MER - Ajuda c/ exercicio. (RESOLVIDO)

6 respostas
Jauns

Senhores(as),

Estou com o senguinte problema.

Preciso fazer a representação gráfica MER da tabela abaixo.

Com as seguintes situações.

A planilha acima foi criada para controlar os resultados de avaliações.
Uma avaliação é feita por alunos e é composta por um número indefinido de questões.

[list]Uma avaliação deve armazenar um valor que determine o mínimo para aprovação. Por exemplo 60%, 70%, etc.[/list]
[list]Cada questão pode ou não ter sub-questões. Uma sub-questão também pode ter outra sub-questão indefinidamente.[/list]
[list]Para cada questão, além do resultado, é necessário armazenar o seu valor, possibilitando a retirada de resultados estatísticos posteriores.[/list]
[list]Não há interesse em controlar itens como Curso, Disciplina e Professor.[/list]
[list]Alguns resultados típicos que se espera conseguir retirar acerca dos dados são:[/list]
[list]Número de alunos que realizou a avaliação[/list]
[list]Número e percentual de alunos que obtiveram média para aprovação[/list]
[list]Número e percentual de alunos que não obtiveram média para aprovação[/list]
[list]Média de aproveitamento geral da avaliação[/list]

Consegui fazer ate aqui.

Alguem pode me orientar na resolução deste problema. É pra fazer somente o MER.

6 Respostas

fantomas

Se entendi direito o seu problema, acho que pode ser algo assim:

1. Os Alunos se relacionam com as Avaliações com cardinalidade 1,N.
  2. A Avaliações se relacionam com as Questões com cardinalidade 1,N.
    3) As Questões se relacionam com ELAS MESMAS com cardinalidade 1,N.

No item 3 vc teria uma relação recursiva, ou seja, vc teria que adicionar uma coluna FK que aponta para a própria PK da tabela; quando vc quiser saber se um determinada questão tem subquestões basta aplicar um sql para obter as questões filhas e assim por diante.

Tem banco de dados, como o Oracle por exemplo, que possui instruções especializadas neste tipo de acesso; mas dá pra fazer “na mão” também.

flws

Jauns

Se estou entendendo bem, vc diz, um auto-relacionamento? Este eh so um exercicio mesmo… não sera implementado não… Somente parte mesmo de modelo de relacionamento…

fantomas

A idéia é esta mesmo, auto-relacionamento.

flws

Jauns

Da uma olhada por favor e vê se ñ estou assassinando o MER no exercício…

Por favor corrija se tiver algo errado,

Jauns

Alguem pode me dizer se a carnalidade esta certa?

Jauns
Criado 31 de março de 2009
Ultima resposta 1 de abr. de 2009
Respostas 6
Participantes 2