[quote=Júlio Murta][quote=igor_ks]Pq vc tem essa impressão? Não tenho essa impressão não
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch[/quote]
A maior parte do conteúdo que procuro por lá é sobre .Net pois não trabalho com java. De qualquer forma, eu sempre vejo gente muito boa lá e que não são necessariamente indianos. Americanos, Russos, Chineses e outros, sempre com um nível muito além do meu.[/quote]Mas isso é independente do País cara. Só aqui no GUJ temos uns 20 exemplos vivos da capacidade de nossos Profissionais.
Sem citar todos, temos o Guerra, o Viny (que manja de Java, C, C++ e .NET, além da puta bagagem em qualquer outro conceito de programação), Phil Calçado que saiu daqui pra arrebentar lá fora, Hebert Coelho, os irmãos Silveira (criadores da Caelum e do GUJ), Kico Lobo, etc… Não queria citar nomes mesmo pra não ser injusto com ninguém, mas precisava de exemplos e esses foram os primeiros que vieram na Cuca. Esses caras (tirando o Phil, hoje) vivem no Brasil e não perdem em nada pra nenhum cara no mundo. São tão capazes quanto e estão a anos luz de mim. Esses caras respondem a alguns posts daqui que ao ver a explicação detalhada você consegue mensurar o nível de conhecimento e da credibilidade de cada um e percebe que não perde em nada pra nenhum fórum bem explicado do StackOverflow.
Claro, lá fora tem uns caras a anos luz de mim também, mas com o tempo, participando de fórums, você vê que os níveis se equiparam muito e percebe que a nossa comunidade é bem forte, tanto no mercado, quanto cientificamente. Logo é normal você sentir que parece que os caras mandam muito mais que você, todavia com o tempo perceberá que tem muito cara que tem a dúvida mais básica que a sua.
A diferença, que pode ser o que você sentiu em relação ao fórum, é que o usuário de fórum de TI fora do Brasil, tende a ser menos Troll, o que faz com que o foco dos posts sejam exclusivamente a solução dos problemas, além do que, a pergunta tem um nível diferente. Enquanto aqui no Brasil, em quase metade dos problemas que você encontra no GUJ, você tem que tentar identificar o problema antes de começar a ajudar, lá fora o problema já chega descrito, com tentativas frustradas, versões explicitadas, etc. Tudo isso ajuda a melhorar o nível do fórum.
Claro, isso não são regras, são alguns costumes, que podem ou não ser bons. Somos mais tolerantes, isso pode ou não ser bom. Pra mim foi ótimo, pois a tolerância no início da carreira me ajudou pra caramba.