Menina de 9 anos recebe certificação da Microsoft

80 respostas
smota

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI525023-EI4795,00.html

:shock:

80 Respostas

fmeyer

alguem acha o endereço dessa menina pra mandar uns livros de java! ;;;

ela ainda tem salvação …

Thiago_Senna

Microsoft? Humm… lembrei daquele comercial que tem uns rabiscos de gis na telinha da tv, ai cria-se um piano e blábláblá!

A microsoft facilita tanto as coisas que em breve até um macaco será capaz de criar um aplicação video locadora e colocar um assistente para ajudar o cliente a ajudar o sistema!

Se essa meninha tivesse desenvolvido uma aplicação de video locadora com delphi seria em minha opinião algo inacreditável!

Abraços!
Thiago

pcalcado

Sei não, essa menina não dá um hit no Google…

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q="Arfa+Karim+Randhawa"&btnG=Pesquisar&meta=

fmeyer

pcalcado:
Sei não, essa menina não dá um hit no Google…

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q="Arfa+Karim+Randhawa"&btnG=Pesquisar&meta=

tenta nesse:

vfpamp

hahahaha :smiley:

Cara… joguem seus certificados no lixo, a partir de hoje MCP não vale mais nada :smiley:

kkkkk

PS: Também Kid-Click é foda :smiley:

fmeyer

Traduzindo a noticia acima do italiano …
Com um cominicado impresso a microsoft difundiu a noticia que uma menina paquistanesa de 9 anos de idade foi aprovada no ezame de certificação Microsoft Certified Professional (MCP). Microsoft Certified Professional (MCP) é um programa individual de certificação o qual o objetivo é atestar e valorizar a competencia tecnica do examinado em produtos com a tecnologia… é uma qualificação de exelencia reconhecida e nivel internacional que confere uma elevada vantagem competitiva ao mercado

com apenas 9 anos, Arfa Karim Randhawa, de Faisalabad no pakistao, é a mais nova MCP do mundo. E recentemente recebeu a certifiçãcao de Emre Berkin, o “cara” da microsoft na europa. meio leste, africa e Jawwad Rehman gerente nacional da microsoft paquistao …

Thiago_Senna

Nossa… a gente daqui do GUJ já pé um bando de Nerds!

Mas essa geração nova de Nerds como vai ser? Já to até tendo umas idéias!

Que tal criarmos alguns briquendos que usem programação java! Tipo assim:

“Commandos em Ação com microship para programação java”

Imaginem só os pivets conectando seus brinquedos e tanques do commandos em ação remotamente com seu micro computador e programando as ações que serão tomadas pelos seus brinquedos.

Os brinquedos podem ficar em uma arena, daí a garotada fica cada um com seu lap top, criando os programas, compilando e para finalmente enviar uma atualização do programa para a memória do brinquedo.

Será possível simular uma guerra nas estrelas! Achei a miina de ouro!

hehehe!!!

NoodleZ

Menina de 9 anos é aprovada em certificação Microsoft, Analfabeto é aceito em universidade Estácio de Sá…

Mórbida semelhança :twisted:

MarcioTavares

Concordo.

Por volta de 2000 eu dei uma olhada num simulador de certificação de Visual Basic e fiquei um pouco espantado pois acho que de, mais ou menos, 50 questões, apenas duas continham código de verdade. Todo o resto perguntava a respeito de infraestrutura, opções genéricas de arquitetura (não de código), qual componente era necessário pra construir uma aplicação XYZ etc… ou seja, somente temas que facilitam a decoreba, que é o que eu acho que pode ter acontecido com essa menina.
Será que ela tem base, teórica e prática, pra ser uma boa profissional de verdade? :roll: Sei não… acho que essa notícia tira um pouco da credibilidade da M$, que já não é muito grande…

raffaele

Concordo.

Por mais que as empresas consideram muito se a pessoa tem certificação, as provas não testam realmente o dia de um desenvolvedor, mas aih já é outra questão.

Não podemos tirar o mérito da menina, pois são somente 9 anos, em vez dela estar bricando de boneca, estava estudando para passar na prova. :lol:

smota

uhahaha coitada, boa profissional? Aos noves anos eu nao pensava nem em ser um mal profissional, quem dirá um bom.

O mérito dela é o esforço, já que é filha de agricultores e correu atrás disso querendo se dar bem.

O desmérito possivelmente é da Microsoft porque a prova é bem ruim … já que eles não citam que ela é super-dotada ou coisa do gênero.

MarcioTavares

Hmmm… acho que teremos mais uma pessoa com sérios problemas psicológicos no futuro…

9 anos é idade pra estar brincando e não ficar decorando respostas de prova de certificação. Por mais que brincar seja “improdutivo” na nossa visão de profissionais e adultos, isso faz parte da infância e é muito importante pro desenvolvimento psicológico da criança. Mas isso é assunto pra outro tópico! :smiley:

:thumbup:

Thiago_Senna

Não a mérito algum em se ficar estudando para uma prova aos nove anos de idade. Principalmente prova da Microsoft!

Se ela fosse realmente super dotada ela já estaria na sexta série, e não fazendo prova da microsoft! Se ele tivesse pulado alguns anos da escola por execesso de inteligência, já teriamos ouvida falar dela antes!

Mas vamos colocar pimenta na conversa!
Afinal, qual é a prova que avalia alguma coisa???
SCJP, SCJD, SCWCD??? Elas avaliam mesmo alguma coisa???

