Certificação é irrelevante entre dois profissionais bons. Ela só faz diferença para candidatos medíocres. Duas pessoas nunca estão no mesmo nível, isso é uma falácia.
Eu soube de que a globo.com estava precisando de vagas pelo blog do GC.
Eu li o que tava escrito (sobre desenvolvedores). Tenho que concordar com o que eles falam: linguagem não é tudo. Eles falaram de diversas ali: RoR, Java, Perl. E não deixo de concordar. Uma das coisas interessantes que ensinam na faculdade é isso: não dar tanto ênfase para a linguagem, mais para a técnica (no caso, Orientação a Objetos). A linguagem é só uma ferramenta.
Sobre o mercado de trabalho pra Java, eu não concordo que esteja tão ruim assim… Senão não teria muita gente trabalhando com Java (o número pode ter caído de uns tempos pra cá, mas o C# e o RoR são fortes concorrentes, então é extremamente aceitável).
[editado]
Nossa, me desculpem pela nojeira que ficou o post. Estou com muito sono.
[/editado]
Nossa senhora… QUANTA CHORADEIRA!!!
O mercado tá ruim!!! Pagam mal pra gente!!! Estão nos explorando!!!
PÁRA DE RECLAMAR E MUDA, PORRA!!
O que vocês fazem pelas suas carreiras além de reclamar???
Isso não é pergunta pra ser debatida aqui, mas pra cada um pensar!!!
Queriam o que? Faz um curso e já sai ganhando 10.000 reais??? Em dois anos já ter casa, apartamento, carrão, um iate particular e uma fazenda?
Ganhar dinheiro dá trabalh? Dá sim. Mas depende também da atitude.
“O governo que me ferrar, o empresário quer me ferar, o cliente que me ferrar, meu colega qur me ferrar… "
TODO MUNDO QUER ME FERRAR!!”
Essa atitude não leva ninguém a lugar nenhum! Não digo de ser conformista. De acecitar as coisas como ela são, mas no dia que reclamar der dinheiro, vou chorar o dia inteiro!
Quer ganhar mais? Estude. Trabalhe. Se esforce. Faça sua rede de contatos. Aprenda com seus erros. Aprendas com os erros dos outros também. E pelo amor de Deus, toma controle da sua vida!
Até pra ficar rico do dia pra noite você tem que jogar na mega-sena. MAS VOCÊS TEM QUE FAZER ISSO!!!
Salário tá ruim? Muda de emprego. Emprego na área de TI tá sobrando no país.
Não te deram oportunidade? PErsevere. Nunca houve vencedor sem perseverança, sem determinação.
Seu chefe é um carrasco? Muda de emprego! Muda sua vida! Muda a forma como você trata seu chefe! MUDA ALGUMA COISA! A pior loucura que um homem pode fazer é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultado diferente.
Vjo muita gente aui que devia mudar de área. Sim. Não por não ser competente, muito pelo contrário. Mas vejo algumas pessoas infelizes com o próprio trabalho. Poxa. Vai fazer algo que gosta! Agora ficar aqui só reclamando do governo, dos empresários, da vida… Enquanto isso senta na mesma cadeira, todo dia, fazendo a mesma coisa… E quer que mude o q?
Infelizmente o autor do tópico está correto, exceto quando liga o problema a uma linguagem, talvez por limitação pessoal devida a sua aparente pouca experiência, que gera uma visão obtusa de que TI = Java.
Na verdade o mercado de trabalho de TI está uma merda.
E os grandes culpados são as “consultorias”, que contratam dezenas de milhares de profissionais, e usam todos os artifícios possíveis para pagar o mínimo possível para a grande maioria, pois não passam de atravessadores de mão-de-obra. Dá nojo ter estas empresas no Brasil. Dá nojo ser o B do BRIC.
É muito simplista e até arrogante dizer que a culpa é do profissional, por não saber procurar emprego.
Escolher o melhor lugar para trabalhar é prerrogativa de uma pequena parcela de profissionais que, com experiência e capacidade, chegaram ao topo da carreira, e são disputados e bem remunerados, merecidamente. Estes realmente não precisam procurar emprego em sites.
Quanto a boas empresas para trabalhar, elas realmente existem, mas, como a já citada Globo.com, não são empresas de TI, mas de outro ramo, com um ótimo departamento de TI.
