Gostaria de umas dicas de vocês sobre layouts no jsp. Estou aprendendo ainda sobre as partes de layout de um site e gostari de saber como faço para colocar um menu lateral na minha página jsp? Tem que ser usando iframe?
Aqui no portal por exemplo temos uma página inicial onde temos um header básico na parte de cima. Acho que nesse caso é somente colocar uma diretiva include na página, correto? Mas como faço para colocar um menu lateral, sendo que só a parte central fica dinâmica???
Aguardo resposta
A melhor forma de fazer isso, é utilizando um framework como o Tiles ou o Sitemesh. Eu já utilizo o Sitemesh há anos e não tenho do que reclamar. A montagem de layouts com ele é muito simples e eficaz.
Lembrando que essa é a melhor maneira, caso queria, é possível fazer isso com includes.
Quando eu preciso fazer sites pequenos, pra algum parente geralmente, eu uso esta abordagem.
L
lcm4693PJ
Indica algum tutorial para iniciantes???
Estava olhando e o sitemesh parece que foi descontinuado em 2006, é isso mesmo???
Franklin, nesse exemplo que você deu eu dou um include na JSP na forma horizontal, correto? Como faço para dar um include na lateral para o menu?
Vou estudar esse sitemesh.
G
Guilherme_MelloPJ
lcm4693:
Indica algum tutorial para iniciantes???
Estava olhando e o sitemesh parece que foi descontinuado em 2006, é isso mesmo???
Franklin, nesse exemplo que você deu eu dou um include na JSP na forma horizontal, correto? Como faço para dar um include na lateral para o menu?
Vou estudar esse sitemes. :D
Realmente não há novos esforços relacionados ao desenvolvimento do Sitemesh. Até porque ele é totalmente funcional. Pode usar sem medo, que funciona muito bem. É bem simples sua utilização, podendo até ser utilizado em uma aplicação com servlets.
F
FranklinPJ
Descontinuado? Acho pouco provável. Acho que em 2006 ele foi dado como estável e ninguém mais mexeu, por ser totalmetne funcional, como o guilherme disse.
Cara, vertical ou horizontal é o seu HTML quem vai definir, isto não tem nada a ver com o include ou Sitemesh.
Hoje em dia, é mais fácil e limpo fazer o posicionamento das colunas com Tabeless, com CSS esem tabelas. Fiz com tabelas pra ilustrar melhor.
L
lcm4693PJ
ERA EXATAMENTE ISSO :DDDDDDDDDD
Com tabelas fica tranquilo um TD representa cada parte do site, certo?
Tabeless? Não conheço isso…
Eu quero aprender o posicionamento sem tabelas, pois com tabelas fica complicadaço, né não??? Muito difícil controlar o layout. Vou dar uma pesquisada de como fazer isso
L
lcm4693PJ
Guilherme, te mandei um MP. Responde aí quando puder, ok?
L
lcm4693PJ
Agora dei uma olhada aqui no google e vi que a galera utiliza DIVS ao invés de table, né?
HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!! INTERESSANTE!!!
Um div dentro da outra onde o css define a posição onde a div vai ficar… Vou começar a brincar com isso
G
Guilherme_MelloPJ
lcm4693:
Agora dei uma olhada aqui no google e vi que a galera utiliza DIVS ao invés de table, né?
HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!! INTERESSANTE!!!
Um div dentro da outra onde o css define a posição onde a div vai ficar… Vou começar a brincar com isso :D