Quantos caras por ai num tem certificação nenhuma e dá um show de bola em muitos sun certifieds por ai?

“Muitos se tornam SCJP, mas as cagadas ainda continuam as mesmas!”

Abraços!
Thiago

danieldestro

Tive um amigo que chutou tudo letra “A” no vestibular e passou numa dessas faculdades por aí. Prefiro acredito isso a achar que a menina estudou e passou com méritos.

smota

Nops, não teria não.

Há dezenas de super-dotados que acabam a faculdade enquanto você ainda está no 1º grau e você não ouviu falar neles de qualquer modo.

No Brasil, em geral, não há suporte para isso, mas os paises mais espertinhos cuidam bem desse pessoal (já que tem potencial para darem um ótimo retorno a seus paises). (tentei tentei achar, mas nao consegui. Na Carta Capital tem uma coluna sobre esse cuidado, muito interessante).

J

Caras não gosto da M$ nem estou defendendo.

Tenho o MCP de VB6, sinceramente eu achei bem mais dificil tirar o MCP do que a certificação java.
Conhecia VB desde da versão 3.0 e tive que estudar muito.
Pois o negócio é tudo misturado.
Vai desde o código até a geração de setup.
Você tem no mercado bem menos programadores VB certificados doque java.

A certificação java te permite conhecer melhor a linguagem pois é menos generalista, mais mais profundo.
Mas o MCP lhe permite trabalhar melhor com o PRODUTO.
Essa á diferença de filosofia entre a SUN e M$.

Não sei que MCP ela tirou, eu acho que é de win 2000.
É bem mais baba.
Mas o MCP é difícil gente.
A menina que é nerds mesmo.

Thiago_Senna

Smota!

Seu argumento foi convincente! A fonte de referência então é indiscutível. Carta Capital é em minha opinião uma ótima revista de nótícias!

Não é à toa que existe (principalmente na índia) a fuga de cérebros!

Abraços!
Thiago

T

Não fiquem zoando com a minha certificação MCSE… Não foi fácil tirar :wink:

Para conseguir um MCP, basta fazer uma prova só. Acho que não importa qual :wink:

Mas não tirem os méritos da menina. O problema é que as prioridades estão meio bagunçadas. No meu tempo a gente via aquelas crianças-prodígio que eram grandes-mestres de xadrez, tal como o Giovanni Vescovi, ou resolviam problemas complicados de matemática (sem contar aquelas que conseguiam passar no vestibular com dez ou onze anos). Hoje o prodígio é resolver uma prova de múltipla escolha, com 50 questões, sobre algum assunto que se torna obsoleto em um ou dois anos (é por isso que você tem de renovar as certificações tanto da Microsoft quanto da Sun)…
Que pena.

EDIT - No post acima o jprogrammer tirou um MCSD (Solution Developer), esse é mais difícil de tirar que um MCSE (Solution Engineer).
Realmente o MCSD de VB é meio complicado de tirar (faltou uma prova para mim, e elas já expiraram).
Mas para tirar um MCP basta realmente fazer uma prova só.

J

É caras.
Isso é para a gente ficar espoerto.
Daqui a 10 anos vai ter um monte de gente tomando nosso empregos, porque o que suamos para aprender hoje a garotada aprende em uma semana.

plentz

jprogrammer:
É caras.
Daqui a 10 anos vai ter um monte de gente tomando nosso empregos, porque o que suamos para aprender hoje a garotada aprende em uma semana.

Você realmente tem esse medo?

MarcioTavares

jprogrammer:
É caras.

Eu já pensei a mesma coisa. Só que na minha opinião isso vai acontecer somente no lado M$ da história. Talvez aconteça com outras tecnologias, mas a tendência é que a M$ caminhe nesse sentido muito mais rápido, pela própria cultura de “facilidades” dela. Aliás, de uma certa forma isso já está acontecendo.

MarcioTavares

Me corrigindo: “isso” = qualquer um poder criar produtos com tecnologias M$, e não, tomarem os nossos empregos. Isso eu acredito que não vá acontecer.

rodrigo_gomes

thingol:

O problema é que as prioridades estão meio bagunçadas. No meu tempo a gente via aquelas crianças-prodígio que eram grandes-mestres de xadrez, tal como o Giovanni Vescovi, ou resolviam problemas complicados de matemática (sem contar aquelas que conseguiam passar no vestibular com dez ou onze anos). Hoje o prodígio é resolver uma prova de múltipla escolha, com 50 questões, sobre algum assunto que se torna obsoleto em um ou dois anos (é por isso que você tem de renovar as certificações tanto da Microsoft quanto da Sun)…
Que pena.

ótima colocação!

e agora me veio a duvida…
será que ela simplesmete decorou um manual tipo “como passar na certificação” (tendo uma grande habilidade em decorar coisas), ou alem disso, ela é capaz de fazer algo que o thingol citou? (ou seja, se destacar em matematica, etc…)

boaglio

A notícia não é boato não:

http://www.microsoft.com/presspass/features/2005/may05/05-02YoungMCP.asp

cv1

Cara, eu geralmente nao concordo com vc nos topicos relacionados a tecnologia e design, mas agora voce me deixou totalmente furioso.

Se voce esta com medo de que alguem tome seu emprego pq sabe mais do que voce, ou trabalha melhor do que voce, ou aprende mais rapido, voce nao soh vai, como deve e MERECE perder o emprego.

