Mensalidade de software e website?

6 respostas
L

Olá pessoal,

Gostaria de saber se é prática comum , ao vender um software ou um Website, cobrar além do preço dos produtos uma mesalidade por eles.

Grato

6 Respostas

cs.santos0

depende do contrato que vc fez…mas se td vai ficar no seu nome e no seu servidor…vc tem q cobrar algo por isso, é a taxa de “manutenção”…

fica ai minha opinião…abraços!

jcranky

“Depende” provavelmente é a melhor resposta. Tudo vai depender mesmo do contrato. Tem a questão do local de hospedagem que o cs.santos0 citou. Mas também pode haver algum suporte envolvido. Ou você pode “doar” o software e vender apenas suporte. Ou seja, tudo depende do seu modelo de negócios.

C

Estou começando uma empresa de software e estou pensando em fazer da seguinte maneira.

Irei fazer um contrato de licencimanto onde eu irei colocar todas funcionabilidades do programa e também impedir que o contratante possa sair vendendo esse software, muito menos modifica-lo.

Também vai ter uma contrato de prestação de serviço e atualização, pois o software poderá ter algum bug ou até mesmo posso implementar alguma novidade, tipo algum efeito, alguma informação pertinente, coisas desse tipo (mas não mólulos novos, isso é outro software).

Resumindo, vou cobrar pra licenciar e mais a mensalidade pelo serviço e atualizações.

Se o cliente para de pagar a mensalidade, não tem direito a atualizações e correções, mas pode usar o software.

É por ai que penso.

M

Não diga licenciar software para seu cliente, talvez uma taxa de matrícula. Isso faz parecer um compromisso menor, afinal ele quer usufruir do serviço e não se tornar investidor no SEU empreendimento.

BlackDog

cawink:
Estou começando uma empresa de software e estou pensando em fazer da seguinte maneira.

Irei fazer um contrato de licencimanto onde eu irei colocar todas funcionabilidades do programa e também impedir que o contratante possa sair vendendo esse software, muito menos modifica-lo.

Também vai ter uma contrato de prestação de serviço e atualização, pois o software poderá ter algum bug ou até mesmo posso implementar alguma novidade, tipo algum efeito, alguma informação pertinente, coisas desse tipo (mas não mólulos novos, isso é outro software).

Resumindo, vou cobrar pra licenciar e mais a mensalidade pelo serviço e atualizações.

Se o cliente para de pagar a mensalidade, não tem direito a atualizações e correções, mas pode usar o software.

É por ai que penso.

Lembre que correção de bug não pode fazer parte de cobranças de Taxa. Bugs remetem a erro de produto e precisam ser corrigidos sem custo. Pense em um recall de veículos, quando é descoberto uma falha o fabricante deve corrigir sem custos.

Att,

W

Tente estudar SaaS do inglês ?Software as a Service?, -Software como serviço- e há também o modelo de software como conteúdo .
http://info.abril.com.br/corporate/gartner/o-papel-do-saas-muda-segundo-o-mercado.shtml
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2007/10/16/idgnoticia.2007-10-15.[telefone removido]/
sds.

Criado 3 de setembro de 2009
Ultima resposta 3 de set. de 2009
Respostas 6
Participantes 7