Melhor prática de uso do dotNet é no arrasta e solta mesmo pelo Visual Studio?
2 respostas
J
JavaTux
Pessoal estou precisando iniciar em dotNet devido a trabalho, nunca mexi antes. Estou começando a ler materiais e tal. O que achei até agora é sempre com Visual Studio e no arrasta e solta, muito parecido com o Netbeans, Visual Web Pack…
nunca gostei de usar isso no java, por gerar um código muito feio, então prefiro um estilo eclipse na mão mesmo.
Com Asp.Net ocorre o mesmo? é melhor tentar na mão, ou o padrão usado é de fato o arrasta e solta?
Como ele usa partial classes, você nem vai ver a declaração e inicialização dos componentes que colocar na tela.
Na sua classe referente aquele form, ficarao apenas os eventos que você desejar.
gomesrod
Tenho um pouco de experiência em .NET (alguns projetos pequeninos) e minha opinião é a seguinte:
Para telas de aplicação desktop, pode usar o arrasta-e-solta sem medo, dificilmente você precisará mexer no código gerado para fazer alguma coisa “na unha”. Além do mais, a linguagem se integra bem com a IDE e o código não fica tão horroroso assim.
Para web (ASP.NET), você pode usar a IDE para fazer o básico, mas vira-e-mexe vai precisar mexer no html pois o Visual Studio nem sempre faz exatamente o que a gente quer.
Agora para outros componentes, como a camada de persistência por exemplo: fuja da interface gráfica como o diabo da cruz
Você não terá muito controle sobre o que está acontecendo, além de furar totalmente as boas práticas ao deixar o acesso a dados dentro da camada de apresentação do seu aplicativo.
EDIT: Agora vi o post acima e ele tem uma informação importante: o código gerado nos itens (1) e (2) fica sempre bem escondidinho nas partial classes ou em blocos #Region