Melhor Validação

E ai pessoal,

Qual a melhor forma de validar dados? Tipo data, cpf, coisas do genero?
Eu tenho usado javascript que jah valida quando o usuario acaba de digitar, mas li que nao funciona em todos os browsers, e corro o risco de o usuario desabilitar javascripts. Alguma opnião?

Salve,

você pode utilizar um método em servlet, EJB ou mesmo em JSP que faça este tipo de coisa, dê uma olhada em posts neste forúm que tem exemplos de validação.

:wink: :idea:

Eu percebi que existem mtos, mas eu gostaria de saber se existe um melhor, ou mais seguro, ou ateh mesmo um mais rapido. Pensei começar a mexer com struts mas resolvi fazer uma pesquisa primeiro.

pode dar uma olhada nos validators do webwork tb…

Oi

Victor, bom, os frameworks MVC tem vários validators bons, mas não ficará muito elegatne tu enfiar um framework desses na tua app só pra validar dados, a app deveria ser toda feita usando um framework… Mas bom, tem o validator que os DynaActionForm do Struts usam, que podem ser usados separadamente, os Commons Validator

T+

Mantenha a validacao dos dados dentro das regras no negocio… fuja da validacao dos dados via java script… imagine c sua aplicacao precise ser portavel para outro ambiente que nao suporte javascript ?

Numa situação de cadstro onde eu tenho
1 - Pagina com form
2 - servlet
3 - Classe q faz o cado no Db

Onde deve estar a validação?

[quote=“Brito_Developer”]Numa situação de cadstro onde eu tenho
1 - Pagina com form
2 - servlet
3 - Classe q faz o cado no Db

Onde deve estar a validação?[/quote]

entre o form e o servlet… se for fazer usando oq ta na especificação, pode ser em um filter… ou, até mesmo dentro do servlet… ou, se for struts, em um ActionForm… ou, se for Webwork, em um interceptor :slight_smile:

Neste caso mando meu form para o servlet de validação e depois uso um bean e mando para o servlet que vai chamar a classe de db?

Ex. Tenho uma app q funcio assim:
_form >> Validacao primaria Js
_servlet q vai receber os dados do form >> Dai faço tb a validação
_classe de db

Este mesmo modelo ficaria assim usando um segundo servlet de validacao:
_Form
_Servlet de validacao
_Servlet q chama a classe de db
_Bean
_Servlet Q chama a classe de db
_classe de db
'pode ser isto?

nã… se é pra colocar outro componente só pra fazer validação, q seja um Filter então

é + no meu caso eu ja uso este bean de qualquer forma.
Eu estaria antecipand o ele, somente isto.

Veja o modelo (ATUAL)completo:
_form >>
_servlet dados/form + validação
_classe de db
_Devolvo para o mesmo servlet capturo os dados q gravei no bando e coloco eles num bean, na sequencia diasparo o servlet para uma jsp.

Agora veja o novo modelo:
_form >>
_servlet(A) dados/form + validação
_Bean(1) com os dados apos a verificacao
_Servlet(B) q chama a classe de db
_classe de db
_Devolvo para o servlet(B) capturo os dados q gravei no banco e coloco eles no bean(1), na sequencia diasparo o servlet para uma jsp.