Galera,
Gostaria de uma dica sobre qual o melhor servidor de aplicações para rodar java/servlets/ejb alem do Tomcat e Oracle9iAS ?
Melhor servidor de aplicações?
13 Respostas
Vai depender da sua necessidade, budget e base atualmente instalada de aplicacoes… resumindo bem a historia, existem 3 categorias de servidor de aplicacao: os caríssimos, os com preço razoável e os grátis:
Caríssimos:
- BEA WebLogic
- IBM WebSphere
- Oracle IAS
- ATG Dynamo
Os razoávels:
- Macromedia JRun
- Caucho Resin
- OrionServer
Grátis:
- JBoss
- Jonas
- Geronimo (ainda nao lançado)
- Jetty
- Tomcat
- Sun SunOne AS “personal edition” (implementacao de referencia da J2EE 1.4)
cv, me esclarece uma dúvida…
o Tomcat é um servidor de aplicação? ou é apenas um webcontainer? ou um webcontainer pode ser chamado de servidor de aplicação? Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? :lol:
O Tomcat e o Jetty (ah, adiciona mais esse na lista dos grátis!) são só webcontainers. Mas, como muita gente não usa EJBs, dá pra usar só o webcontainer como se fosse o servidor de aplicacao 
ahhhhhhhhhhh
agora sim, hehehe :lol:
dentre estes servifores gratuitos, qual seria o melhor para Win2000 ??
Qualquer um, todos eles são feitos em Java 
Pessoal, agora bateu uma dúvida.
Java beans e EJB não são a mesma coisa não???
Pq vc falou que pra quem não usa ejb um webcontainer serve. ???
Java Beans (eu aprendi no livro do Fernando Anselmo) são classes que vc declara quando está utilizando jsp e assim não precisa ficar utilizando métodos dentro do arquivo jsp. Vc declara os beans, utiliza como se fosse um aplicativo java normal e devolve uma resposta. Declara seu bean no jsp e chama seus métodos.
Isso é ejb??? Então o que é?
Obrigado.
NÂO!Enterprise Java Beans são componentes distribuídos(e pra lá de pesados)…isso jah foi muuito falado aqui,lhe recomendo ler isso:
http://www.j2eebrasil.com.br/jsp/tutoriais/tutorial.jsp?idTutorial=001_011
Pelo menos os Java Beans eu acertei??? :lol:
Mais ou menos… Dê uma lida aqui:
http://java.sun.com/products/javabeans/
[]'s
Heim? Confuso isso…
Um servidor de aplicação é um container/conjunto de containers que oferecem serviços como transacionamento, persistência, distribuição e segurança para aplicações residentes nele. Uma aplicação em um servidor destes geralmente não possui um ponto de entrada normal (como public static void main(String args[])), mas é chamada de dentro do container (que por sua vez possui o tal ponto de entrada normal).
Não existe (até onde eu sei) uma lsita de serviços que gabaritam um software como AS ou não, cada um oferece aquilo que quer, e cabe escolher o melhor.
Uma diferença entre Application Server e WebServer é o Tomcat é Apache. O Tomcat oferece serviços para aplicações instaladas nele, o Apache serve páginas.
O termo container tem a ver com a possibilidade de um AS ter vários containers, como EJB Container e Web Container.
[]s
Entendi melhor minha dúvida. Obrigado pessoal.
Mando bem hein pcalcado…
ótima explicação…