Membros estaticos

Opa, galera estou estudando pra certificação estudando pelo livro da da Kathy Sierra pra certificação SCJP 6.

Estou tendo aulas de java pra desktop com swing e tals.

Durante a aula meu professor disse o seguinte:

public class Variaveis{
JButton b;

public Variaveis() {

}
}

a variavel de referencia ‘b’ é uma variavel de classe.

Ok, parou.

Até então eu tinha lido no livro da Kathy Sierra que variaveis para serem classificadas como variaveis de classe tem que ser “static”.
No caso a variavel de referencia ‘b’ é uma variavel de instancia.

Então, curto circuito?

Vlws!

oi

o seu professor está errado

leia o item 4.12.3 desta documentação

abs

bem no seu exemplo vc tem b como variavel de instancia da class Variaveis porem do tipo JButton.

A diferenca entre variveis static e variaveis de instancia eh que as nomeadas como static pertencem a class e as variaveis de instancia pertencem a uma instancia, ou seja, a um objeto.

Dar uma lida pelo no capitulo 2 do livro da kathy, o destinado para certificacao. agora ler com bastante atencao, vc vai conseguir perceber a diferenca. No meu resumo para scjp eu abordei o asssunto tambem.

http://camilolopes.wordpress.com na secao de certificacao tem o resumo para download.

abraco bom estudo :smiley:

Não acho que seu professor esteja errado. Ele quis dizer que ela é uma variável de instância. Muitas vezes alguns professores “omitem” alguns termos técnicos pra facilitar o aprendizado do aluno. Geralmente os allunos de graduação (a grande maioria) não tem conhecimento de paradigmas de programação.

Não descartando a possibilidade do seu professor não saber do que está falando, claro. hehe :wink:

[quote=brrodo] Não acho que seu professor esteja errado. Ele quis dizer que ela é uma variável de instância. Muitas vezes alguns professores “omitem” alguns termos técnicos pra facilitar o aprendizado do aluno. Geralmente os allunos de graduação (a grande maioria) não tem conhecimento de paradigmas de programação.

Não descartando a possibilidade do seu professor não saber do que está falando, claro. hehe ;)[/quote]

concordo totalmente.

o fato de ele dizer que é uma variavel de classe, não quer dizer exatamente que ele esteja prevendo que existam variaveis de instancia.
talvez ele tenha dito variaveis de classe quanto ao escopo da variavel ( “escopo de classe” e não “de metodo”)

Temos que tomar cuidado com as “expressões” porque existem várias que são, digamos assim, termos coloquiais. onde cada autor chama de um jeito … cada programador chama de um jeito …
o povo acaba inventando uma forma de chamar algo q não tem nome … ou diferem o nome … vc poderia perguntar na hora ao seu professor, o que ele queria dizer com “variaveis de classe” muitas palavras que não existem originalmente são inventadas … algumas pegam outras não …

por isso que:

Eu debugo
Tu debugas
Ele debuga

Eu jampeio
Tu jampeias
Ele jampeia

ahuahau

falow

É eu ja tinha lido este capitulo do livro da Kathy e realmente deu pra entender…

Mandei um email pra ele depois que a aula terminou e na aula seguinte ele explicou exatamente o que o colega disse ai em cima…

Para “facilitar” o aprendizado dos alunos ele se referiu a variável de instancia(não estática) como de classe porque o seu escopo é de classe. Mas ele sabe sim a diferença entre uma variavel ser estatica ou não =).

Vlws!