificação (idiomas e pós-graduação), quero um lugar onde minha chance esteja mais pŕoximas.
Ofertas de trabalho não é fácil de conseguir, as empresas até precisam mais não querem ter que encarar toda essa burocracia.
[quote=Maracuja]Vc não precisa se preocupar com filas, se vc for qualificado. A maioria das pessoas nao vai chegar aqui, pois e/ou não são qualificadas e/ou preguiçosas na hora de estudar e conseguir todos os papeis necessários. Porém, quem e qualificado e possue tenacidade chega aqui. Eu mesmo tenho 3 amigos que irão chegar aqui este ano. Seja onde for que vc queira chegar, te desejo boa sorte!
Vlw![/quote]
Mas afinal, o que é um profissional qualificado para os padrões estrangeiros? O que programadores juniores, plenos e seniores precisam saber para serem considerados “atraentes” para o mercado de T.I aí fora?
Trabalhadores qualificados são geralmente pessoas que possuem pelo menos um curso superior (Bacharelado de 4 anos) com pelo menos 4 anos de experiencia. Se bem que um grande numero (muito maior que no brasil) de pessoas possuem mestrado por aqui, e acredito que não seja diferente na Europa.
Tanto aqui, como no Brasil ou em qualquer lugar, para vc ser “atraente” e bom estar constantemente em atualização. Sobre ser júnior, pleno e sênior, acredito que para profissionais juniores e plenos seja mais difícil conseguir algo no exterior, pois a maior demanda e por profissionais experientes.[/quote]
Quais eram suas habilidades quando saiu do Brasil? Na época, você se considerava um profissional acima da média?
Julio, acho que o que o Maracujá quis dizer de exeperiência, é que lá é como aqui no Brasil, ou seja
Ter alguns anos de experiência com a linguagem de programação, uma graduação, pós e certificados na area. As vezes pós e certificação nem é tão requerido assim, porém será de grande valor, e acredito que nem seja tão difícil conquistar assim.
É claro que também precisa ter o inglês afiado, se tiver um IELTS na mão, melhor ainda (tem lugares que até exigem essa certificação)
Posso ter parecido um pouco ignorante no meu último post embora não tenha sido a minha intenção. Eu já vi o currículo do Maracujá e sei que ele trabalhou em empresas tops aqui no Brasil e que ele é realmente bom. Eu estou perguntando tudo isso pois gostaria de entender o quanto falta para que eu possa me qualificar até alcançar um bom nível para algo fora do Brasil. Além do mais, eu sempre tive a impressão que, para trabalhar fora daqui é necessário ser um profissional excepcional, muito além da média.
Atualmente trabalhei com 2 indianos, que estão nos EUA, que são arquitetos senior. Sinceramente? Esperava mais deles, beem mais. Fiquei sabendo de um americano também (se não me engano), que trabalhou junto com a minha equipe atual, que não demonstrou muitos conhecimentos técnicos, e o cliente, a qual está contratando o desenvolvimento daqui do Brasil (diretamente com a empresa brasileira onde trabalho - offshore) diz que gosta do nosso trabalho (dos brasileiros) e que prefere nós do que indianos e indonésia (teve outro país que citou, mas não lembro qual).
Tenho um Tio que mora em San Franscico - California.
Ele sempre me deixa louco quando converso com ele rs… Sobre a qualidade de vida que ele têm…
Ele me convida e me arruma emprego para ganhar 3000 Dolares mais com visto de estudante e ficar naquela brecha da Lei,ficando como estudante…Porem você não pode trabalhar “Mais sempre os caras trabalha”.
E fica renovando o visto.
Tipo fica alguns meses lá,volta para o Brasil fica 1 mês e volta e renova o visto lá…
Porém não é na área de TI =X
Fico sempre realmente tentado em deixar tudo e partir para lá e morar com ele algum tempo…
Mais já decidi que primeiro vou terminar a faculdade,curso CC e ganhar experiência e tirar algumas certificações.
Penso e juntar um dinheiro para fazer uma Mestrado lá ou uma extensão que é mais barato.
Tanto uma extensão quanto o mestrado você pode pegar o OPT (Optional Practical Training) e assim arrumar um emprego que possa bancar o H1B fica muito mais fácil.
Mais sempre penso também em NZ,Austrália e Canada. Acho esses países TOP -
Assim que terminar minha faculdade tenho o objetivo de ir trabalhar na Holanda. Alguém já passou por essa experiência e sabe como é o mercado de ti por lá? Um passaporte europeu(polonês) pode ajudar?
Esse é um dos motivos que me fez viajar pra Alemanha.
Tinhamos uns contatos que nos recomendaram pra esse serviço lá, mas os alemães poderiam ter passado o trabalho para indianos.
Eles só não fizeram isso porque o gerente do projeto já teve experiências com indianos tanto na Alemanha, como diretamente na Índia, e ele mesmo comentou conosco que os indianos não são as pessoas mais interessantes pra trabalhar.
Apesar de ter muito indiano ao redor do mundo trabalhando com TI, é muito difícil achar algum que realmente faça a diferença. E eles tem uma cultura de ficar esperando muito comando. Não tomam iniciativa. Se tu pede pra fazer um carrinho com roda de metal, eles não tomam a iniciativa de pensar que colocando um pneu em volta da roda, o carrinho vai ser bem melhor e que essa melhoria vai ter um custo baixo e vai valer a pena.
Nesse ponto eu acho que os brasileiros são melhores que os indianos. Claro, falando de um modo bem generalista. Mas a cultura do indiano é ficar esperando ordens. O cara só vai fazer uma tarefa realmente boa, surpreendendo que solicitou, se pedirem explicitamente isso pra ele…
Engraçado, quando entro em fóruns como stackoverflow tenho a impressão que a maioria dos estrangeiros estão anos-luz de nós.
Pq vc tem essa impressão? Não tenho essa impressão não
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch