Melhor país para uma experiência internacional

[quote=igor_ks]Pq vc tem essa impressão? Não tenho essa impressão não
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch[/quote]

A maior parte do conteúdo que procuro por lá é sobre .Net pois não trabalho com java. De qualquer forma, eu sempre vejo gente muito boa lá e que não são necessariamente indianos. Americanos, Russos, Chineses e outros, sempre com um nível muito além do meu.

Também tenho essa impressão sobre o Stack…
Talvez porque eu sou um iniciante perto desses caras --’
Apesar que já conheci uns caras foda aqui do Brasil que mexe com java etc…
Nós temos muito nego bom no Brasil também.

[quote=Júlio Murta][quote=igor_ks]Pq vc tem essa impressão? Não tenho essa impressão não
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch[/quote]

A maior parte do conteúdo que procuro por lá é sobre .Net pois não trabalho com java. De qualquer forma, eu sempre vejo gente muito boa lá e que não são necessariamente indianos. Americanos, Russos, Chineses e outros, sempre com um nível muito além do meu.[/quote]Mas isso é independente do País cara. Só aqui no GUJ temos uns 20 exemplos vivos da capacidade de nossos Profissionais.

Sem citar todos, temos o Guerra, o Viny (que manja de Java, C, C++ e .NET, além da puta bagagem em qualquer outro conceito de programação), Phil Calçado que saiu daqui pra arrebentar lá fora, Hebert Coelho, os irmãos Silveira (criadores da Caelum e do GUJ), Kico Lobo, etc… Não queria citar nomes mesmo pra não ser injusto com ninguém, mas precisava de exemplos e esses foram os primeiros que vieram na Cuca. Esses caras (tirando o Phil, hoje) vivem no Brasil e não perdem em nada pra nenhum cara no mundo. São tão capazes quanto e estão a anos luz de mim. Esses caras respondem a alguns posts daqui que ao ver a explicação detalhada você consegue mensurar o nível de conhecimento e da credibilidade de cada um e percebe que não perde em nada pra nenhum fórum bem explicado do StackOverflow.

Claro, lá fora tem uns caras a anos luz de mim também, mas com o tempo, participando de fórums, você vê que os níveis se equiparam muito e percebe que a nossa comunidade é bem forte, tanto no mercado, quanto cientificamente. Logo é normal você sentir que parece que os caras mandam muito mais que você, todavia com o tempo perceberá que tem muito cara que tem a dúvida mais básica que a sua.

A diferença, que pode ser o que você sentiu em relação ao fórum, é que o usuário de fórum de TI fora do Brasil, tende a ser menos Troll, o que faz com que o foco dos posts sejam exclusivamente a solução dos problemas, além do que, a pergunta tem um nível diferente. Enquanto aqui no Brasil, em quase metade dos problemas que você encontra no GUJ, você tem que tentar identificar o problema antes de começar a ajudar, lá fora o problema já chega descrito, com tentativas frustradas, versões explicitadas, etc. Tudo isso ajuda a melhorar o nível do fórum.

Claro, isso não são regras, são alguns costumes, que podem ou não ser bons. Somos mais tolerantes, isso pode ou não ser bom. Pra mim foi ótimo, pois a tolerância no início da carreira me ajudou pra caramba. :wink:

Além disso tudo que o adriano_si citou, lá tem bem mais usuários, consequentente há mais chances de ter respostas melhores, usuários mais experientes, por isso também que as respostas de lá, quando mais básicas, são respondidas incrivelmente rápido.
Aqui no GUJ também é bastante rápido, comparado com outros fóruns brasileiros

verdade. é quase que unânime a opinião dos estrangeiros com relação aos brasileiros no mercado de desenvolvimento. Dentre alguns alemães, italianos, ingleses dizem que o Brasil tem uma comunidade muito grande e forte tecnicamente. Um cara que conheci da Alemanha me disse que “inveja” nossa comunidade e que sonha um dia em trabalhar no Brasil :slight_smile:

Então o meu mundo deve ser pequeno demais, pois eu só conheci 3 desenvolvedores realmente bons pessoalmente.

Julio, acho que vc está comparando seu networking, com toda a comunidade do Stackoverflow. Não tem comparação… lá tem gente de todo mundo! É muita gente.
Só no GUJ Brasil, que deve ser 99% brasileiros, tem 167,797 atualmente, imagine o Stackoverflow!

Enfim, em minha opinião, no Brasil há muita gente boa tecnicamente sim, e já é muito bem conhecida nisso mundialmente, se o pessoal soubesse mais inglês e participasse ainda mais da comunidade mundial, como o stack, seria ainda mais reconhecido.

EDIT:
A título de informação, na página de Users do stackoverflow, tem 104071 páginas, onde cada página lista 40 usuários, ou seja, 4.162.840 users

Concordo cara. Eu reconheço que faço parte desses que deixam o inglês sempre “pra depois”. Leitura é excelente e escrita é razoável, mas listening e pronúncia é pífio… :frowning:

Enfim, sei que DEVO melhorar nesse ponto.

Júlio, pessoalmente eu não conheço muito mais não. Todos esses que citei no fórum são pessoas que “conheço” pelo fórum, com exceção do Kico que tenho algum contato mais próximo por ser colega de GRails… rsrsrsrs :smiley:

É assim mesmo. Um dia chegamos lá.

Abraços :wink:

[quote=Maracuja][quote=Ruttmann]

Eles só não fizeram isso porque o gerente do projeto já teve experiências com indianos tanto na Alemanha, como diretamente na Índia, e ele mesmo comentou conosco que os indianos não são as pessoas mais interessantes pra trabalhar.

Apesar de ter muito indiano ao redor do mundo trabalhando com TI, é muito difícil achar algum que realmente faça a diferença.

[/quote]

Desculpe, mas isso parece preconceito pra mim, eu mesmo já trabalhei com vários profissionais indianos, alguns péssimos, outros medianos e outros bons profissionais. Da mesma forma como sempre encontrei o mesmo padrão entre brasileiros e/ou alienígenas! lol[/quote]

Não é preconceito.

É mais pelo choque cultural mesmo. A filial da multinacional em que trabalho fica aqui no Sul do Brasil, uma região com costumes um pouco mais europeus. Eu mesmo sou descendente de alemães e fui acostumado a viver e trabalhar desse jeito.

Pra entrar no pique dos alemães foi fácil pra mim. Talvez não seja assim para os indianos por exemplo, é uma cultura bem diferente. Talvez também não seja fácil pra quem vive em outras regiões do Brasil, como o Norte ou Nordeste, onde a influência de culturas européias não é tão grande.

Não vejo como preconceito, mas como choque cultural. Cada lugar tem costumes diferentes, jeitos de trabalhar diferentes, e noto que isso se acentua um pouco quando colocamos alemães para trabalhar com indianos. É um desafio a ser resolvido. :slight_smile:

Poderia por favor definir o que é esse “pique” alemão que é tão difícil para quem não é descendente de Alemão acompanhar?

Vocês acham que a Alemanha valha tão a pena à ponto de aprender o idioma deles pra morar lá? Estou com planos próximos de me mudar do Brasil assim que eu terminar a pós (no final desse ano).

Falou bonito, tambem acho que a grande maioria nao ira sair porque la no fundo sabem que nao sao qualificadas o suficiente e/ou sao preguicosas.
Tambem tem o fato de deixar familia / amigos e aquele trabalho que paga suas contas pra arriscar viver em um outro pais que nao fala a sua lingua.
Existe tambem casos aonde a pessoa e’ qualificada fala o idioma mas nao consegue uma oportunidade de emprego.

Cara deixa isso pra la, nao vai levar a nada…

Eu recomendaria aprender Ingles, a maioria dos Alemaes (que trabalham em TI) falam e algumas empresas de la tambem.

Olá pessoal, sei que o tópico é meio antigo, mas vamos la.

Estou bem próximo de ir morar 5 meses em Londres - Inglaterra. Minha irmã já mora lá a 8 anos e me convidou para ir pra la passar um tempo e ajudar a la cuidar dos seus filhos recém nascidos. Claro que eu sei que tenho que voltar, pois vou sem visto nenhum, vou como turista. Ela vai pagar minha passagem e eu so vou levar um pouco de grana :smiley: !!!

Sou formado em sistemas para internet na fatec, mas nunca consegui arrumar um emprego específico. Mas sempre atuei com a parte de suporte técnico, atendimento ao cliente, help desk, na parte de redes, internet, digital e tenho maior facilidade e conhecimento também na parte de desginer e web, HTML, CSS, PHOTOSHOP, etc, mas não sou nenhum craque, mas atualmente trabalho na parte de banners, publicidades digitais, e-mail mkt, enfim.

Tenho inglês intermediário, não sou fluente, mas indo la pra creio que devo aprender mais.

Minha idéia é tentar ir pra la, arrumar algum emprego informal, juntar uma grana, se possível fazer algum curso na área e voltar pro Brasil e continuar investindo, principalmente em IDIOMA e depois uma pós graduação.

O que vocês acham? Estou no caminho certo ou deveria tentar arrumar um trabalho por lá? Lembrando que nao sou nenhum craque em programação, sei ler códigos, mas não sou muito bom para implementar muita coisa, nem JAVA, etc e já tenho 27 anos. OBS: Era pra eu ter me formado em engenharia, mas por problemas financeiros e pessoais eu nao consegui.

Sei que muitos colegas aqui tiveram e tem experiencia internacional.

Obrigado e forte abraço a todos.

“Nunca desista de seus sonhos”

Eu vi também que o colega “fabiofalci” morou ou mora em londres, mas se eu estiver errado me corrija.

Abraços

Opa, sim moro em Londres.

