Mensagem de erro

Oi pessoal, estou tentando fazer uma aplicação, ela tem apresentando erros estranhos e está me deixando maluco, não vejo o porque(posso estar errado, mas tudo bem), pois não aponta para nada na aplicação.
abaixo a msg que aparece no navegador:

HTTP Status 500 -

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception
javax.servlet.ServletException: java.lang.NoClassDefFoundError: javax/el/ELResolver
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:275)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)

root cause
java.lang.NoClassDefFoundError: javax/el/ELResolver
java.lang.ClassLoader.findBootstrapClass(Native Method)
java.lang.ClassLoader.findBootstrapClass0(ClassLoader.java:891)
java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:301)
java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:299)
sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:299)
java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
org.apache.jasper.runtime.JspFactoryImpl.getJspApplicationContext(JspFactoryImpl.java:200)
org.apache.jsp.Login_jsp._jspInit(Login_jsp.java:23)
org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.init(HttpJspBase.java:52)
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.getServlet(JspServletWrapper.java:159)
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:329)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:342)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:267)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.18 logs.

erro 500 é de que?
isso aparece de cara quando compilo, só que a 2 minutos atras não aparecia, já reiniciei o pC todo mas não adiantou, da outra vez que isso aconteceu eu tive que refazer a aplicação toda, deletando todo o workspace e colando todas as classes em um novo projeto.
eu uso o eclipse 3.5-jee com omondo, ve e o tomcat 6.0.20

Faça esse check-list só pra ter certeza

1. Verifique se você definir a variável de ambiente CATALINA_HOME para a casa tomcat.
  2. Você tem api.jar el-no diretório lib do tomcat.
  3. Certifique-se que não existem versões mais antigas do servlet-api.jar e jsp-api.jar arquivos no classpath.
  4. Web.xml está correto e não ter qualquer marca incompleta.
    Estas são todas as coisas que você precisa para verificar e na maioria das vezes, você vai acabar com esse erro.
  1. se vc se refere lá nas variáveis de ambiente, não tem. Se for lá no eclipse em preferences/java/build path/classpath variable, tb não tem.
  2. el.jar ? tem sim
  3. onde vejo? sõ tem um toncat, um jdk e um jre(dúvida: faz muita diferença eu apontar para o jre do sistema ou o jre dentro de dentro da pasta do jdk? pq acabei de apontar para o jre de dentro do jdk e sumiu uns erros de dentro dos jsp’s)
  4. está ok

obs: todos os itens foram a base de instaladores, menos o eclipse que eu descompactei.