T

Cara, eu geralmente nao concordo com vc nos topicos relacionados a tecnologia e design, mas agora voce me deixou totalmente furioso.

Se voce esta com medo de que alguem tome seu emprego pq sabe mais do que voce, ou trabalha melhor do que voce, ou aprende mais rapido, voce nao soh vai, como deve e MERECE perder o emprego.

Apoiado. Se a gente tivesse medo disso, não estaria aqui respondendo às questões do fórum de graça e com a maior boa-vontade, e ainda tendo de aturar um bando de moleques que se acham deuses e que se irritam se a gente não está muito a fim de responder…

fmeyer

Apoiado. Se a gente tivesse medo disso, não estaria aqui respondendo às questões do fórum de graça e com a maior boa-vontade, e ainda tendo de aturar um bando de moleques que se acham deuses e que se irritam se a gente não está muito a fim de responder…

Faço minha vossas palavras …

Rafael_Nunes

Aliás, onde estão os pais desta criança que não levam-na pra fazer algo mais divertido/útil…

marcelomartins

É a mesma coisa o pessoal que diz que o Software Livre vai tirar nosso emprego. Mesma coisa, eu não tenho medo!

bandrade

será q ela já foi ao circo?? ou passear no zoologico… essas coisas?? hehehehe…
cv ficou furioso… auhauha… ia ser divertido Celebrity death match cv x thingol… auhauhaha

• aki, ela tem crédito… curte desenvolver software e tal… em 4 meses de estudo ela trou a certificação… cabeçona… ehehehe… soh q na hora do vamo ver, colocar ela na frente do PC com o Visual Studio e todas as ferramentas e falar: táí guria, faz um sistema de locadora… esses aki sao os requisitos / casos de uso / diagrmas de classe /sequencia/o caralho a 4…

acho q ela ia chorar… ((;

Thiago_Senna

Pessoal… Percebi que alguns estão assustados com a molecada que está chegando.

Vejam bém, isso é até bom!
Serão ótimos funcionarios! Não vou precisar ter dor de cabeça com ele quando eu mandar ele fazerem alguma coisa pra mim! :smiley: :smiley:

Mas brincadeiras à parte, não devemos temer eles de jeito nenhum, assim como citou o CV. Mas também não vá ficar morgando e ficar parado no tempo né!

Bom profissionais não dependem apenas de ser um gênio ou não. Depende de competência, humildade e principalmente lidar com trabalho em grupo. É com isso que temos que nos preocupar!

Abraços!
Thiago

fmeyer

bandrade:
cv ficou furioso… auhauha… ia ser divertido Celebrity death match cv x thingol… auhauhaha

CORRIGINDO , CV x jprogrammer

Thiago_Senna

Está ai uma qualidade que admiro muito. Não tenho dúvidas que pessoas com este perfil sempre terão seu espaço garantido! Ter mais de 1000 posts são mais que suficientes para demonstrar e provar o empenho de vocês!

Essa sua colocação daria um caldo!!! hehehe!! :lol: :wink:

fmeyer

Thiago Senna:
Essa sua colocação daria um caldo!!! hehehe!! :lol: :wink:
neim começa … hehehehehe :twisted:

MarcioTavares

Thiago Senna:
Mas brincadeiras à parte, não devemos temer eles de jeito nenhum, assim como citou o CV. Mas também não vá ficar morgando e ficar parado no tempo né!

Bom profissionais não dependem apenas de ser um gênio ou não. Depende de competência, humildade e principalmente lidar com trabalho em grupo. É com isso que temos que nos preocupar!

Concordo plenamente!

Acho que os lugares onde os gênios são sempre bem aproveitados são os laboratórios de pesquisa, e não um ambiente de trabalho com as características descritas acima.

:thumbup:

mcampelo

E tornar as coisas mais fáceis não é positivo?

Ou bom mesmo é escrever em 0s e 1s, coisa pra macho? Afinal, macho que é macho programa em vi. IDE é coisa pra mulherzinha.

É essa a idéia?

[]'s
Marco Campêlo

Thiago_Senna

mcampelo:
Thiago Senna:

A microsoft facilita tanto as coisas que em breve até um macaco será capaz de criar um aplicação video locadora e colocar um assistente para ajudar o cliente a ajudar o sistema!

Ou bom mesmo é escrever em 0s e 1s, coisa pra macho? Afinal, macho que é macho programa em vi. IDE é coisa pra mulherzinha.

É essa a idéia?

[]'s
Marco Campêlo

Olá Campello!

Não é por nada, mas sua colocação foi ótima!

Eu não gosto muito de programar usando 0’s e 1’s. Vou de devolver uma pergunta!

Você gostaria de arrastar 3 componentes para a tela e ver o sistema pronto?

Abraços!
Thiago

MarcioTavares

mcampelo:

É essa a idéia?

Tudo o que usamos hoje em dia tem a tendência de se tornar fácil de usar, vide o exemplo do próprio Linux. Mas eu acho que o problema da M$ vai além de simplesmente tornar as coisas mais fáceis. Como a M$ precisa jogar as suas tecnologias rapidamente no mercado para poder competir de igual pra igual com os outros, acabam sendo gerados produtos bonitinhos por fora mas podres por dentro. Um belo exemplo disso foram os seus softwares de rede, em geral, como o WinNT, IIS etc e vários produtos atuais.
Como um professor de redes na faculdade já dizia nos idos de 2001, o Novell Netware era muito melhor que o NT, mas o admin precisava conhecer a fundo os serviços, protocolos etc para poder liberar os acessos necessários, enquanto que o NT já fazia isso tudo imediatamente após a instalação, com o “custo” de deixar todo o resto “arreganhado” (desculpem o termo, mas é literalmente assim) para que qualquer um pudesse invadir.

