Melhor solução p/ GUI

6 respostas
C

Olá pessoal! Por algum tempo eu achei que, por serem mais pesadas, aplicações desktop em java não iriam muito adiante. De alguns tempos pra cá, tenho visto que essa não é necessariamente uma realidade.
Então andei especulando um pouco a area de swing e achei meio demorado demais fazer uma GUI. Fiz alguma coisa na mão utilizando GridBagLayout e o tempo que se perde no front end é muito grande e à vista dos superiores de projetos e, principalmente, clientes, muito tempo para se fazer.
Porém, mexendo no NetBeans, fiz alguns testes com a AbsoluteLayout, a qual achei fora de série, afinal de contas, a interface com o usuário é tão importante, senão mais do que a camada operacional do sistema, pois é ela que “dá a cara a tapa” na hora de ser utilizada pelo usuário final.
Então eu gostaria de receber algumas sugestões sobre como fazer essa parte, o que usar, etc. A AbsoluteLayout seria uma boa solução? Esse tipo de coisa.

Um abraço a todos e obrigado pela atenção.

6 Respostas

Jair_Rillo_Junior

eu já ouvi falar também, mas não é que perde a portabilidade e sim que de um SO para o outro, os objetos podem ficar meio desalinhados, foi isso que eu ouvi dizer, o que eu fiz? montei uma no windows e fui testar no linux e o que aconteceu? não alterou nada, agora em outros SOs eu não testei.

Mas a desvantagem de usar null é que se a tela for redimensionar os objetos não fazem isso, com outro layout manager, você aumentando a tela, diminuindo, os objetos automaticamente se redimensionam na tela, isso é muito show e eu acho que é uma das coisas que falta em outras linguagens como Delphi.

Agora chambs, eu aconselho você pelo netbeans usar layout manager, concordo que fazer na mão um gridbaglayout é chato, mas no netbeans é melhor e o principal, começa e separar pois painéis, e cada painel usa o layout que for melhor.

tudo é questão de testar

Junior

luiz_ross

Usar gridbaglayout no netbeans é muito fácil. Uma dica, montem toda a interface usando layout null, lógico que usando paineis, depois é só selecionar o painel e mudar seu layout pra gridbag, mais nada. Não sei qual a dificuldade que a maioria das pessoas veem em usar gerenciador de layout, é óbvio que quando estamos aprendendo e fazemos tudo na mão é penoso, mas depois que passamos dessa fase, pode-se dizer que se torna ridiculo a facilidade em montar layout em java, tão produtivo quanto VB e Delphi IMHO.

ars-rs

Pessoal,

Para quem quer criar aplicações Java usando Swing, aconselho usar duas libs free: Forms e Looks. A primeira é um gerenciador de layout próprio para criação de formulários (de entrada de dados) e o segundo um look and feel muito mais interessante que o default da Swing. Ambos são distribuídos pela licença BSD, o que permite incluí-los até em projetos comerciais.
As duas libs possuem uma API fácil de usar, o que permite até codificar a interface na mão, ajudando na performance.

vertuam

Olha estou desenvolvendo um sistema para o meu aprendizado e constantemente teste no windowdows XP e no RedHat 9 e não tenho problema nenhum, a unica coisa são as fontes que mudam ai elas ficam comidas no linux, mas tbm ainda não tentei mudar de fonte ou efetuei nenhum outro tipo de teste, mas quanto a layout eu uso nulllayout, coloco tudo no lugar onde.

t+

Renato V. Neto

C

Pessoal, muitissimo obrigado pelas opiniões e sugestões. Todas foram cuidadosamente avaliadas e testadas. Nota 10 pra comunidade Java que acessa o forum!
Agora, eu queria saber. E sobre usar o AbsoluteLayout e o NullLayout?
É uma boa saída? Ou ainda assim vale a pena “quebrar um pouco a cabeça” utilizando o GridBagLayout (que é mais completo) agregando Panels?

N

Aproveitando o tópico vou fazer umas perguntas:

Eu ouvi umas pessoas falando que usando AbsoluteLayout e NullLayout tira a portabilidade do JAVA. Eu acho que eles estão errados. Mas, eles estão certos??? Se sim pq???

E outra coisa: Qual a diferença de NullLayout para AbsoluteLayout?

Criado 19 de outubro de 2003
Ultima resposta 19 de out. de 2003
Respostas 6
Participantes 6