Mensagem ao atingir capacidade de passageiros

Boa tarde!

Preciso criar uma função que quando atingir a capacidade de passageiros de determinado automóvel me retorne “CAPACIDADE DE PASSAGEIROS EXCEDIDO”, o print abaixo é de um sistema já existente, estou tirando a idéia e implantando no meu sistema

Ex: O automóvel possui capacidade para 16 passageiros (seta 1), ao selecionar o Paciente se ele possuir acompanhante então ja aumenta 2 poltrona na capacidade do Altomóvel (seta 2), ou 1 poltrona caso o paciente viage sozinho.

Ainda nao tenho nada criado no banco para essa tabela ok, primeiro estou verificando como posso fazer para poder criar e testar.

Vc pode colocar uma validação na ação ao adicionar um novo passageiro. Quando a ação for executada, vc provavelmente terá os dados do passageiro e o veículo em que ele será adicionado, com isso vc sabera quantos passageiros cabe no veículo e quantos passageiros já foram incluídos. Nesse momento vc pode adicionar a validação.

Lucas entendi em partes, vc podeia da um exemplo amigo?

A ideia seria essa:

Supondo que a classe Veiculo possua uma propriedade lista de Passageiros e outra propriedade indicando a capacidade máxima permitida.

public void adicionarPassageiro(Passageiro passageiro, Long veiculoId) {
  Veiculo veiculo = veiculoRepository.findById(veiculoId);
  
  if (veiculo.estaCheio()) {
    throw new VeiculoCheioException("Capacidade de passageiros do veículo atingida.");
  }

  veiculo.addPassageiro(passageiro);
  veiculoRepository.save(veiculo)
}

Claro que é uma ideia geral. Ficaria mais fácil ver como vc está implementando.

Show!

Clareou Lucas, vou fazer os testes.

Vlw