Eu sou a favor de se tornar as coisas fáceis, mas tudo tem que ter bom senso. O jeito que a M$ gosta de tornar as coisas fáceis, como vem acontecendo com o VS.Net, não me agrada.

J

Cara fiquei fora do forum algum tempo e minha orelha já está queimando.
Se eu perceber que estou gerando tanta raiva do povo criarei outro usuário para mim.
Ainda bem que não coloquei minha foto.

O pessoal está desvalorizando a menina desvalorizando a teconologia.
Não tem nada a ver.
Dá a prova SCJP para ela e te garanto que ela tira em um mes com no minimo 90%.

Cv não precisa ter raiva de mim.
A maneira que coloco meus posts não necessariamente diz quem sou.
Apenas jogo lenha na fogueira, pois isso é vantajoso, cria discussôes que fazem a gente amadurecer.
Aprendi muitas coisas com isso e garanto que todos nós aprendemos.

Ainda bem que vc não concorda comigo, senão como eu iria aprender.
Agora o fato não é que tenho medo é apenas outra observação.
A geração de hoje tem muito mais facilidade que a nosso e assim sucessivamente.
Mas não é para termos medo. Mas a verdade é essa.
Hoje as crianças tem até laptop cara.
Já vi um molequinho com um. Fiquei bobo…

Mas todos nós temos que correr atrás, pois a mesma coisa pode acontecer com java.
O mercado só vai assimilando gente e a oferta de mão de obra vai aumentando.
Tem até advogado querando programar em java.
Tudo mundo quer saver java. Está na moda.

Enquanto o futuro ninguém sabe o que pode acontecer…

mcampelo

A minha visão do desenvolvimento de software existir é para resolver o problema de algum usuário.

Se não há problema, não há necessidade de fazer software.

Se arrastar 3 componentes resolvesse meu problema sem me gerar uma imensa dor de cabeça no futuro (ex.: código impossível de dar manutenção), a resposta é sim, gostaria de arrastar os 3 componentes, pois resolveria o problema do meu usuário em menos tempo e eu conseguiria uma margem de lucro maior.

Se por outro lado, a sua questão não é desenvolvimento de software para usuário. Se você faz isso por amor a arte. Se você faz isso porque gosta de estudar tecnologias e quer se aprofundar. Aí estamos falando de um mundo completamente diferente, onde uma ferramenta que facilita as coisas (arrastar 3 componentes) estaria “impedindo” você de estudar, de conhecer, etc, etc, etc, etc.

A maior parte do tempo eu me encaixo no segundo perfil e é por isso que participo do forum, apesar de não trabalhar mais com desenvolvimento de software, simplesmente gosto de ler discussões religiosas sobre tecnologia! :wink:

Outra estratégia que eu sempre adotei quando ainda trabalhava com desenvolvimento de software, era fugir das áreas onde uma ferramenta drag’n’drop poderia resolver todos os meus problemas. Assim, a única maneira de ser produtivo era estudando tecnologia a fundo e ficar escovando bits! :wink:

[]'s
Marco Campêlo

Thiago_Senna

Olá Campelo!

campello:
A minha visão do desenvolvimento de software existir é para resolver o problema de algum usuário.
Se não há problema, não há necessidade de fazer software.

Concordo! E Ainda bém que eles dependem da gente para resolver os problemas deles!

Para um gerente esta visão é maravilhosa! (Talvez o Marketing da Microsoft queira extamente atingir este alvo!) Os programadores de um jeito ou de outro terão de se moldar para a vontade de seu gerente!

Esse é um assunto meio embaçado de debater. Tem milhões de coisas passando na minha cabeça! O que deveriamos entrar em debate é quais será a realidade e o cotidiano do dia a dia do profissional diante dessa nova realidade. Imagine que você também passaria a depender da empresa que lhe fornece a solução que lhe permite arrastar os 3 benditos componentes. Como as mudanças são frequentes, alem de vc ser ágil, a empresa que fornece a solução deverá ser ainda mais ágil. Talvez se vc manter uma equipe e não depender de uma empresa fornecedora seja mais interessante.

Observação: Isso é uma especulação.

Exatamente. Me encaixo nesta situação. Por isso se deve minhas respostas secas e diretas ao criticar tenologias que facilitam demais a vida do programador. Talvez por que eu ainda seja manezin.

Mas campello, se for ter uma visão mais por cima do assunto, acredito que não será uma ferramenta quem vai facilitar a vida dos desenvolvedores ou é quem vai facilitar o desenvolvimento de software e resolver o problema do cliente. Acho que ao invés de uma tecnologia, surgirá uma nova forma de organização. OU seja, a solução não será tecnológica, e sim organizacional! Vide por exemplo o surgimento das metodologias ágeis e aquela qualidade que as empresas exigem em seus profissionais que é a abilidade de se trabalhar em grupo! Apesar das empresas não facilitarem o trabalho em grupo, em minha opinião esse sera o diferencial!

campello:
A maior parte do tempo eu me encaixo no segundo perfil e é por isso que participo do forum, apesar de não trabalhar mais com desenvolvimento de software, simplesmente gosto de ler discussões religiosas sobre tecnologia!

Outra estratégia que eu sempre adotei quando ainda trabalhava com desenvolvimento de software, era fugir das áreas onde uma ferramenta drag’n’drop poderia resolver todos os meus problemas. Assim, a única maneira de ser produtivo era estudando tecnologia a fundo e ficar escovando bits!

hehehe!! boa! Então vamos aproveitar e fazer isso enquanto pudermos!

Abraços!
Thiago Senna

fbanin

Caraco… pelo que to vendo o java só presta pq é complicado desenvolver os objetos… ah para né ! Curto o Java, mas não é muito produtivo em fazer sistemas desktops… isso todos tem de concordar, agora falarem que o .NET é ruim… meu, não é essas maravilhas, mas assim como o Java ele é uma ótima linguagem OO… com a vantagem de ser muito mais produtiva…

Quem trabalha em cima de produtividade, tem que fugir do Java, nem sempre podemos fazer projetos elaborados… temos que entregar coisas em uma semana… ou menos, com prazos apertadissimos…

Não to defendendo o .NET e desmerecendo o Java… mas o mercado exige dinamismo… e nem sempre dá para ficar 3, 4 meees desenvolvendo um projeto… clientes não gostam de esperar…

Thiago_Senna

É ai que tá!!!
Olha só!

O problema não está na tecnologia ser ágil ou não! Se você não tiver uma boa equipe de desenvolvimento e o prazo foi muito curto, independente de se você está usando java ou dotNet o sistema sairá uma porcaria!

Daí eu te pergunto! O que seria ser produtivo para você? Entregar um sistema rapidamente dentro do prazo que é execivamente curto? Ou ser ágil é desenvolver um sistema que seja tranquilo para se manutenir e de fazer updates?

Abraços!
thiago

Thiago_Senna

E a menina de 9 anos, o q aconteceu com ela? :smiley:

Abraços!
Thiago

J

Esse negócio de arrastar-aqui e arrastar-ali não é garantia de produtividade.
Concordo com o Thiago.

O que importa é a qualidade e o padrão de desenvolvimento da equipe.
Ter uma boa especificação e planejamento ajuda muito, mesmo que hoje isso não tenha muita importancia para as empresas.
Já houvi uma frase (Acho que foi do Abraao Lincoln):
“Prefiro ficar uma dia inteiro afiando o serrote e cortar a arvore em poucas horas doque afiar o serrote em poucas horas e ficar o dia inteiro para derrubar a árvore”.

mcampelo

Isso depende de qual é o negócio da sua empresa.

Vou extrapolar, porque isso facilita a visão:

Ambiente: Fábrica de Software
Todo programador precisa de pelo menos 1 PC para produzir código fonte (a fábrica de software do meu exemplo não usa XP :slight_smile: ).
É melhor ter um fornecedor de PC?
Ou ter uma equipe de desenvolvimento de hardware e não depender de uma empresa fornecedora pode ser mais interessante?

Não consegui acompanhar o seu nível de abstração! :slight_smile: IMHO, problemas computacionais continuarão sendo resolvidos por computadores. Não vejo como mudanças organizacionais podem ajudar a fazer o relatório de vendas do mês passado ser produzido, por exemplo! :wink:

[]'s
Marco Campêlo

T

Bom, acho que você leu o link (a menos que você tenha alguma regra no seu firewall que impeça você de acessar páginas da Microsoft):

Arfa: Computers, singing, reading, painting and gardening are my hobbies. I have won a singing competition at the national level. I keep my self updated by reading different books and encyclopedias.

Se foi ela mesmo que respondeu a entrevista por email, ela tem um nível de vocabulário surpreendente - acho que estudar para a certificação da Microsoft foi um “passeio” para ela. Daqui a alguns anos ela vai estar nas páginas do noticiário econômico, preparem-se.

fbanin

Ser produtivo, é levar menos tempo com coisas bobas, tipo, conexão com bd, criação de telas, enfim, vc se engajar somente no negócio, na regra, ah, tenho que calcular tal imposto de tal maneira, não se preocupar em criar uma conexão com o BD, uma tela, etc para enfim chegar no cálculo…

O que eu quis deixar aqui, é que todo mundo mete o pau na facilidade de uma x linguagem… e fala bem da outra pq ela é mais complicada, cara, adoro o .NET, mas vc´s tem que convir que antes de fazer um cadastrinho básico vc precisa criar todo um projeto… eqto em algumas linguagens vc faria isso em minutos… se depois é mais dificil ou não de dar manutenção são outros quinhentos…

Vejo isso aqui na empresa, na agilidade que temos em resolver pequenos problemas e nos novos projetos… se fizessemos em Java, levariamos tempo demais em coisas que fazemos em minutos hj.

Mesmo assim pretendo trabalhar com Java num futuro muito próximo… em uma empresa que tenha projetos organizados, que tenha tempo para desenvolver de uma maneira boa e de qualidade… UTOPIA… mas isso deve existir em algum lugar…

T+

J

Esse também é meu sonho…

Thiago_Senna

humm… vou ser maldoso agora!

Você é programador né? Asssim como eu, acredito que vc não tem a inteção de ser programador a vida inteira. Uma hora vc vai ser gerente ou coordenador de projeto, naum é? OU um diretor de fábrica de software. Naum é? Então por que UTOPIA?

Acredito que este um dia poderemos fazer este cenário se reverter, apesar das dificuldades!

Abraços!
Thiago!

J

Thiago sábias palavras…
É isso mesmo.
Nós poderemos mudar o mundo.
“Quem sabe faz a hora não espera acontecer…”
Geraldo Vandré.

fbanin

Thiago Senna:
humm… vou ser maldoso agora!

Você é programador né? Asssim como eu, acredito que vc não tem a inteção de ser programador a vida inteira. Uma hora vc vai ser gerente ou coordenador de projeto, naum é? OU um diretor de fábrica de software. Naum é? Então por que UTOPIA?

Acredito que este um dia poderemos fazer este cenário se reverter, apesar das dificuldades!

Maldade nenhuma… acho que ser um gerente ou coordenador de projeto é uma boa… mesmo assim, não sou eu quem faz o tempo… mas sim o cliente… não se ganha um projeto se vc demorar anos ou meses para se entregue… a concorrência hj em dia é forte…

Mas o que eu gosto mesmo é de programar… nunca me vi como um gerente ou coordenador… eu sou líder do meu módulo aqui na empresa, tomo conta da parte de entradas de estoque, compras, valorização do estoque, cadastro de produtos e matérias prima… e sei bem como é um cara chegar para vc e falar, quero para agora esse projeto de refazer a valorização do estoque… sem projeto, apenas com um case (que muitas vezes vem furado)… cara, foi 2 semanas de stress para reescrever toda a parte de valorização, criar telas, procedures no banco, gerenciar tabelas, nossa… acho que ficariam doidos se eu fizesse um projetinho, montasse diagramas etc…

Mas enfim, quem sabe um dia tudo isso deixe de acontecer…

Jair_Rillo_Junior

Vou dar minha opinião

Fabiano Banin, concordo quando você fala que não podemos ficar “perdendo” tempo em coisas como telas, conexao, etc etc etc… Eu mesmo não sou fã de Java para desktop e muito menos de ficar criando JFrames, JButtons, etc etc etc na mão, mas não é pq vc desenvolve um cadastro mais rápido que o meu, que significa que voce foi mais produtivo. E as manutenções? isso entra em consideração sim, pois as manutenções sempre ocorrem, e hoje uma empresa para se dar bem, além de ter um produto bom, tem que ser muito ágil em suas manutenções (digo manutenção de regras de negócios e não telas e etc).
Vejamos o caso de delphi por exemplo, pelo menos de 99% dos programadores de delphi, inclusive eu. A tela é feita de uma forma rápida, existem vários componentes prontos, drag and drop e pronto… mas e as regras de negócios? ficam geralmente tudo nos eventos dos botões…
E se vc quiser reaproveitar isso? e se for dar manutenção em uma parte que uma pessoa da sua equipe que mora na China fez, como vc vai fazer?
Então nao podemos falar que “produtividade” é apenas a entrega rápida do sistema.

Eu não gosto de Java porque é mais “dificil” que as outras, se fosse assim eu voltaria para o Assembly. A questão é o que o Java pode me oferecer (além de emprego :wink: ), é divertido, é sim muito produtivo (pelo menos no que eu trabalho) e é muito poderoso. Mas concordo com você que não devemos desmerecer a tecnologia .NET, inclusive é bom ter rivalidade, assim as duas crescem :lol:

pcalcado

Uhm…essa menina é MCP em que, afinal?

Thiago_Senna

A rivalidade entre as duas é muito sadia!

Fico fudido quando alguém me diz que tem coisas muito boas no dotNet que devem ser aproveitas no java. Eu não fico fudido pelo fato de achar a tenologia dotNet uma merda. Eu fico fudido porque sou obrigado em concordar com vocês!! :cry: :cry:

Eu falo que é uma merda, mas é da boca pra fora. É uma espécie de rivalidade natural. Mais ou menos como o Campello comentou, onde a gente programa por fazer e gosta dos desafios. O meu defeito, mas de certa forma também é uma qualidade, é de vestir a camisa de uma tecnologia.

Uma colocação muito interessante do manchester foi o fato de que a produtividade não está nas pequenas coisas como tela, mas está na verdade em coisas menores.

Eu hoje perdi 4 horas para encontrar um BUG, no qual sua solução era apenas substituir uma palavrinha besta! É ai que acontece em minha opinião a maior perca de tempo! Sem contar que eu sou ruim para resolver bugs!

J

Cara não necessáriamente…
Esse é o problema do pessoal. Pensar que se vc tem RAD deve ter a lógica de negócios na tela.
É o que o pessoal geralmente faz. Mas não é a meneira melhor.
Podemos ter RAD com uma arquitetura decente por trás…

Thiago_Senna

Ótima comparação que vc fez. Acho que preciso dar uma satisfação, né!
Concordo com você. A área de hardware não precisa de uma equipe exclusiva para manutenir 100 micros de uma fábrica de software.

Mas imagine que esta fábrica de software depende por exemplo da Borland para fazer uma alteração urgente no seu servidor de aplicação para seja possível satisfazer seu cliente.

Este é um assunto que eu estou meio que indo no chute. Este assunto é digno de um tópico so para ele!

Claro, da visão que vc está vendo vc está correto. O problema do cliente será resolvido computacionalmente!
Mas a questão que estou me referindo é quanto a equipe que irá se mobilizar para desenvolver a solução computacional para o cliente!

