Mensagem de Página em manutenção e envio de e-mail ao responsável [RESOLVIDO]

Bom dia,

Eu estou com um problema, na empresa em que trabalho temos uma ferramenta de portal, e abrigamos vários portais de clientes em nossos servidores. Aconteceu que deu um problema com a versão do banco de dados, e todos os portais sairam do ar, os portais da empresa e dos clientes também.

Então há agora a necessidade de criar um módulo para quando acontecer alguma coisa desse tipo, colocar automaticamente no lugar do portal, uma página com os dizeres de ‘Estamos em manutenção’. E também enviar e-mail para o responsável, ou se o Tomcat estiver fora, gravar no log, pois não será possível mandar e-mail.

Eu preciso desenvolver isso, e gostaria que vocês me indicassem onde posso achar informações a respeito disso. No Google deve ter muita coisa, mas não sei exatamente pelo que procurar.

Agradeço qualquer ajuda.

Voce pode setar no web.xml da sua aplicaçao um parametro de que qdo acontecer um certo erro direcionar para uma pagina , exemplo:

erro 400 - pagina nao encontrada!

404 404.htm

[]'s

Vc pode trabalhar na conexão com banco, por exemplo tenho isso no meu site se o banco de dados cai tem um if la depois da conexao e se não conexao ele direciona para uma pagina estastica “Manutenção” e manda um e-mail. Acredito que para banco de dados vc pode fazer isso! e evitar todas aquelas telas com erro de bd!