Mensagem de loading

4 respostas
D

Pessoal, tenho uma consulta a banco muito demorada… Não tem problema nenhum. Não dá erro, nem timeout. O problema, como sempre é o usuário… hehehe… Ele não pode esperar, acha que tem algo errado. Então estou tentando exibir uma mensagem de loading enquanto não carrego toda a consulta. Eu fazia isso em ASP, muito simples. Mas em jsp não estou conseguindo. Alguém tem uma idéia? Please…
Abraços,
Eduardo.

4 Respostas

M

antes de pensar em como fazer um “loading” pro usuário, acho melhor pensar em como fazer esse tempo de espera diminuir. Verifique o tempo que o seu SQL demora para retornar, a granularidade dos objetos recuperados, os processos que ocorrem desde o request até o response ser comitado pro usuário com os resultados…

D

Independente disso, de otimizar ou não o processo, preciso exibir a mensagem ao usuário. Foi solicitado pelo cliente, preciso fazer. Mas claro, tu tens razão, sempre o melhor é matar o problema na fonte. Nesse caso, acredito que sejam poucas as opções que tenho, pois o processe torna-se demorado por que a consulta é realmente muito grande e acaba demorando pra montar o HTML da página.

Voltando ao assunto, essa mensagem de loading é quase um progress bar, mas sem a funcionalidade de exibir o progresso. :slight_smile:

Se puder me ajudar…

Eduardo…

M

Bem, tu pode dar uma estudada no Ajax. É a mesma tecnologia que o Google usa no Gmail.

G

“DuduPJ”:
Pessoal, tenho uma consulta a banco muito demorada… Não tem problema nenhum. Não dá erro, nem timeout. O problema, como sempre é o usuário… hehehe… Ele não pode esperar, acha que tem algo errado. Então estou tentando exibir uma mensagem de loading enquanto não carrego toda a consulta. Eu fazia isso em ASP, muito simples. Mas em jsp não estou conseguindo. Alguém tem uma idéia? Please…
Abraços,
Eduardo.

Olá…

Tem como fazer um Preloader como o que você quer com JS:

http://www.usingit.com/products/js/page/pagepreloader/

:wink:

Criado 19 de agosto de 2005
Ultima resposta 19 de ago. de 2005
Respostas 4
Participantes 3