Mensagem em JTable

Olá, tenho uma JTable com tres colunas, e preciso, em certo momento de execução, passar apenas uma mensagem para o usuario dentro da JTable.
Tem como eu passar um texto dentro da table? Sem que o texto fique cortado por causa das colunas, ou seja, que o header da table permanecesse, mas que a grid ficasse sem colunas.

Ola pedroe,
não sei se entendi o que tu estas querendo fazer …
tu queres escrever uma mensagem longa em uma linha de certa coluna da tu jtable ou tu quer exibir uma mensagem como atraves de um joptionpane por exemplo criando um evento para esta coluna e linha da tabela?

Quero passar uma mensagem para o usuario dentro da jtable, como se fosse um joptionpane mesmo, mas tem que ser pela table.
Tipo “arquivo inválido”, por exemplo… Mas como minha table possui tres colunas, eu nao quero setar o texto na coluna 1 linha 1, quero que o texto consuma toda a linha, sem ser cortado pelas colunas. E que ao clicar em cima do texto, nada aconteça… como se deixasse de ser uma célula para ser apenas um texto dentro da table…
Parece complicado mas se puder ajudar com qualquer coisa perto disso, estou precisando com urgencia… valeu!

usa esse exemplo aqui:

http://www.guj.com.br/java/143427-mesclar-coluna-jtable

so que vc precisa dar um repaint() na jtable depois de enviar o texto.

Esse recurso não existe num JTable comum.

O máximo que você pode fazer com relativa tranquilidade é subtituir o seu painel do JTable por outro painel, com um label com o texto dentro. Mas isso irá ocultar as colunas da tabela também.

e será que não teria como inserir um texto na tabela sem linhas?
ou seja, ao invés de o texto aparecer numa linha normal, aparece na parte de fundo cinza da table.
não sei se é possivel…