Memoria ram

dae galera,
eu fiz um teste aki, pra ver qnto de memoria eu podia usar em um prog (fiz isso pq tava estranhando pq alguns progs q eu fiz q deram bug tavam dando erro por falta de memoria, apesar do bug o erro n deveria ter acontecido pois o mesmo n consumiu tanta memoria, e eu tenho 512MB de ram)…

o teste foi assim:

eu tenho 512MB de ram…
o sistema operacional (kurumin) jah estava ocupando ± 100MB (eu vi isso nas barras do karamba)…
dai eu fui criando arrays de bytes soh para gastar memoria e ver se dava erro…

uma coisa q jah vi de kra foi q a JVM consumiu 9MB de ram…
e meu prog soh podia usar ateh 75MB se n dava o erro!

eu fazendo os calculos e confirmando nas barras do karamba vi q n foi possivel usar nem 1/4 da memoria livre!

se meu prog for rodar em um computador com menos memoria (128MB por ex), esses 75MB vao ser fixos ou eu vou poder usar proporcionalmente menos memoria (18MB no caso)?

tem como usar toda a memoria livre?
como eu faco pra saber em tempo de execucao qnto de memoria eu posso usar, qnto o pc ta usando e qnto o meu prog ta usando?
vlw

tipo, soh para constar, eu repeti o teste ainda a pouco com um prog em C, o sistema tava ocupando 120MB, e eu consegui ocupar 380MB, n ocupou tudo, mas chegou BEM perto…

utulize um objeto Runtime pra ver isso… tem os métodos freeMemory() , maxMemory() e totalMemory(), pra cada coisa q tu quer, mais heim:

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/lang/Runtime.html

eu fiz um teste com esses metodos e o resultado foi esse:

$ java Teste
Livre: 1908392
Maximo: 66650112
Total: 2031616

e eu to com 400MB sobrando! pq eu soh posso usar isso?

Tem uma configuração da VM que é a memória que ela pode utilizar, por default, 64mb, é td que eu sei… Mas tem como configurar isso…

Eis um tópico realmente interessante. Vou pesquisar para não falar besteira.

Sempre quis me aprofundar neste tema, mas procrastinei (linda palavra prá embromar!).

Parabéns pela pergunta, Felipe.

…parece q no Java Tiger, vai ser possivel monitorar o JVM com JMX, só não me perguntem nada sobre JMX, eu vi isso numa palestra do RSJUG (q por sinal muito boa!) :slight_smile: