Gostaria de umas dicas de vocês sobre layouts no jsp. Estou aprendendo ainda sobre as partes de layout de um site e gostari de saber como faço para colocar um menu lateral na minha página jsp? Tem que ser usando iframe?
Aqui no portal por exemplo temos uma página inicial onde temos um header básico na parte de cima. Acho que nesse caso é somente colocar uma diretiva include na página, correto? Mas como faço para colocar um menu lateral, sendo que só a parte central fica dinâmica???
Aguardo resposta
A melhor forma de fazer isso, é utilizando um framework como o Tiles ou o Sitemesh. Eu já utilizo o Sitemesh há anos e não tenho do que reclamar. A montagem de layouts com ele é muito simples e eficaz.
Lembrando que essa é a melhor maneira, caso queria, é possível fazer isso com includes.
Quando eu preciso fazer sites pequenos, pra algum parente geralmente, eu uso esta abordagem.
L
lcm4693PJ
Indica algum tutorial para iniciantes???
Estava olhando e o sitemesh parece que foi descontinuado em 2006, é isso mesmo???
Franklin, nesse exemplo que você deu eu dou um include na JSP na forma horizontal, correto? Como faço para dar um include na lateral para o menu?
Vou estudar esse sitemesh.
G
Guilherme_MelloPJ
lcm4693:
Indica algum tutorial para iniciantes???
Estava olhando e o sitemesh parece que foi descontinuado em 2006, é isso mesmo???
Franklin, nesse exemplo que você deu eu dou um include na JSP na forma horizontal, correto? Como faço para dar um include na lateral para o menu?
Vou estudar esse sitemes. :D
Realmente não há novos esforços relacionados ao desenvolvimento do Sitemesh. Até porque ele é totalmente funcional. Pode usar sem medo, que funciona muito bem. É bem simples sua utilização, podendo até ser utilizado em uma aplicação com servlets.
F
FranklinPJ
Descontinuado? Acho pouco provável. Acho que em 2006 ele foi dado como estável e ninguém mais mexeu, por ser totalmetne funcional, como o guilherme disse.