Menos acesso ao banco

Tenho um projeto de uma rede social.
então ela tem uma página com um grupo e neste grupo os usuários postam publicações e essas publicações podem conter comentários
isso vai para o banco de dados e cada fez que carrega a página, as publicações e os comentários são carregados do banco
estava pensando em uma maneira de ir menos ao banco
tentar ir somente a primeira vez pra carregar as ultimas mensagens, mas não encontrei nenhuma maneira de fazer isso
Existe alguma maneira? de atualizar essas informações sem ter de acessar o banco toda hora?

Posso estar falando besteira, e espero que alguém complemente também. Mas creio que o caso seria o uso de stateful connection, lembro-me numa das aulas de programação para web que o meu professor me falou sobre isso em grandes redes sociais.

Tem jeito. Cache.

Você terá que colocar coisas em cache para evitar acessar o DB tantas vezes.

Qual a tecnologia que você está utilizando?

JSF2.0+Mojarra+TomCat

[quote=craj]JSF2.0+Mojarra+TomCat[/quote]E acesso ao DB?

mysql

Olha, posso te dar uma dica talvez vc ja saiba mas aqui vai, coloque um atributi List em seu bean, torne a lista null após fazer um insert, update, save… E no método que pega a lista do banco:

public List<Comentarios> listaComentarios(){
  se(listaComentarios == null)
   faça a consulta no banco

e retorne a lista...

}se não

retorne a lista que está aqui e não foi alterada mesmo...

Isso ajuda, pouco mais ajuda, pois se ninguem fez, editou ou excluiu um comentário a lista continua exatamente a mesma e podera ser mostrada sem problema.

estive pensando em ter um bean em applicationScoped onde as publicações ficam todas nelas, ou pelo menos as mais atuais
ai quando alguém posta uma publicação em vez de inserir no banco ele insere na lista deste bean
só não sei o impacto disto
ter um objeto com todas as publicações mais atuais da rede
não sei se valeria a pena ao invés de ir ao banco diversas vezes

Velho eu acho que a forma mais profissional e eficiente de se fazer isso é com cache.