Mercado de empregos Java é péssimo!

Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.

Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.

É um realmente uma pena!

[quote=srpantano]Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.

Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.

É um realmente uma pena![/quote]

Aprenda a procurar emprego então. Tem várias empresas que são muito legais de se trabalhar que estão desesperadas para contratar gente capacitada.

A globo.com é um exemplo de empresa. O pessoal lá anuncia direto que existem vagas. http://www.semtexgirl.net/?p=68

Mas parece que o povo está mais ocupado em coisas inúteis (certificações) que com coisas úteis (ler e aprender).

por curiosidade… qual o salário/cargo que você achou tão ruim em java? tive propostas para .net algumas vezes, nunca me ofereceram tanto quanto as vagas para java oferecem.

Isso também não pode ser um problema regional?

Depois, tem outra, não basta aprender java para grandes empresas sairem batendo à sua porta. É necessário ter uma boa rede de contatos, procurar as emrpresas certas e ter um ótimo currículo geral (inglês, ter trabalhado em projetos, etc).

Tem muita gente ruim com certificação por aí e isso, por si só, já deixou de ser um grande diferencial à muito tempo.

Em resposta ao “louds”, que na realidade pela educação refinada dele não seria necessário, eu moro em SP, não adianta você vir com uma conversa fácil de que na Barra da Tijuca estão precisando de profissionais porque isso é ridículo, se a cada vaga que aparece você tem que se mudar, e o RJ onde a violência pipoca é irreal.

Já em reposta ao “thgdias”, para mim para se poder viver, depois de ter feito faculdade, estudado, um monte de curso, nada abaixo de 5.000 é justo!

Você fez os cursos certos? Dê uma procurada na APINFO e veja que coisas as empresas estão efetivamente procurando.

Por exemplo, talvez você precise saber Gerência de Projetos ou coisa parecida, mesmo que você não nunca venha a ser líder de projeto - “just in case”. Ou então ter um curso de SAP. E as coisas mudam bastante, como você deve saber.

fiz 2 cursos na Sun, tenho quase 4 anos de experiência, o meu grande erro foi que fiquei em uma única empresa esse tempo todo, agora que estou querendo trocar de emprego estou me sentindo um ET, parece que o bom do Java é ficar trocando de projeto em projeto a cada 6 meses ou 1 ano.

5000 clt? Neste caso vai ficar um tanto difícil mesmo você conseguir se não tiver muita experiência. Agora para um sênior acredito que o valor mínimo esteja por ai.

talvez trabalhar em um lugar legal que de espaço para aprender diversas tecnologias seja suficiente… tem quem pule de galho em galho, eu to bem aonde estou há um ano e pouco, quanto a salário, que você disse ser um ponto ruim, me pagaram o que eu pedi (e já tive várias propostas de aumento significativo para ir para outras empresas), sem pedir desconto. talvez você deva levar em consideração o que todos disseram aqui… dê uma olhada na apinfo, veja o que estão cobrando, veja disso o que você conhece e procure por boas empresas para trabalhar, se você permitir te pagam 100 / mês…

Ah e outra coisa, a maioria das vagas são para pj mesmo. Vive correndo boatos que isto vai acabar, mas o mercado mesmo não dá sinais de mudança.

Na minha opinião, um salário justo é quando se tem uma boa experiência e dedicação no que tu faz. Quando tu menciona que salários Java são ruins, ou é porque você não sabe negociar ou não tem “expertise” o suficiente para ganhar o que você acha que deveria, ou por último, você deve estar com MUITO azar.

De nada adianta você ter mil cursos da Sun e mil certificações que vais ganhar bem. Você precisa bater o pé e mostrar o tanto que tu sabe para conseguir tal salário. As empresas não chegam assim “olha, eu te pago R$ 10.000,00 porquê java vale isso”. As empresas vão pagar o menor valor possível, e cabe a cada profissional aceitar tal imposição. Você tem que botar na tua cabeça uma coisa: Na nossa área, não é a empresa que diz quanto que vai pagar, é VOCÊ que decide quanto deve receber. Se a empresa não pagar, vá para a outra. Eu só me sujeitaria a um salário baixo quando eu, de fato, não tenho opções.

Mas há N variantes que devem ser levadas em consideração em uma empresa, mas isso é papo pra outro bar hehehe

Já aprendi que infelizmente a única forma de conseguir aumento é chegar com uma “arma” no chefe:
“Ou aumenta o salário, ou tchau”.
Ah, e não blefe, senão você pode se ferrar.

Eu particularmente não gosto da APINFO. A maioria das vagas são para PJ como você disse.

Eu recomendo você usar NetCarreiras e Catho, embora sejam pagos, as vagas são mais interessantes.

E pra complementar, eu não concordo que o mercado de empregos Java é péssimo. É que como é um mercado
grande, existem muita oportunidade ruim, como em qlq ramo que cresce bastante. Pode ter certeza, que por causa
disso, tbm existem muitos maus profissionais no mercado e as empresas tbm sofrem. O segredo é ter paciência
para garimpar boas vagas.

Abraços e boa sorte.

Quanto há salário, não há o que reclamar: é uma equação que envolve
necessidade (urgência) da empresa + experiência do profissional + referências sobre o profissional + receita da empresa…

Ou seja, não são só os cursos e a graduação…

Quanto ao fato de haver muitas vagas pra PJ no mercado, também não gosto muito.
Adoraria que os salários pra CLT fossem tão altos como para PJ.
Mas isso não é só com Java. O mercado está assim.
Muitas empresas, mesmo as que não trabaham com Java, estão fazendo contratações PJ.

Acho que tudo é questão de sentir o mercado, observar as oportunidades e saber negociar.

Abraços a todos.

certificações não valem absolutamente nada na hora de negociar salários, sei disso por experiência própria…

eu não acho que o mercado esteja ruim, isso falando principalmente e São Paulo, Rio e Campinas…

abs

eu axo q oq mais conta eh a experiencia adquirida!!
nao adianta a pessoa ter tantos e tantos certificados e cursos se ela nao tem praticidade e experiencia em projetos
no meu caso tenho 22 anos com 3 anos em programacao jah trabalhei em 2 lugares totalmente diferentes e jah estou no meu 3 projeto e sempre recebo propostas d emprego!!
axo q o caminho certo eh esse!

A globo.com foi um exemplo. Pessoas que tem interesse em crescer profissionalmente topariam facilmente relocar, fora que o Rio é perto de São Paulo, fora que no último levantamento nacional da violência sampa ficou na frente, fora que transito e poluição carioca são amadores para Berrini às 18:00.

Mas enfim, a quem não esteja disposto a fazer os sacrifícios necessários para ter um bom emprego. Relocar ou trabalhar longe são exemplos disso.

Além disso, conheço quase uma dúzia de empresas em São Paulo que são muito boas de se trabalhar e todas elas estão com muitas vagas abertas. Como eu falei antes, você não está sabendo procurar emprego. Sites de vagas servem apenas para empregos ruins, todos os bons só se consegue via networking.

Você não fez nada além daquilo que se espera de um profissional contemporâneo. Faculdade, cursos ou certificação não qualificam ninguém, te dão apenas ferramentas para aprender. Além disso, tem muita gente por ai mais qualificada que tí e está ganhando bem menos que seus utópicos 5mil reais.

Cinco mil CLT é salário de senior e o mínimo que se espera de um é saber procurar emprego.

No seu caso eu recomendo solução mastercard:

5kg de arroz Tio João - 8 reais
2kg de fejão carioca - 5 reais
Ter uma boa rede de contatos e experiência - PRICELESS

Sua ingenuidade aqui só mostra o quanto arroz e feijão você ainda tem que comer para se chamar de profissional da área. Boa refeição.

Como muitos já disseram, vagas tem aos montes por aí. O que tem faltado é gente boa de verdade e certificação não torna ninguém um desenvolvedor bom de verdade. Nos últimos 3 meses eu devo ter entrevistado 80 pessoas (pleno e senior) e reprovei 74 (todos com pelo menos uma certificação da Sun) por pura incapacidade em demonstrar entendimento em conceitos simples de programação ou algoritmos.

"

Concordo com o comentário inicial. O mercado é uma m***a. Primeiramente por causa que a maioria das propostas é para PJ. Deixemos uma coisa bem claro, PJ é corrupção. E indivíduos ou empresas que praticam-na são corruptos. Vai reclamar do Lula e do PT? Sim, eu acredito que eles são corruptos de muitas maneiras, mas o mercado de Java não fica muito atrás. Essas “falsas empresas” só existem para fugir de imposto e leis trabalhistas (para melhor sermos explorados).

O maior absurdo são empresas ou consultorias procurarem pessoas em sites de emprego para PJ. Amiguinho, se você quer contratar outra empresa você procura em anúncios ou classificados de empresas que prestem o serviço que você precisa! Quem põe anúncio em site de emprego é quem quer funcionário!

Primeiramente, o envolvimento de um terceiro é necessário (porque essas consultorias só aceitam empresas Ltda. e para isso é necessário no mínimo 2 sócios). Que m***a é essa de precisar de uma outra pessoa para poder trabalhar!? Isso só demonstra mais uma vez que tal empresa é apenas uma fachada para disfarçar um vínculo empregatício.

Em segundo lugar, existem esquemas de corrupção que contadores fazem para abrir empresas em uma outra cidade que não aquela em que você vive para pagar menos imposto! Além de você precisar envolver outra pessoa no seu emprego, você é corrupto a esse ponto?

Como se não bastasse essa corrupção desenfreada, ainda é cada consultoria mais fdp que a outra! As putas jovens que acabaram de sair da faculdade aprendem logo logo como é dura a vida. É cada salário ridículo! Os caras metem a faca mesmo, e lá vai a meritocracia para as cucuias. Mérito? Onde? O mercado Java é alheio ao mérito. É simplesmente uma questão de se você se deixou ser explorado muito ou pouco. Se você se deixou ser explorado muito, então se fuu, porque vai ganhar pouco, não terá direito a nada (porque você é uma empresa) e só vai se fu*. Se você se deixou explorar pouco é capaz que tenha até um salário decente, mas ainda será corrupto e não terá direito a nada por ser uma empresa.

É por isso que não boto nenhuma fé nessas mensagens que criticam o comentador inicial pelas sua inércia ou falhas em não fazer o que é esperado de um “profissional”. O que se espera de um profissional? Nessa m***a só dá FDP, cara! E mérito jamais se ouviu falar, é só politicagem, mesmo nas empresas grandes (nas quais eu já tive oportunidade de trabalhar).

Sejamos justos, conheci alguns profissionais e gerentes que eram decentes e respeitavam os outros profissionais como iguais. Mas a maior parte é só sacana tentando levar a melhor. Se você é puta nova, logo logo você estará larguinha de tanto se fu***.