Menu Lateral

Bom dia! Estou desenvolvendo um projeto academico, e nele gostaria de utilizar um menu lateral esquerdo, como usado em sites.

O meu projeto é desktop, vai ser uma tela onde no menu lateral terá menus de cadastro, relatorios, movimentaçoes, etc.

Gostaria de fazer como um JTabbedPane, só que na vertical, porém só consegui fazer com que o JTabbedPane fique na vertical e com a “abinha” do lado… Eu nao queria com essa “abrinha” do lado, queria um esquema para quando eu clicasse no item Clientes por exemplo, ou outros menus fossem empurrados para baixo e abrisse as opçoes de clientes, e assim por diante…

Achei na internet um exemplo com botoes, que dizem que é o estilo do MS Outlook, gostei do exemplo, mas nao consegu icriar sozinho, alguem poderia dar uma luz?

Este menu ficará fixo na lateral esquerda da janela, apenas exibindo ou ocultando as opcóes de cada um dos itens.

Desde já obrigado :slight_smile:

Camarada, se você procurar no google é possível encontrar exemplos de JMenuBar customizados que podem ser colocados em qualquer local do JPanel ou do JFrama

se achar me fale , pretendo desenvolver um software em breve , este menu seria uma otima opção

pois eh mausexdd, eu tenho procurado bastante, inclusive(e obviamente) no google, como o camarada ali citou, porem nao consigo encontrar nada dessa maneira…

Dêem uma olhada nisso?
Incrível como eu consigo encontrar fazendo pesquisas rápidas e vocês não, qual a diferença?

Tem até um exemplo…

drsmachado

seu pesquisar é chitado … Boa pelo Post :smiley: