“dukejeffrie”:
Muito provavelmente, os outro 4 bits são de comando, né? ler, gravar, etc
Negativo, são 36 bits de endereçamento físico. Porem essa memoria só é acessivel via memoria virtual. Parece estranho? Mas é. O pentium, e quase todas cpus depois dele, possuem 36 pinos de endereçamento fisico. Oque permite operar com ate 64GB de ram instalada.
O padrão é utilizar apenas 32, funcionando como é de se esperar. O SO pode habilitar um modo especial que as entradas nas tabelas de páginas passam a ter 64 bits, ao inves de 32, porem alguns desses bits extras são ignorados. O mecanismo é realmente estranho para ser sincero.
“dukejeffrie”:
Deve ter um jeito eficiente do processador saber se o módulo de memória tá falando com ele ou fazendo DMA, eu chutaria que um dos bits é pra isso.
Uma dúvida que eu sempre tinha era por que as placas de memória tinham pinos em número que não era potência de 2. Tem um tal “algoritmo de fulano” que serve pra corrigir erros de leitura e escrita…
[]s!!
Tem sim, so falar com o controlador de DMA, ele serve para isso. Mas isso é outra historia completamente diferente…
Os pinos a mais da memoria são os de comando, que obviamente não podem ser transmitidos nos mesmos de dado.
Algorítmo de Hamming?
Que eu saiba nenhuma memoria usa Hamming para deteção de erro mas simplesmente paridade e impedancia eletrica.