Mercado BIG DATA no Brasil

Já existe mercado para quem trabalha com Big Data no Brasil ? Dei uma pesquisada e vi poucas vagas.

vish, só vagas para quem é conhecido do amigo do conhecido que conhece um cara que trabalha pra outro cara que trabalha com bigdata.

ta bem fraco no Brasil e acho que vai demorar muito ainda.

Tenho participado de algumas conferencias focadas neste assunto e vejo que o mercado interno está sim em grande acensão. O grande problema para quem quer entrar nesta área é que as empresas onde se fazem necessária tal pratica, normalmente de grande porte, ou contratam consultoria especializada externa ou especializam alguns poucos profissionais com perfil para o cargo…
Se você quer partir para esta área aconselho os cursos da SOAExpert, acredito que é a empresa que tem o melhor treinamento nacional de BIG and Fast Data.

Então Xmio eu estava pensando se vale a pena fazer esse curso agora, sabe como é né os recursos são escassos.

eu acho que o problema do Brasil no quesito inovação, vai atrapalhar um pouco sua trajetória, mas se você tiver pretensão de trabalhar no exterior ou mesmo abrir uma empresa de consultoria “talves” seja um bom negócio.

Acho que conhecimento sempre é valido, ainda mais se você é curioso e gosta do assunto… Mas como o douglaskd falou, é possível que o mercado externo apresente mais oportunidades do que aqui…
Esses cursos costumam ter um valor meio salgados também…
Uma coisa é certa: conhecer, estudar, estar incluso em um ambiente como o da SOAExpert ou de qualquer outro onde as pessoas realmente utilizam de alguma inovação tecnológica, te proporciona um imenso Networking, e ai vai de você conseguir tirar proveito deste.

Olá
Pelo que observo o mercado está em expansão e não irá demorar para que uma grande demanda de profissionais seja solicitada.
Se você souber terá quem te chame para alguma vaga, mas realmente elas não ficam exatamente expostas.
Olhe estes links, pode começar a conhecer essa área por aqui, baixe a Virtual Machine Cloudera QuickStart VM (É free) e bom treinamento:
Home: http://www.cloudera.com/content/cloudera/en/home.html
Download: https://ccp.cloudera.com/display/SUPPORT/Downloads

Brasil sempre demora um cadin. ^^

Mas ter, tem. [=

Tem uma lista de vagas aqui.

O problema é que isso não é muito descritivo sobre a quantidade de vagas reais no mercado, simplesmente por que o pessoal com grandes bases de dados não estão categorizando isso como Big Data, e então não passam para o RH da empresa contratar como tal.

Há mais de 2 anos atrás fiz uma entrevista para uma empresa que trabalha na área de “Database Marketing”, que basicamente era para analisar, limpar o lixo e enriquecer bases de dados de clientes. Pelo volume e o número de relações entre os dados você hoje diria que é um trabalho que se beneficiaria de aprendizado em cima desse tema.

Aliás, à medida que vou conhecendo o mercado e ganhando experiência, cada vez mais acho que são muito grandes as chances que um desenvolvedor acabe trabalhando ou fazendo consultoria para uma empresa grande, grandes ao ponto que o hardware de ponta que elas compram não é capaz de aguentar o crescimento dos sistemas clássicos.