Agora, me respondam uma coisa! O que é IMHO

Abraços!
Thiago Senna

danieldestro

MCP - Menina Certificada em Pula-pula
MCP - Menina Certificada em Pirulitagem
MCP - Menina Certificada em Pirralhagem
MCP - Menina Certificada Prodígia

danieldestro

IMHO - In My Humble Opinion
IMO - In My Opinion

mcampelo

Entendi completamente errado o que você quis dizer ou você sugere então que a “minha” fábrica de software deve fazer um App. Server na unha, afinal, não dá para depender de um fornecedor? É isso mesmo?

In My Humble Opinion

[]'s
Marco Campêlo

Jair_Rillo_Junior

In My Humble Opinion

Thiago_Senna

mcampelo:
Thiago Senna:

Mas imagine que esta fábrica de software depende por exemplo da Borland para fazer uma alteração urgente no seu servidor de aplicação para seja possível satisfazer seu cliente.

Entendi completamente errado o que você quis dizer ou você sugere então que a “minha” fábrica de software deve fazer um App. Server na unha, afinal, não dá para depender de um fornecedor? É isso mesmo?

Naum!!! Naum!
Se tá doido… rsrs…! Só foi um exemplo absurdo!

Considere naquele exemplo um exemplo menor. Considere um subsistema que seja conveniente que a própria fábrica mantenha, e naum uma empresa externa!

Quanto mais entidades vc envolver no processo de desenvolvimento, mais burocratização será necessária.

O Brasil está cheio de burocracia, não está? É por isso que tem muita coisa que não funciona! Quanto mais a solução do problema estiver acessível, melhor! É claro que é necessário ter um controle sobre as ações a serem tomadas em cima dos problemas né! Mas, acho que vcs entenderam…

Campelo, vê se faz umas perguntas mais fáceis!

Abraços!
thiago

pcalcado

Cara, se forem perguntas fáceis, é sinal que não foi Campêlo, o ser mais onipresente e onisciente do estado do RJ quem fez :lol:

Grinvon

Acho errado desmerecer a menina, afinal, ela conseguiu algo que poucos conseguem, mesmo sendo uma certificação da MS.

Ainda mais ela tem 9 anos, e daqui a 10 anos? Quando ela tiver 19, quantas certificações ela poderá ter, incluíndo de Java?

danieldestro

Pra que tanta certificação?
tenho um amigo que fez uma faculdade, logo entrou no mestrado e em seguida no doutorado. Nunca trabalhou! Nunca ganhou um centavo com sua formação. E ele já tem seus 27 anos.
E eu me pergunto: Vale a pena?

mcampelo

pcalcado:
Thiago Senna:

Campelo, vê se faz umas perguntas mais fáceis!

Cara, se forem perguntas fáceis, é sinal que não foi Campêlo, o ser mais onipresente e onisciente do estado do RJ quem fez :lol:

Agora que eu to me divertindo aqui nesse fórum vocês querem que eu pare? :smiley:

[]'s
Marco Campêlo

mcampelo

danieldestro:
tenho um amigo que fez uma faculdade, logo entrou no mestrado e em seguida no doutorado. Nunca trabalhou! Nunca ganhou um centavo com sua formação. E ele já tem seus 27 anos.

Acredito que nada substitui experiência profissional. Até hoje não vi faculdade alguma (unicamp, ime, etc) que substitua o que os anos de experiência em projetos pode te ensinar.

Mas por outro lado, eu vejo a certificação como uma “ajuda” para te manter em processos seletivos.

Imagina aquela menina inteligente do RH selecionando currículos para entrevista. De repente ela encontra 2 currículos muito parecidos. Mas um cara tem certificação e outro não. Qual será que ela vai chamar para entrevista?

Não estou dizendo que o cara que fez a prova é melhor que o outro. Muitas vezes é pior desenvolvedor e tem menos experiência. Mas muitas vezes também, ele será chamado para entrevista, enquanto o outro nem vai ter oportunidade disso.

Essa era minha preocupação quando fiz a prova: me manter competitivo para pelo menos ser chamado para entrevistas.

[]'s
Marco Campelo
Sun Certified Everything for the Whole Platform :smiley:

J

A certificação ajuda muito a você conhecer a tecnologia.
Mas não serve para nada se você não tem experiência.
Ele ajuda na hora da seleção até a entrevista.
Na entrevista todo mundo é igual.

fmeyer

boaglio:

A notícia não é boato não:

fui mostrar pra um colega e o link acima não funciona mais … acho q o pessoal da microsoft teve uma discussão parecida com essa a portas fechadas … heheehehe

MarcioTavares

O Search da M$ também não acha nada.

Se bem que sempre foi assim… :roll:

Bani

danieldestro:

Se ele quer seguir carreira acadêmica, provavelmente! Na realidade do mercado acadêmico brasileiro, a prática não parece valer muita coisa.
Sobre nunca ter ganhado um centavo, foi falta de aproveitar as centenas de bolsas que existem para pesquisa e cursos de pós-graduação.