O problema é que vc virá como turista, ou seja, nao pode trabalhar.

Da uma olhada nos vistos para membros familiares:
https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/family-visas

Ja se a ideia for cursar algo e voltar ao Brasil de uma olhada no visto de estudante:
https://www.gov.uk/tier-4-general-visa
Com esse visto voce podera trabalhar enquanto estiver estudando.

Tambem existe o Youth Mobility; se voce possui outra nacionalidade
https://www.gov.uk/tier-5-youth-mobility

Existem sites / forums especializados que vao te dar informacoes mais especificas; (eg: mochileiros)
Faca sua pesquisa e converse com sua irma sobre as possibilidades.

Boa sorte por la! Espero que voce aproveite a experiencia…

Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo). Vão pesar em cima disso? Quase todas as vagas que vejo cobram o Bachelor…
Até posso fazer faculdade de graça no país que tenho cidadania. Mas não estou com a mínima disposição de encarar 3 anos sem trabalhar na área revendo coisas básicas em faculdade…

[quote=duduric]Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).]
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo).
[/quote]
O Tecnologo (Graduate Diploma) tem sim um bom valor no mercado, acho que voce nao teria problemas.
Se voce tiver um bom curriculo e conhecimento nas tecnologias mais usadas por la voce provavelmente se dara bem.

Voce tem alguma certificacao? Se nao tiver, recomendo voce tirar pelo menos a SCJA / SCJP / SCWCD antes de ir.
Boa sorte se decidir embarcar nessa jornada e tentar a sorte por la! :smiley:

[quote=duduric]Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo). Vão pesar em cima disso? Quase todas as vagas que vejo cobram o Bachelor…
Até posso fazer faculdade de graça no país que tenho cidadania. Mas não estou com a mínima disposição de encarar 3 anos sem trabalhar na área revendo coisas básicas em faculdade…[/quote]

Ja entrevistei inumeros candidatos aqui em Londres e isso nunca foi fator decisivo para contratacao.
Para te falar a verdade nao lembro de nenhuma entrevista onde ao menos conversamos sobre faculdade.

Experiencia junto com a sua ‘performance’ na entrevista eh o que conta, ao menos nas empresas onde trabalhei.

IMHO, se vc esta basendo sua escolha por um bom pais para ter sua experiencia internacional em ser “modinha” ou nao vc esta extremamente equivocado. Sua escolha deveria ser baseada em melhores oportunidades, qualidade de vida e outras coisas importantes. Provavelmente se o Canadá virou “modinha” provavelmente foi pelos melhores motivos, como por exemplo.

1 - Excelente qualidade e vida, as principais cidades canadenses (Toronto, Montreal, Vancouver e Montreal) sempre figuram entre as melhores cidades do mundo para se viver, todas geralmente estao no TOP 15 de qualquer ranking.

Toronto escolhida a melhor cidade do mundo para se viver pela the economist em 2015

http://www.theglobeandmail.com/news/toronto/toronto-is-worlds-best-city-to-live-in-economist-study-says/article22716436/

Melhores cidades para se viver Wikipédia

2 - Excelente receptividade de imigrantes, ja que em lugares como Toronto 49% das pessoas nasceram no exterior. Vc nao se sente um imigrante aqui.

3 - Mtas e boas oportunidades de trabalho.

4 - Facilidade de se imigrar legalmente.

E a lista cresce.

Na verdade se vc for imigrar legalmente o tempo de processo e similar na maiora dos países. (Canada, Australia, NZ e etc). Inclusive um novo processo de imigração foi criado este ano, o express entry, que promete agilidade na concessão do visto.

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/express/express-entry.asp

Tenho alguns amigos que trabalham remoto para empresas americanas, porem, trabalham por contratos (equivalente ao PJ brasileiro) e ganham cerca de 70.000 por ano. E eles tem que ficar no brasil, pois nao ganham visto ou tem permissão para trabalhar nos EUA.

Um salario bom (não excelente) se vc trabalha no Canada giram em torno de 100.000 por ano como “CLT” e 140.000 por ano como “PJ”. Vc não vai achar emprego que pague isso no Brasil, nem em SP, talvez muito dificilmente uma ou outra mosca branca deve ganhar salários assim no Brasil, mas diria que a media e bem abaixo disso. Nos EUA segundo se diz e tenho observado se paga entre 10% e 15% a mais, logo devo saber melhor, pois estou pensando em me mudar de Toronto para algum lugar nos EUA! :smiley:

Se vc for full time (equivalente ao CLT) 100.000 e um bom salario, no Canada ou nos EUA. A mediana deve ficar entre 75.000 e 85.000. Claro, geralmente vc tem outros benefícios (grandes emrpesas) e acaba ganhando pelo menos 10% a mais do que isso, com bonus anuais, planos de compra de acoes de empresas com “company match” e planos de previdência privada com “company match”. Se vc contar isso tudo… ai sim 100.000 poder ser a media para um senior por exemplo.

Vlw!