Melhores práticas para acessar "web resources"

Pessoal,

Alguns desenvolvedores de uma empresa terceira sugeriram que colocássemos todos os nossos “web resources” (como imagens, css, js, etc.) atrás de uma camada controlada por uma aplicação.

Algo como: www.[domain].com/[path]/product.jsp? Image=<Product Name, size="tile"> Para a imagem de um produto www.[domain].com/[path]/product.jsp? Image=<Product Name, size="N/A", type="video"> Para receber o video de um produto

Os argumentos para utilizar isso ao invés de um arquivo de properties com o caminho para os recursos são:

1. Não permitir a listagem dos conteúdos;
  2. Maior independência da aplicação em relação aos recursos. Por exemplo, se precisarmos mudar uma imagem deveríamos fazer isso na aplicação que entrega os recursos, ficando transparente para a aplicação consumidora do recurso.

Sinceramente, não consegui ver grandes vantagens nessas ?boas práticas?.

O site que consumirá esses recursos web está sendo projetado para um grande volume de acessos, mais de 1KK por dia.

Alguém poderia me explicar as vantagens disso (se é que existem)?

Eu acho que isso adiciona complexidade sem necessidade e inclusive complica quando formos colocar um CDN na jogada, tipo a AKAMAI.

Toda ajuda será bem vinda.

Abraços

Olá

Assim de longe sem me envolver com o problema também não vejo muitas vantagens em incluir um intermediário que exigirá programador para alterar recursos normalmente na mão de gente client side.

Mas se me provarem os reais benefício$$$, posso mudar de idéia.

Abraços
Luca