Mensagens de erro

9 respostas
AlanLojudice

Bom dia galera,

Eu tenho um programa aqui que esta funcionando normalmente e tal…Mas so que quando da um erro, qualquer, tipo de time out ou um outro qualquer. Aparece aquela tela bizarra erro 505 bla bla bla…aquele monte de codigo…
E esses codigos para o usuario nao é muito amigavel neh. O cara ate fecha o sistema e para de usar toma um susto … hehe

Alguem sabe como faco pra tratar esses erros, tipo quando der algum erro, abrir uma pagina, falando que o sistema falhou, dar uma alguma mensagem melhor do que aquele monte de codigo???

Desde ja agradeço.

Alan

9 Respostas

furutani

Olá

Configure o seu web.xml com as tag error-page
Exemplo:

# <errorpage> <exceptiontype> java.sql.SQLException</exceptiontype> <location>/error.jsp</location> </errorpage> <errorpage> <errorcode> 404</errorcode> <location>/paginaNaoEncontrada.jsp</location> </errorpage>

AlanLojudice

Eu coloco essa configuracao no web.xml do Tomcat ou da minha aplicacao???

foxlaw

Da sua aplicação, dentro do web.xml da pasta WEB-INF

von.juliano

No web.xml da sua aplicação.

Flw! :thumbup:

AlanLojudice

Eu achei aqui no meu XML da aplicacao, um que trata quando da erro no login caso o cara digite o login errrado.

<login-config> <auth-method>FORM</auth-method> <realm-name>default</realm-name> <form-login-config> <form-login-page> /pages/MainLoginFirstTry.jsp </form-login-page> <form-error-page> /pages/MainLoginIncorrect.jsp </form-error-page> </form-login-config> </login-config>

Ai gostaria de colocar um igual a esse caso de um erro na inclusao de um formulario.
Não seria so aleterar os nomes das paginas???

Ricardo_Siqueira

AlanLojudice:
Eu achei aqui no meu XML da aplicacao, um que trata quando da erro no login caso o cara digite o login errrado.

<login-config> <auth-method>FORM</auth-method> <realm-name>default</realm-name> <form-login-config> <form-login-page> /pages/MainLoginFirstTry.jsp </form-login-page> <form-error-page> /pages/MainLoginIncorrect.jsp </form-error-page> </form-login-config> </login-config>

Ai gostaria de colocar um igual a esse caso de um erro na inclusao de um formulario.
Não seria so aleterar os nomes das paginas???

Cara:

No capítulo 9 tem EXATAMENTE o que você quer.

AlanLojudice

Valeu cara, vou dar uma estudada por la.
CAso tenha alguma duvida questiono vcs…

valeu a tds

AlanLojudice

Eu tava vendo aquela apostila.
E consegui fazer aparecer minha pagina de erro, quando eu nao conecto no servidor. Ai acho meu jsp e ele aparece com erro certo.

Mas ai eu conectei o servidor, consegui fazer umas insercoes, mas logo depois eu fiz um erro qualquer la no meu jsp. Ai apareceu o erro cheguei de codigos e nao meu jsp.

E eu acrescentei em praticamente todos os jsps essa linha

<%@ page errorPage="/pages/errors.jsp" %>

E o erro que deu foi esse.

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP: 

An error occurred at line: 60 in the jsp file: /pages/atendimento/relatorio/relatorio.jsp
Type mismatch: cannot convert from String to SalvarOcorrenciaBusiness
57: 			<hr>
58: 			<%Relatorio relatorio = emAtendimento.getRelatorio(); %>
59: 			<samp class="titulo">Identificação</samp>
60: 			<BR>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nome Atendente: <%SalvarOcorrenciaBusiness salvar = salvar.getNomeDoUsuarioLogado(); %>
61: 			<BR>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Número Atendimento: <%= emAtendimento.getOid() %>
62: 			<%= emAtendimento.getNumeroChamado().toString().length()>=2?"<BR>&nbsp;&nbsp;&nbsp; Número Chamado:" + emAtendimento.getNumeroChamado():""%>
63: 			<%= emAtendimento.getNumeroChamador().toString().length()>=2?"<BR>&nbsp;&nbsp;&nbsp; Número Chamador: " + emAtendimento.getNumeroChamador():""%>			

Stacktrace:
	org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.javacError(DefaultErrorHandler.java:85)
	org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.javacError(ErrorDispatcher.java:330)
	org.apache.jasper.compiler.JDTCompiler.generateClass(JDTCompiler.java:435)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:298)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:277)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:265)
	org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:564)
	org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:299)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:315)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:265)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:803)
	org.apache.struts.action.RequestProcessor.doForward(RequestProcessor.java:1063)
	org.apache.struts.tiles.TilesRequestProcessor.doForward(TilesRequestProcessor.java:263)
	org.apache.struts.action.RequestProcessor.processForwardConfig(RequestProcessor.java:386)
	org.apache.struts.tiles.TilesRequestProcessor.processForwardConfig(TilesRequestProcessor.java:318)
	org.apache.struts.action.RequestProcessor.process(RequestProcessor.java:229)
	org.apache.struts.action.ActionServlet.process(ActionServlet.java:1194)
	org.apache.struts.action.ActionServlet.doGet(ActionServlet.java:414)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:690)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:803)

Pra esse tipo de erro nao funciona chamar aquele erro.jsp???
Na apostila ele fala que é so erro de exception. E isso não é esse tipo de erro né?

Alguem sabe uma maneira de tratar quando ocorre esses erros???

valeu

Ricardo_Siqueira

Não cara…aqueles erros são erros em tempo de execução(código compilado).
Esse erro que deu foi uma erro de COMPILAÇÃO(vc escreveu o código de forma incorreta).

Vale lembrar que na primeira vez q vc executa um jsp ele COMPILA(passa pra java e gera um .class daquilo)

Criado 19 de setembro de 2007
Ultima resposta 19 de set. de 2007
Respostas 9
Participantes 5