Mensagens do DAO internacionalizadas?

ALGUEM TEM ALGUMA IDEIA DE COMO FAZER PARA POR EXEMPLO OCORREU UMA EXCEPTION NA CAMADA DE NEGOCIO EU QUERIA QUE O EXCEPTION FOSSE LANCADO NO IDIOMA AO QUAL O CARA ESTA TRABALHANDO LEMBRANDO EU JA TENHO UMA ACTION QUE FAZ A INTERNACIONALIZACAO PRA VISAO TEM COMO EU EVITAR POR EXEMPLO ISTO

try
{
lblblablabla
}
catch (NullpointerException e)
{
thorw MinhaExcepion(“aqui fazer a internacionalizacao”)
//para nao ter que colocar assim
falha ao inserir porque ai eu estaria colocando em um unico idioma quando a mensagem subir para a visao entende

blz alguem tem uma ideia
}

Vc está utilizando algum FrameWork MVC?
Com o WebWork você consegue fazer isso, colocando a mensagem no mensagens.resources

Bem, você pode criar uma exceção base, como InternationalException, e ao invés de colocar uma mensagem em algum idioma, você coloca algum código… tipo “PRODUCT_1”, por exemplo…

aí essa exceção base consulta arquivos de properties de acordo com o idioma tá ligado?

Nas minhas aplicações, eu tenho as minhas exceptions recebendo como parametro uma Enum.

Nessa Enum, no método construtor, eu alimento as mensagens com um arquivo, que tem as informações internacionalizadas.

Se vc estiver usando algum framework MVC, pode usar o mesmo arquivo.

Só um detalhe: não trate NullPointerException. Essa exceção é quase sempre decorrente de algum erro do programador! ;=)

Eu uso o Spring e trato assim:

	try {
		requisitoFuncionalDao.salvarRequisitoFuncional(requisitoFuncional);
	}
	catch (DataIntegrityViolationException e){
		throw new RequisitoFuncionalExistsException("errors.existing.requisitoFuncional");
	}

tenho na classe de idiomas essas propriedades (errors.existing.requisitoFuncional) em Inglês e Português.

Espero ter ajudado.
[]s

valeu galera acho que deu pra ajudar bastante já ah lembrando eu utilizo struts 1.1