Quanto ao resto do tópico, não li tudo, mas algumas observações:

1. sobre brincar de java quando criança, tem o lego mindstorms!
  2. menina de 9 anos que sabe alguma coisa de informática? normal! Acho que nenhum de nós tirou certificação com essa idade, mas tenho certeza que pelo menos alguns escreviam umas linhas de código em Basic do MSX (o que era mais trabalhoso do que os drag&drop de certos estilos de programação atuais). Eu mesma já fui uma menina de 9 anos dessas (ainda que achasse os joguinhos prontos mais divertidos, brincar de basic de vez em quando também fazia parte). Acho que tem um número considerável de crianças hoje em dia que brincam com mais do que joguinhos no computador. E se formos ver a parte open source, tem muito adolescente que ainda está no colegial fazendo código do kernel do NetBSD, etc.
    Enfim… Vocês que levam a sério demais esse negócio de certificação por trabalharem em algo relacionado à isso, mas para ela estudar alguns meses para a prova pode ser algo equivalente a se dedicar alguns meses para terminar um jogo de videogame, por exemplo. Muita gente começa na informática como hobby.
Thiago_Senna

Grinvon:
Acho errado desmerecer a menina, afinal, ela conseguiu algo que poucos conseguem, mesmo sendo uma certificação da MS.

Ainda mais ela tem 9 anos, e daqui a 10 anos? Quando ela tiver 19, quantas certificações ela poderá ter, incluíndo de Java?

Não estamos desmerecendo a menina. Mesmo que quisessemos, ela já tem um certificado provando o contrário. Afinal, é esse o objetivo de uma certificação.

Mas se ela é tão inteligente assim, para que certificação. De boa. Uma menina superdotada nunca precisaria de uma certificação dessas. Como foi discutido em outros pontos deste tópico, se não me engano quem comentou foi o smota, é que alguém irá absorvê-la. Alguém muito maior que empresinhas que precisam de profissionais certificados vai absorver a menina e acabou!

Vocês podem até me chingar, mas quero nem saber:

Certificações foram criadas para pessoas normais!

A empresas desconfiam é de pessoas normais, que fez 4 à 6 anos de faculdade e ralou a vida inteira para ter seu espaço no mercado. É dessas pessoas que a empresas duvidam e exigem certificações para que elas não corram riscos ao empregar este profissional!

Abraços!
Thiago

cv1

jprogrammer:
A maneira que coloco meus posts não necessariamente diz quem sou.
Apenas jogo lenha na fogueira, pois isso é vantajoso, cria discussôes que fazem a gente amadurecer.
Aprendi muitas coisas com isso e garanto que todos nós aprendemos.

A gente podia aprender mais e discutir coisas mais interessantes se conversasse como adultos e expusesse nossas opinioes de forma mais concisa e elaborada, sem “jogar lenha na fogueira”. Discussao boa se sustenta sozinha, sem precisar de ninguem pra causar controversia so pra ver no que da.

jprogrammer:
A geração de hoje tem muito mais facilidade que a nosso e assim sucessivamente.
Mas não é para termos medo. Mas a verdade é essa.
Hoje as crianças tem até laptop cara.
Já vi um molequinho com um. Fiquei bobo…

Eh assim que a sociedade evolui, e ainda bem que ela esta evoluindo. Qual o problema nisso? :wink:

Alias, eu tinha um laptop quando tinha 6 anos (uhh, 16 anos atras) e ninguem ficava bobo. Mal sabiam o que era um laptop, anyway :mrgreen:

J

Cara voc não está confundindo laptop com “PENSE BEM”.
:lol:

EDITADO:
Para os mais novos esse é PENSE BEM

cv1

Nopes. Eu tinha um 8086 4.77MHz com HD de 30gb, drivezinho de disquete de 1.44mb e tudo. Ainda tenho, alias, ta na gaveta da minha escrivaninha, em sampa :mrgreen:

[edit] 30mb, nao 30gb. Costume :?

mcampelo

HD de 30 GB há 16 anos atrás?

É isso mesmo?

:shock:

[]'s
Marco Campêlo

T

Ainda está no cache do Google.

http://64.233.161.104/search?q=cache:7L23QmpYPfcJ:www.microsoft.com/presspass/features/2005/may05/05-02YoungMCP.asp+"Computers,+singing,+reading,+painting+and+gardening+are+my+hobbies.+I+have+won+a+singing+competition+at+the+national+level.+I+keep+my+self+updated+by+reading+different+books+and+encyclopedias"&hl=pt-BR

fmeyer

É essa não foi a primeira …
http://www.microsoftkid.com/ Para minha surpresa …

Piazainho desse tamanho e ja tem cara de louco ;;;

edit/

já que estamos falando de indianos, eu casava hoje com essa…

J

Cara o que estão fazendo com nossas crianças ???
Cade a UNICEF ?

boaglio

O interesse que existe nas crianças hoje sempre existiu.

Na minha infância eu lembro de jogar e programar no Tk-85/TK-90 do meu primo, e depois no meu MSX.

Isso pq era o q tinha na época, simplesmente a gente tem um interesse maior, que infelizmente com a idade esse interesse diminui.

Algumas vezes pela chamada “preguiça mental” a gente só aprende o que precisa aprender e pronto.
E isso é ruim? Eu acredito que simplesmente um adulto tem muito mais responsabilidades, e assim prioriza o seu tempo no que realmente deve aprender.
Uma criança não tem nada pra fazer e tem muita curiosidade pelas coisas novas, daí o resultado.

Hoje eu vejo criança de 5/6 anos navegando na net e acho normal…

Criado 3 de maio de 2005
Ultima resposta 4 de mai. de 2005
Respostas 80
Participantes 23