Melhor tecnologia view p/ construir portais web

20 respostas
AUser

Olá,

Bom, estou tendo que desenvolver um “portal” e NÃO uma aplicação web aqui, e fiquei meio preocupado. Se fosse uma aplicação web, eu faria com PrimeFaces, mas como tem o design de um portal (algo como http://www.foursquare.com), eu não sei qual é a melhor tecnologia para utilizar na camada de visualização (até pq, PrimeFaces é um porre pra persoinalizar os componentes e deixa-los com esse nível de estilização).

Alguém pode me dizer tecnologias alternativas pra view pra que possa usar e fazer esse portal? Qual é a que acham melhor? Porquê?

[]'s

20 Respostas

E

Já desenvolvi um portal com primefaces sem problemas algum, porem tem o famoso JQuery

janjan

usa vraptor e personaliza tudo no braço com jquery!
valeu!!

victorcosta

jQuery! Tem milhares de plugins pra escolher com as mais variadas funcionalidades

Também acho que vale a pena dominar CSS e jQuery para fazer as coisas na mão e não ter que ficar perdendo tempo tentando customizar componentes prontos para algo que eles não foram feitos

janjan

e se usar essas bibliotecas tu tem o tempo de aprendizado com elas ainda…(primefaces, richfaces, etc…)
javascript e css todo mundo sabe

maior_abandonado

o doce ilusão… ta a maioria até sabe js mas o básico, e css então nem se fala…

janjan

mas pra quem sabe pouco ou quase nada, fica a dica, Vamos estudar! hehe
Obs: esse chapéu serve em mim

Baratao

Também tem o ExtJs.

Polverini

bom eu acho melhor vc usar o jquery ou dojo mesmo, eu uso o prime no dia a dia mas acho a carga de imports que ele cria muito gigante, mas se for para rede interna nao vejo problemas em usar o prime!

AUser

Bom, eu tô fazendo o seguinte: tô usando primefaces, mas tô personalizando com CSS e JQuery. Sobre a personalização, eu tô pegando sites no modelo que eu quero e dando um olhada no css deles, e em como eles fazem, e misturando os divs com os componentes do prime mesmo.

[]'s!

V

Galera, vou pegar o bonde num post antigo…

O JQuery, Dojo, ExtJS, primefaces, richfaces, etc são ferramentas free, ou são comerciais ?

janjan

Cara, se não me engano é tudo free essas que você falou, só instalar, aprender usar, e desenvolver!!
Talvez alguma customização diferente delas seja paga. mas senão é tudo free

Jaba

Concordo extremamente. Eu por exemplo tenho nojo de JavaScript e CSS.

douglaskd

Também concordo!.

nao da pra perder muito tempo fazendo css, eu tenho que fazer, mais acho trabalho totalmente braçal e sem graça, a mesma sensação de estar fazendo uma arte-final no coreldraw, “”“sem graça”""…pq no funfo no fundo, bem la no fundo, css é pra Designer…e nao pra Programador

javascript é legal, mais não tem valor de mercado…por que agrega apenas um valor de “usabilidade”, a parte util é “ajax”…

deniswsrosa

Também concordo!.

nao da pra perder muito tempo fazendo css, eu tenho que fazer, mais acho trabalho totalmente braçal e sem graça, a mesma sensação de estar fazendo uma arte-final no coreldraw, “”“sem graça”""…pq no funfo no fundo, bem la no fundo, css é pra Designer…e nao pra Programador

javascript é legal, mais não tem valor de mercado…por que agrega apenas um valor de “usabilidade”, a parte util é “ajax”…

Não sei que tipo de site vocês estão lendo, pq o mundo todo está migrando para Javascript+HTML5+CSS3, e se este tipo de profissional está sendo valorizado, com certeza é agora. Principalmente com a morte agonizante do flash. Sobre javascript não ter valor, justifique a grande demanda que tem surgido para profissionais que conhecam Node.js ou CoffeScript (e claro JQuery).

Voltando ao assunto do tópico, você pode usar o JbossPortal ou outras tantas opcoes que existem por aí.

F

Sem falar que javascript é a linguagem mais usada no mercado!! E sinceramente acho que será o futuro esse lance baste ver o nodejs!!!

fabiozoroastro

AUser, tudo bem?

Já que se trata de um portal, imagino que você queira que o mesmo seja utilizável nos browsers mais famosos.
Já testou os componentes do PrimeFaces no IE9?

Eu já. =)

O resultado? :cry: 50% dos componentes não funcionaram.

RichFaces? Veja você mesmo: https://issues.jboss.org/browse/RF-11241

Eu estou na mesma situação que você e estou querendo apostar(junto de outras pessoas) em [JQuery, Sammy.js(Controller)] e [Tiles, SpringMVC]

Abraço.

AUser

Opa fabio, tudo bem?

Rapaz, que bom que voce me alertou quanto a isso. Eu tenho um outro projeto que lida essencialmente com primefaces, e nao havia pensado sobre isso do Prime. Vou dar uma retestada no IE.

Entao, ja começamos o portal ha algum tempo, e a tecnologia que optamos foi JQuery mesmo. Olhei uma cacetada de portais interativos, etc, e todos eles me mostraram uma coisa: JQuery. Eh padrao de mercado. Esse time seu ai ta bom. :slight_smile:

[]'s!

fabiozoroastro

Oi AUser,

pois é. Conversando sobre como iriamos iniciar o projeto e coisas do tipo, um dos participantes levantou essa bola. Na mesma hora testamos os showcases e deu nisso que falei.

=(

O que mais me preocupou foi o won’t fix do RichFaces. Mas fazer o que. =)

Dê uma olhada nesse link: http://swinger.quirkey.com/#/preso/jqcon_09/display/1

É uma apresentação sobre Sammy.js =)

Nesse portal http://swinger.quirkey.com há várias apresentações sobre tecnologias diversas.

Abraço.

ArtesaoDeSoftware

Avalie o Vaadin, melhor framework view que já vi nos ultimos anos. Sem nenhum JS, CSS, compativel com todos browser e você customiza o layout sobrescrevendo um CSS já existente.

Loiane

Vasconcellos:
Galera, vou pegar o bonde num post antigo…

O JQuery, Dojo, ExtJS, primefaces, richfaces, etc são ferramentas free, ou são comerciais ?

ExtJS tem que ter licença comercial.
Mas tem versão open source também.

No quesito de componentes, ExtJS possui os melhores componentes hoje do mercado, porém os plugin que acha por aí de JQuery são mais customizáveis.
Pode misturar os 2 também.
Nos portais que já desenvolvi, mixei ExtJS com JQuery e o resultado foi fantástico! :slight_smile:

Criado 4 de outubro de 2011
Ultima resposta 19 de out. de 2011
Respostas 20
Participantes 15