Sinceramente SAO, acho que não funciona assim a Bovespa.
Telemar por exemplo, tem bastante liquidez em opções. Concordo que montar uma estratégia em economia emergente é bastante arriscado, entretanto os resultados são diretamente proporcionais.
Conheço gente que ganhou 400% em um dia com Telemar.
Luca, com relação à ações e longo prazo, bolsa e papel não é um item que se compra somente por histórico de valorização. Há diversas técnicas, dentre essas a analítica que busca investigar os conceitos e fundamentos de uma empresa, visão macro-econômica e tudo mais.
Poderia apostar a longo prazo numa empresa como Natura, que cresce numa taxa de 40% ao ano. Mas antes, você precisa “investigar” a empresa, ler seus balanços e fazer uma análise ponderada.
Esse é o perfil do investidor que é completamente diferente da visão da maioria das pessoas sobre bolsa, que tende mais à especulação e resultados à curto prazo.
Nesse sentido realmente você precisa acompanhar mercado, usar técnicas como leitura de gráficos e por aí vai. (mercado à vista).
No geral, em quaisquer mercados Opções, Forex, BMF; empregam muito risco à sua aplicação e está longe de ser para iniciantes, como bem lembrou o Luca.
Eu faria um cálculo de 10% do meu total pra investimento em Opções, isso quando tiver bastante conhecimento sobre tal.
Existem excelentes cursos sobre o tema, acho que quem quer realmente entrar de cabeça, pode fazê-los, ou buscar literatura especializada.
Pra quem nunca ouviu falar nada sobre o tema e quer começar a entender, sugiro três livros nessa ordem (foi como comecei).
1- Mauro Halfeld - Investimentos, como administrar melhor seu dinheiro.
2- Gilson Oliveira e Marcelo Pacheco - Mercado Financeiro - Objetivo e Profissional
3 - Prof Valdir Lameira - Negócios em bolsa de Valores - Estratégias para investimentos.