Meu conselho pra quem tem uma merda de emprego numa porcaria de consultoria: Saia já daí.
E para que pensa em estudar e trabalhar com TI: Não entre nessa. Escolha outra profissão.
[quote=pinto]Infelizmente o autor do tópico está correto, exceto quando liga o problema a uma linguagem, talvez por limitação pessoal devida a sua aparente pouca experiência, que gera uma visão obtusa de que TI = Java.
Na verdade o mercado de trabalho de TI está uma merda.
E os grandes culpados são as “consultorias”, que contratam dezenas de milhares de profissionais, e usam todos os artifícios possíveis para pagar o mínimo possível para a grande maioria, pois não passam de atravessadores de mão-de-obra. Dá nojo ter estas empresas no Brasil. Dá nojo ser o B do BRIC.
É muito simplista e até arrogante dizer que a culpa é do profissional, por não saber procurar emprego.
Escolher o melhor lugar para trabalhar é prerrogativa de uma pequena parcela de profissionais que, com experiência e capacidade, chegaram ao topo da carreira, e são disputados e bem remunerados, merecidamente. Estes realmente não precisam procurar emprego em sites.
Quanto a boas empresas para trabalhar, elas realmente existem, mas, como a já citada Globo.com, não são empresas de TI, mas de outro ramo, com um ótimo departamento de TI.
Meu conselho pra quem tem uma merda de emprego numa porcaria de consultoria: Saia já daí.
E para que pensa em estudar e trabalhar com TI: Não entre nessa. Escolha outra profissão.
[/quote]
Concordo com vc.
Outro problema que eu vejo eh essa desgraca que eh a lei trabalhista e a grande porcentagem de funcionario mal carater que coloca a empresa “no pau” por qualquer coisa. Empresa nenhuma quer contratar funcionarios por isso tem uma consultoria boca-de-porco em cada esquina. Trabalhei em consultoria e foi bom (pra eu nunca mais fazer isso na vida).
Tb concordo com o que alguem disse que certificacoes nao fazem diferenca, pra mim infelizmente certificacao so serve pra encher linguica no curriculo porque na real o que conta mesmo eh experiencia de trabalho.
Nao sei como esta o mercado de java por ai agora, mas pelo menos na epoca que eu trabalha ai e sempre ficava olhando as vagas sempre tinha bastante vaga pra desenvolvedor java.
Um “problema” que eu vejo no java eh que saber somente java nao serve pra nada, vc tem que estudar 1000 coisas alem do java pra ser qualificado. Eu tive sorte que quando eu comecei a trabalhar com java a empresa so exigia experiencia com java, swing, tibco e mysql. Mas hoje em dia quando eu vejo vagas de java eh uma verdadeira sopa de letras com todos esses frameworks etc etc… Isso dificulta ainda mais pra quem quer entrar no mercado.
//Daniel
Vejo tanta gente aqui criticando a área de IT e o java. Gostaria que vocês me falassem qual área julgam ser mais interessante para trabalhar e fazer carreira, caso pudessem começar de novo.
Eu nunca trabalhei, nem procurei emprego na área, mas pelo que eu li (e já entendi), certificação é só pra aumentar o tamanho do currículo. Agora, vai falar isso pra consultoria que você (como eu) irá pedir emprego em uma primeira vez. Se você não tive alguma sigla ali, eles praticamente dispensam na hora o currículo.
Qual a melhor maneira de conseguir um bom emprego? Entenda-se bom emprego um ganhando não tão bem mas aprendendo coisas decentes.
[quote=Andre Brito]Eu nunca trabalhei, nem procurei emprego na área, mas pelo que eu li (e já entendi), certificação é só pra aumentar o tamanho do currículo. Agora, vai falar isso pra consultoria que você (como eu) irá pedir emprego em uma primeira vez. Se você não tive alguma sigla ali, eles praticamente dispensam na hora o currículo.
Qual a melhor maneira de conseguir um bom emprego? Entenda-se bom emprego um ganhando não tão bem mas aprendendo coisas decentes.[/quote]
pra recém-formados, especialmente quem faz engenharia de comp ou cc tempo integral, tirar certificações é mais interessante, já que voce nao possui nenhuma grande experiencia para colocar no cv, a não ser alguns tipos de estágios rápidos e picados…
o que está acontecendo é que muita gente está priorizando as certificações, sendo que elas não te garantem como um bom profissional, apenas garante que voce conhece alguns conceitos, uns importantes e outros não… e ng te paga por conhecer conceitos, e sim por produtividade, por fazer o negocio rodando e bem feito e em um tempo aceitável.
