Melhor validar no post ou via jquery/js?

Tenho que fazer validação de dois forms:
1 - formulário de cadastro e que tem nome, sobrenome e etc e preciso validar se estão vazios, se a data está correta e se o CPF é válido, é melhor validar assim que submete o form e do servidor faço a validação ou devo fazer com JS?

2 - No segundo formulário precisa digitar uma quantidade de um produto mas na tela tem informado a quantidade disponível, esse campo com a quantidade disponível já tem id então posso usar jquery se for necessário, mas não sei se é melhor fazer o post e retornar do server uma mensagem dizendo que ultrapassou o limite ou validar na tela mesmo com ajax, como sou novato não sei se é isso mesmo que pode ser feito.

1. Você pode fazer das duas maneiras. Se sua aplicação foi muito acessada, é melhor nos dois. Se tiver pouco acesso pode ser apenas na parte JSF, assim você não precisa espalhar javascript pelas páginas.
  2. Você pode usar ajax sem a necessidade de JQuery para essa validação. Você pode criar um método soh para isso ou um validator. Aqui tem exemplos simples de ajax: JSF Exemplos Simples com Ajax.

o Sistema não terá muita requisição, então de acordo com a sua experiência mesmo podendo usar os dois o melhor mesmo é javascript.

[quote=Shatemui]o Sistema não terá muita requisição, então de acordo com a sua experiência mesmo podendo usar os dois o melhor mesmo é javascript.[/quote]Tenha em mente que JQuery é javascript. [=
O x da questão é que se você for utilizar Primefaces você não precisa utilziar JQuery pois você o primefaces já o implementa.
Se é de pouco acesso, nem o Javascript será necessário. Deixa que o próprio ciclo de vida do JSF valide isso. [=

Estou usando Struts2, nem conheço e nem sei se pode usar validação, mas como tem mais material de jquery e javascript na net então prefiro usar isso.

[quote=Shatemui]Estou usando Struts2, nem conheço e nem sei se pode usar validação, mas como tem mais material de jquery e javascript na net então prefiro usar isso.[/quote]Cara, me perdoa. Eu tinha visto JSF lá na sua mensagem, mas era JS.
Creio que apenas o JQuery já irá facilitar sua vida.

Vou deixar uma outra pessoa que já tenha trabalho com o Struts 2 para te ajudar.

Foi mals. :oops: :oops:

Mas eu já li sobre o struts2 e é meio complicado mesmo e preciso disso logo, prefiro fazer no jquery ou js, qualquer informação sobre o js já ajuda muito, struts2 não é preferência.