Melhor prática de uso do dotNet é no arrasta e solta mesmo pelo Visual Studio?

Pessoal estou precisando iniciar em dotNet devido a trabalho, nunca mexi antes. Estou começando a ler materiais e tal. O que achei até agora é sempre com Visual Studio e no arrasta e solta, muito parecido com o Netbeans, Visual Web Pack…

nunca gostei de usar isso no java, por gerar um código muito feio, então prefiro um estilo eclipse na mão mesmo.

Com Asp.Net ocorre o mesmo? é melhor tentar na mão, ou o padrão usado é de fato o arrasta e solta?

Como ele usa partial classes, você nem vai ver a declaração e inicialização dos componentes que colocar na tela.

Na sua classe referente aquele form, ficarao apenas os eventos que você desejar.

Tenho um pouco de experiência em .NET (alguns projetos pequeninos) e minha opinião é a seguinte:

1. Para telas de aplicação desktop, pode usar o arrasta-e-solta sem medo, dificilmente você precisará mexer no código gerado para fazer alguma coisa “na unha”. Além do mais, a linguagem se integra bem com a IDE e o código não fica tão horroroso assim.

2. Para web (ASP.NET), você pode usar a IDE para fazer o básico, mas vira-e-mexe vai precisar mexer no html pois o Visual Studio nem sempre faz exatamente o que a gente quer.

Agora para outros componentes, como a camada de persistência por exemplo: fuja da interface gráfica como o diabo da cruz :smiley:
Você não terá muito controle sobre o que está acontecendo, além de furar totalmente as boas práticas ao deixar o acesso a dados dentro da camada de apresentação do seu aplicativo.

EDIT: Agora vi o post acima e ele tem uma informação importante: o código gerado nos itens (1) e (2) fica sempre bem escondidinho nas partial classes ou em blocos #Region