[quote=Andre Brito]Qual a melhor maneira de conseguir um bom emprego? Entenda-se bom emprego um ganhando não tão bem mas aprendendo coisas decentes.[/quote]O caminho mais comum é o estágio. O ideal é conversar com gente que já fez ou está fazendo estágio na empresa pra garantir que você vai aprender, e não simplesmente ser mão de obra barata. Só não se distraia com o canto de sereia da “possível efetivação”.
O mercado de Java está ruim? Você tinha que ver os mercados de VB6, Cobol, Lotus Notes, Power Builder, Cold Fusion… O único que se aproxima em número de vagas é o de .Net, e Java ainda paga um pouco melhor. Me parece que C++ ainda paga melhor, mas tem no máximo um décimo das vagas.
Difícil dizer, cada um tem que procurar as melhores alternativas.
E não é nada fácil, vc vai ter que começar do zero, talvez ser estagiário novamente, ganhar menos do que ganha hoje. Mas certamente compensa. Não vale a pena ficar o resto da vida amargurado numa profissão que não te dá satisfação.
O problema é que na maioria das profissões vc vai ter que enfrentar a nefasta relação empregador/empregado.
Salvo raras exceções, o profissional tem que se humilhar e implorar por uma oportunidade, tornando-se praticamente um pedinte, um mendigo, dependendo totalmente da bondade e benevolência do todo-poderoso empregador.
Quando for educar um filho, vou tentar fazer dele um empreendedor.
Pode ser na área de informática, ou até começar com uma banca de revistas, mas quero que ele aprenda a ser dono do seu nariz e da sua dignidade.
Levanta a bunda gorda da cadeira e aprende a procurar emprego. Tem vaga pra danar por ai, e digo mais, muitas vagas PJ pagando bem e se souber procurar, CLT também. Agora se pra vc só serve se for trabalho perto de casa, vc merece mesmo estar onde está e continuar assim. Distância não mata ninguém. Morei ai em Santo André praticamente toda a minha vida, nasci ai, e sempre trabalhei em São Paulo ou em Alphaville. E se tivesse que trabalhar mais longe, iria do mesmo jeito. Só digo uma coisa: FODA-SE A DISTÂNCIA. A(s) vaga(s) que o Guilherme postou no blog dele são um bom exemplo de ótimas vagas mas porque são no Rio se tornam péssimas? De forma alguma. O que falta na maioria das pessoas é vontade, a maioria é medíocre e acomodada. Se atente a uma coisa, bom emprego só vem com muito estudo e muita ralação, bom emprego não cai do céu não. E certificação não serve pra B*%#$A nenhuma
Concordo com a maior parte dos comentários, gostaria de adicionar o seguinte: se vc tem entre 22 a +ou-30 anos, não é casado, sem filhos e ainda por cima mora com os pais vai ser dificil as consultorias pagar mais baseado no conteúdo do seu currículo. O mesmo vale para os desesperados (os com a corda no pescoço) cheio de dívidas.
O garoto que “não precisa de dinheiro” e o “tiozinho enforcado” com bom curriculo é a salada predileta dos contratantes, não importa qual àrea.
Na maioria das vezes encontrar o cara que conhece e sabe é apenas a primeira fase onde as coisas mostram uma tendencia a se alinharem, percebam que quando se fala em dinheiro as escusas geralmente são: “No mercado o valor é esse pode verificar!”, “Aqui temos faixas de valores!” etc… Ou seja, a historia de conhecer/saber ficou para traz.
Tem que estudar e conhecer o máximo possível mas não pode ser inocente em relação ao mercado de trabalho onde somos muitas vezes apenas um produto.
flws
concordo o mercado pra java ta um lixo… so tem emprego em sp e mais em lugar algum… java ja foi o que era pra ser… agora o mercado saturou de vez…
e caraca viram os requisitos para trabalhar na globo.com… tenque ser um chucknorris developer…
so ao dar uma lida rapida da pra ver que os caras querem la um programaimplantatestsuportaanalista que saiba umas 50 linguagens (ate Brainfuck que foi mencionada la… não duvido que peçam conhecimento em Brainfuck…) mas quanto sera o salario? para conhecer todas esta linguagens e fazer praticamente tdo… não acho justo menos de 10K por mes…
EDITADO PELA MODERAÇÃO!
