Mercado de desenvolvimento independente

Tenho interesse iniciar um trabalho com desenvolvimento independente e já até fiz alguns trabalhos encomendados no boca a boca,
queria saber sobre o mercado de desenvolvimento independente,
vale a apena o desenvolvimento para android e iOS?
a disponibilização de criações independentes em appStore’s é compensativa?
quais os melhores canais para distribuir software independente?
quais as vantagens na formalização, adquirindo CNPJ como Empreendedor Individual para quem trabalha com desenvolvimento?

Tenho alunos que trabalham nesse mercado, e não estão reclamando. O duro é que vc tem que ter disciplina e manter um ritmo de produção forte.
Algumas empresas, como a MonsterJuice, se construíram nesse mercado.

Os canais que eu conheço são a MSDN, Apple Store, Google Play e, no caso de jogos, a Steam e a Origin.

Procure usar ferramentas que tê dão portabilidade. Geralmente é melhor publicar para mais de um device.

Cara não querendo pender para o lado de fanboy ou querer gerar uma flamewar, mas você poderia também considerar desenvolver para Windows Phone:
Desenvolvimento para WindowsPhone
Livro eletrônico gratuito: Programming Windows Phone 7
Centro de treinamento - Windows Phone: uma plataforma móvel completa
Espero que seja útil estes links.

Cara eu recomendo fortemente voce dar uma olhada na proposta do Sencha Touch.

[quote=DavidUser]Tenho interesse iniciar um trabalho com desenvolvimento independente e já até fiz alguns trabalhos encomendados no boca a boca,
queria saber sobre o mercado de desenvolvimento independente,
vale a apena o desenvolvimento para android e iOS?
a disponibilização de criações independentes em appStore’s é compensativa?
quais os melhores canais para distribuir software independente?
quais as vantagens na formalização, adquirindo CNPJ como Empreendedor Individual para quem trabalha com desenvolvimento?[/quote]

Ola @DavidUser,

Sem querer ser muito chato, mas qual público você quer atingir? Que tipo de software quer desenvolver? Que tipo de recursos você tem disponível?
Assim, sem responder a essas perguntas (e muitas outras) primeiro, é dífícil responder qualquer coisa. Vai ficar tudo no achismo.

Particularmente, acredito que, caso você queira trabalhar com algum software de imagem, musica ou jogos, eu recomendaria a plataforma iOS. Caso seja algo mais corporativo, ou iria de Android ou Window Phone.

Se você quer lucrar mais com a venda do software, recomendo ir de iOS. Entretanto, o Android permite ter uma base maior, lucrando mais com anúncios.

Novamente, tente responder às perguntas acima antes de tentar saber que plataforma desenvolver.

ruivo as perguntas as quais cita estou em fase de análise se quiser contribuir participe do post: http://www.guj.com.br/java/274060-qual-tipo-de-aplicacao-vende-mais-e-qual-e-mais-lucrativo#1440173
Sinceramente este post tem exatamente o objetivo de tratar sobre as perguntas por mim citadas e apenas de um modo generalista, acredito por opinião própria que atualmente os softwares de maior reconhecimento e lucro são disponíveis em várias plataformas, quero saber mais sobre o mercado em tais plataformas, caso como disse tenha um melhor entendimento sobre a relação TIPO DE APLICAÇÃO x PLATAFORMA cite.
Muito Obrigado a todos pela contribuição até agora.

ViniGodoy muito obrigado por citar os canais,

quais as vantagens na formalização, adquirindo CNPJ como Empreendedor Individual para quem trabalha com desenvolvimento?

Alguém sabe, ou já [é empreendedor individual?