Bunda gorda provavelmente é a sua !!!
Medíocre é o c%#$*& !!!
Acomodado é a p%&$@#$ !!!
As pessoas têm vínculos familiares, afetivos, de amizade, vínculos com a sua terra.
As pessoas têm financiamento da casa ou aluguel, têm telefone, tv a cabo, assinaturas, e outras dezenas de contratos que levam meses para ser desfeitos e refeitos.
As pessoas estudam e estão no meio do ano letivo.
As pessoas têm filhos que estudam e estão no meio do ano letivo.
As pessoas têm namorados, namoradas, esposas, maridos, que também têm todos os compromissos acima e ainda têm os seu próprios trabalhos, que não podem ser simplesmente abandonados.
Isso que vc falou até vale para uns poucos que podem simplesmente por a mochila nas costas e pegar a estrada, mas generalizar do jeito que vc fez é defecar pela cavidade bucal.
[/quote]
Pode crer, ir de Sto. Andre pra SP todos os dias nao eh nada. Eu morei em Guarulhos e estudei e trabalhei em SP sempre, fiquei dos 18 ate 29 anos nesse rotina, super normal milhoes de pessoas fazem isso.
Mudar de estado, pais ou planeta eh um pouco mais complicado.
Li todos os posts com atenção pois esse é um assunto que me interessa bastante…ja que ainda to no inicio de carreira…(1 ano de experiencia)…vi que os profissionais estão com opiniões bastante divididas…e TODAS são relevantes, pois cada um está passando adiante sua própria experiencia…por isso eu acho q comentarios como “AH PARA DE RECLAMAR”, ou “TOMA UMA ATITUDE E NUM FICA AKI RECLAMANDO” são totalmente sem sentido, pois aki é um fórum…o lugar certo pra se discutir e justamente aumentar o NETWORKING… (Personal view…:D)
Tenho pensado bastante em mudar de area dentro de TI…ainda mais com comentarios negativos…me fazem pensar bastante a respeito…
a duvida que ficou pra mim…em q momento a certificação conta alguma coisa?..ja que num é na hora de arrumar um emprego…não sei em q hora pode ser util…se ela num conta, pelo menos pra mim, num vejo motivo de tirar uma…pois como foi dito posso comprovar meu conhecimento com experiencia em projetos…
flw
Creio que o principal vilão de todos é o governo… a carga tributaria o tanto de impostos que ele sugam tanto para PJ como para CLT… o tanto de absurdo que tem… onde ja se viu… um PJ ganha 2K e tenque pagar quase 15% do que ganha para o governo… o tiuzinho la da padaria fatura 10K por mes, e tem varios empregados e paga para o governo 6% de imposto (porai…) pergunto onde esta justiça? uma “empresa” de 1 cara só ter que pagar como uma empresa Ltda de verdade… para mim PJ é algo totalmente ilegal… mas o governo tbm… o quanto sugam do CLT? Impostos abusivos fazem as pessoas recorrerem a alternativas distintas que seriam aquelas corretas,
Se estes vagabundos cobrassem um imposto digno quem sabe a coisa seria um pouco melhor?
É por aí.
Pra eu antes era fácil, já mudei de estado duas vezes, e hoje vivo longe demais da minha Porto Alegre.
Só me arrependo de não ter mudado pra Portugal quando tive chance.
Hoje, para mudar, preciso planejar com um ano de antecedência.
Olha, ao meu ver, uma certificação é apenas um “motivo” para se estudar mais a fundo alguns dos conceitos que se utiliza em determinada área. Os quais talvez você não tivesse o mesmo ânimo para estudar sem um “objetivo maior”.
Até.
Nossa o tanto de neguinho estressado, sem emprego e revoltado que tem aqui…
Bom, a minha sugestão foi feita no post anterior. Mas pra mim, ser PJ é o que há e pronto. Tiro uma boa grana (mesmo! isso com 23 anos e sem nenhuma formação superior… e desde os meus 20/21 anos já ganhava um troco cool) e acho que o mercado tá ótimo.
Não sei se é porque eu sou sortudo, mas chove de vaga pagando o valor que tu quiser… Pra mim, pessoal que reclama e faz toda essa bagunça tem algo de errado…